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O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Fidelização

A fidelização está diretamente associada à confiança. Assim como a vida, em que a harmonia é a base para a longevidade de um relacionamento, no mundo dos negócios, para se adquirir um relacionamento duradouro, é preciso conhecer e muito bem o produto, serviço e principalmente a empresa que os fornece. Por outro lado, o fornecedor, que antes tinha como foco a sua solução, hoje, prioriza não apenas em atender, mas sim em entender o seu CLIENTE.  Que o tem, como principal ativo e, por isso, adota ações estratégicas visando à sua retenção.

O cenário atual converge para isso, inovação e tecnologia andam juntas, o conceito de BIG DATA é a prova de que o conteúdo das informações contribui para se entender os perfis e hábitos de seus clientes, ampliando a fidelização e, consequentemente, a saúde financeira das empresas.

Em entrevista ao PME NEWS, Sidney Cohen, diretor da Bit Partner, mostra a importância que a fidelização tem para as empresas e, em especial, para as de micro e pequeno porte.

Bastidores

  • Zatix lança plataforma telemática Linker. Novo conceito em rastreamento, gestão de frotas e apoio à localização de veículos, com gerenciamento on-line.
  • Yahoo! compra AdMovate, empresa de publicidade móvel.
  • Instituto de Pesquisa Fractal, aponta o cheque especial e a antecipação de recebíveis de cartão de crédito como as modalidades de empréstimos mais utilizadas por pequenas e médias empresas.

Novos Desafios

  • André Bellini é o novo Gerente Administrativo da AGL Serviços Contábeis.
  • Erika Couto é a nova Gerente de Desenvolvimento Humano da  empresa Beleza Natural.
  • Marcella Suisso ingressa na White Martins como Assistente Administrativo-Tributário.
  • Thiago Sumar ingressa na RJ Investimentos como Assessor Financeiro.

Dados Impressionantes

  • O Índice de Sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas, constituídas em 2007 e que se mantiveram até 2009, subiu para 75,6%, segundo estudo do SEBRAE.
  • Desembolsos do BNDES somam R$ 73 bilhões, 38% liberados para micro e pequenas empresas.

Agenda

  • 3 de Agosto – Rio de Janeiro – RJ
    Curso: Gestão Empresarial para Micro, Pequenas e Médias Empresas.
    Informações: http://www.treno.com.br/
  • 5 a 8 de Agosto – Fortaleza – CE
    33ª. Convenção Anual do Atacadista Distribuidor
    Informações: http://www.abad2013fortaleza.com.br/

Entrevista

Essa coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohen, diretor da Bit Partner.

PME NEWS – Quais as principais ações para se fidelizar o cliente?

Sidney Cohen São muitas as ações, mas antes de aplicá-las é importante se colocar no lugar do cliente, isso o ajudará bastante. Seguem os primeiros passos para fidelização:

Atendimento

O atendimento é a vitrine da empresa. Estudos apontam que a evasão de clientes ativos nas empresas está diretamente associada ao mau atendimento. As empresas estão atentas, em muitos casos as de micro e pequeno porte, das quais o proprietário está na linha de frente, inclusive no atendimento e estão priorizando na capacitação de seus colaboradores.

Conhecer bem o seu cliente

Diferente das ações de marketing tradicionais que tinham como foco o PRODUTO, hoje, com o aumento da concorrência, o uso da internet e com a criação do código de defesa do consumidor, o cliente está cada vez mais exigente. Ou seja, a situação se inverteu, o foco agora é o CLIENTE.  As empresas estão investindo cada vez mais em pesquisa, tecnologia e, principalmente, em treinamentos para melhor atender e entender seus clientes.

Comunicação

É importante estabelecer um canal de comunicação, seja por telefone, e-mail, ou através de uma caixa de reclamações e sugestões, colocada no estabelecimento. Realize uma pesquisa de satisfação junto ao cliente, periodicamente.

Diariamente cheque a lista de clientes aniversariantes e entre em contato para parabenizá-lo.  Pratique a política de descontos e/ou de brindes para os aniversariantes do mês.

As mídias sociais são ótimos canais de comunicação. É importante ter uma página no Facebook e, dependendo do perfil de sua empresa, o Twitter é uma boa opção, para enviar notícias e acompanhar os comentários dos clientes.

PME NEWS – O que é mais difícil, manter ou conquistar novos clientes?

Sidney Cohen Tomando como base a Lei de Pareto, também conhecida como o princípio 80-20, na qual 80% das consequências decorrem de 20% das causas. Na área dos negócios, podemos citar, por exemplo, que 80% do faturamento de uma empresa são provenientes de 20% de seus clientes ativos. Obviamente, cada caso é um caso, mas a Lei de Pareto ilustra bem a importância de se fidelizar o cliente.

Mais difícil que manter ou conquistar o novo cliente é reconquistá-lo. Em muitos casos, a perda de um cliente está associada às ações da empresa. Por isso, deve-se priorizar em uma pós-venda eficiente, assim, além de reter o cliente, poderá transformá-lo em seu parceiro e, quem sabe, em seu ”vendedor”.

PME NEWS – Como a tecnologia pode contribuir na fidelização?

Sidney Cohen A tecnologia está priorizando cada vez mais o conteúdo das informações. O conceito BIG DATA vem sendo aplicado, além de analisar os dados estruturados, informações tradicionais que alimentam o sistema de gestão integrado das empresas, possibilita também a inclusão de dados não estruturados (fotos, vídeos, e-mails, posts, dentre outros), ampliando assim a variedade e velocidade das informações. Dessa forma, proporciona às empresas ampliar o conhecimento sobre os hábitos de seus clientes, contribuindo na análise e atuação estratégica de fidelização.

PME NEWS – Você poderia citar alguns exemplos de programas de fidelidade?

Sidney Cohen Há programas de fidelidades tradicionais, como o programa de pontos, em que o cliente acumula pontos em suas compras e troca por produtos/serviços quando atingir a meta estabelecida pela empresa. Outro exemplo, mais comum, já é utilizado em certas sorveterias: na compra de cinco sorvetes, o cliente ganha o sexto. Porém, as empresas vêm inovando, no Rio de Janeiro, um restaurante envia um SMS, no mesmo dia em que o cliente fez a refeição e, além de agradecer pela preferência, oferece um desconto de 15% na próxima refeição. Enfim, seja qual for o programa de fidelidade, o importante é que a sua empresa seja sempre a primeira opção de seu cliente.

Pense Nisso

“O importante é que a sua empresa seja sempre a primeira opção de seu cliente”.

Sidney Cohen

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