Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohen, diretor da Bit Partner.
PME NEWS – Há um receio por parte das empresas, que o serviço prestado pela consultoria possa comprometer o que já vem dando certo. Como quebrar esse ceticismo?
Sidney Cohen – É importante destacar que a empresa de consultoria tem como papel orientar o cliente, ela tem ciência total que o cliente é soberano sobre o seu negócio. O serviço prestado pela consultoria é feito sempre em parceria com o cliente. Basicamente, a consultoria identifica logo na fase de levantamento os pontos fortes e fracos do ambiente interno (produtos, serviços, infraestrutura, processos, procedimentos, dentre outros) em seguida, define, junto com o cliente, um plano estratégico de prevenção quanto às ameaças, assim como ações que venham a contribuir para se alavancar oportunidades, ambos provenientes do ambiente externo (concorrência, clientes, fornecedores, dentre outros). Durante o plano de ação, são estabelecidos prazos, as responsabilidades (profissionais/áreas) pelas execuções e, também, são definidos indicadores, que ajudarão a monitorar os resultados.
O que vem dando certo não será comprometido, pelo contrário, poderá contribuir ainda mais para as ações de melhorias sinalizadas no diagnóstico.
PME NEWS – Quais os problemas mais comuns diagnosticados nas consultorias prestadas pela sua empresa?
Sidney Cohen – Apesar de haver uma melhoria significativa no processo de gestão, ainda são comuns problemas relacionados a essa questão, como, por exemplo:
- Falta de planejamento estratégico
A estratégia é a base da gestão de qualquer empresa. Percebo ainda que muitas empresas (em sua maioria familiar), com gestão centralizada no dono da empresa, agem em cima da experiência do sucesso e fracasso do passado, ou pior, agem de forma intuitiva. Não há dúvidas de que a experiência seja válida, porém, o cenário externo sofre constantes mudanças e é preciso estudá-lo para preparar a empresa a não ser pega de surpresa.
Em muitos casos, o colaborador entende errado o que é solicitado e compromete o resultado. Apesar de burocrático, é importante haver uma comunicação documentada e a tecnologia vem sendo aplicada nesse sentido. Porém, deve ser usada de forma correta para não afetar a produtividade. Há situações piores, nas quais a comunicação sequer é feita. Os gestores devem promover mais reuniões periódicas, sejam elas dentro de seu departamento ou envolvendo demais setores.
Se o ambiente de trabalho está com um clima tenso, certamente o problema está na sua liderança. O líder deve estimular sua equipe para trabalhar em harmonia e gerar resultados. Campanhas motivacionais devem ser praticadas com frequência, assim como a capacitação e campanhas de inovação, contribuindo para o desenvolvimento de novas lideranças.
PME NEWS – Por que a aquisição de serviços de consultoria é maior nas médias e grandes empresas do que nas de pequeno porte?
Sidney Cohen – Os serviços de consultoria tem uma forte demanda em todos cenários citados, principalmente nas pequenas empresas. O que aparentemente pode impactar a aquisição pelas pequenas empresas está associado à falta de um planejamento financeiro, diferente das empresas corporativas que fecham o “budget” (orçamento) com antecedência e disponibilizam a verba em tempo hábil para viabilizar a aquisição dos serviços de uma consultoria.
Recentemente a Bit Partner realizou uma pesquisa com cem pequenos empresários. A maioria já é atendida por uma consultoria (60%) e 65% dos demais pretendem contratar os serviços nos próximos seis meses. A pesquisa é uma amostra de que o interesse pela contratação de serviços de consultoria pelas pequenas empresas tende a crescer ainda mais.
Se compararmos as perspectivas de sucesso no apoio de consultorias às pequenas empresas, são maiores as comparadas ao cenário corporativo. Por possuírem menos processos e menor estrutura, adaptam-se mais facilmente às mudanças. Consequentemente geram resultados mais rápidos.
PME NEWS – Qual a sua expectativa para o futuro do mercado para consultores?
Sidney Cohen – A consultoria é uma das poucas áreas que não possui formação acadêmica específica. Porém, grande parte dos consultores possui nível superior. Seja especialista ou generalista, o consultor desempenha o papel de orientador. A experiência é o seu currículo e abre cada vez mais portas para o mercado. Quanto ao futuro, vejo com muito otimismo, principalmente no cenário PME, pois a demanda é crescente pela aquisição de serviços de consultoria. As empresas estão “antenadas” com a tendência do mercado e precisam de um apoio para agir de forma mais estratégica. Assim como nas demais profissões, os consultores precisam estar atualizados e é importante investir sempre no conhecimento para poder passar adiante.