A experiência está muitas vezes associada ao sucesso, mas há situações interessantes que do acaso nascem produtos, marcas, empresas, que quebram esse paradigma. Cito alguns exemplos interessantes que comprovam isso:
AVON
Em 1896, o vendedor de livros, David H. McConnell percebia desde aquela época que o vendedor de livros de porta em porta não era bem recebido nas casas. Decidiu então presentear com frascos de perfumes como brinde para quem o recebesse. O sucesso do brinde superou os livros. McConnell mudou de ramo, surgia então a “California Perfume Company” (que deu origem a Avon), produzindo uma linha de fragrâncias florais. Para fidelizar ainda mais a clientela, ofereceu como garantia a ‘devolução de dinheiro’, em caso de não atender suas expectativas.
COCA-COLA
O farmacêutico John Pemberton, criou em 1886 um xarope para curar a dor de cabeça e distúrbios do sistema nervoso. O que deveria ser um remédio se transformou na bebida mais popular até hoje. Em 1887, Pemberton vendeu a fórmula para Asa Candler que, em 1892, registrou no Estados Unidos a Coca-Cola Company, como sociedade anônima.
BAND-AID
Earle Dickson era comprador de algodão da fábrica Johnson & Johnson. Sua esposa, que era dona de casa, machucava com frequência com as tarefas do lar.
Earle passou a preparar os curativos, com bandagens, tiras de gazes, algodão e creolina colados nas tiras adesivas. Sua esposa melhorou rapidamente e Earle comunicou ao seu chefe sobre sua invenção. A Johnson & Johnson passou a produzi-la em grande escala.
SUPER BONDER
O cientista Harry Coover criou em 1942 o cianocrilato, que deveria ser usado no processo de fabricação de lentes de precisão resistentes usadas em miras de armas. Mas a moldagem grudava em tudo em que tocava. Do fracasso nessa experiência, surgia a cola de maior sucesso, o Super Bonder.
FORNO DE MICRO-ONDAS
Em 1945, o pesquisador americano Percy Lebaron Spencer realizava experiências com tubo de vácuo para um projeto de radar. E reparou que a barra de chocolate em seu bolso da camisa, havia derretido. Por curiosidade, colocou milhos e em segundos se transformaram em pipoca. Surgia então o forno micro-ondas.
Pense Nisso: “O acaso pode nos revelar boas surpresas”. (Autor desconhecido)