Pagar contas pelo celular, fechar contratos via internet ou pedir um lanche pelo app no final de semana são hábitos que já fazem parte do nosso dia a dia. A TV digital substituiu a analógica, e os sistemas dos nossos computadores nos permitem interagir diretamente com a realidade, através das telas de realidade aumentada.
Bem vindos! O futuro chegou! Futuro esse, que era apenas imaginado pelos nossos ancestrais, mas que chegou mais rápido do que pensávamos.
Estamos na era dos dados. As informações que circulam na rede mundial de computadores movimentam hoje um mercado de 2 trilhões de dólares e quando bem analisadas permitem traduzir o que o usuário quer dizer.
Isso fez com que as empresas iniciassem um processo de transformação digital. A tecnologia se tornou a maior aliada de uma boa gestão empresarial, capaz de dar preciosas dicas no direcionamento das ações de uma empresa.
Espera-se que o marketing de realidade aumentada alcance uma renda US$117,4 bilhões em 2022.
O que vale agora é a experiência do cliente e suas opiniões, muito mais do que o preço e o produto de uma marca. O Ifood, exemplifica essa situação. O aplicativo de entrega de comida pela internet, alcançou 375 milhões de dólares captados desde o seu surgimento em 1998, e tem ultrapassado os sistemas tradicionais de delivery. Quem não gosta de escolher sua comida preferida a partir do seu smartphone?
Por isso empresários, fiquem atentos! Observem quem são os seus potenciais clientes. Pessoas nascidas a partir do ano de 1994, chamadas de geração Z. São os jovens da era digital, hoje universitários e que já ingressam no mercado de trabalho.
Vale lembrar que a transformação digital não atinge apenas as empresas de tecnologia. Pelo contrário! Qualquer empresa pode se beneficiar da cultura digital.
Com clientes cada vez mais dependentes da tecnologia, todo e qualquer produto oferecido deve ser capaz de satisfazer suas necessidades. Tudo isso a partir do mundo digital!