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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Franquias

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou os resultados de 2012. O setor de franquias fechou o ano com faturamento de R$ 103,2 bilhões, alta de 16,2 %, comparado a 2011, que foi de R$ 88,8 bilhões. As franquias também aumentaram sua participação no PIB (Produto Interno Bruto), passando de 2,1% em 2011 para 2,3% em 2012. E gerou 103 mil novos empregos.

Segundo a presidente da ABF, Cristina Franco, os números revelam a maturidade e solidez do setor de franchising, pois vem crescendo acima de 10% a 15%, seguidamente, nos últimos anos.

Os setores de Turismo, Limpeza e Conservação e tecnologia foram os que mais cresceram. Isso se deve à aproximação da Copa do Mundo e o ingresso da CVC, gigante no setor de Turismo, no mercado de franquias. Assim como, a aquisição de serviços de lavanderia, devido ao aumento dos salários das empregadas domésticas. Em tecnologia, serviços de informática também se destacam. O Grupo GV8 é um exemplo de empresas que aderiu a esse modelo e em entrevista ao PME NEWS, André Bianchi, diretor do grupo e vice-presidente da ABRADi-ISP (Associação Brasileira de Agentes Digitais do Interior Paulista), orienta empreendedores que querem investir nessa área.

Bastidores

  • A recém criada Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério, formulará políticas de apoio a microempresas e empresas de pequeno porte e de artesanato.
  • O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas) fechou parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Os associados terão descontos em cursos de extensão e pós-graduação.
  • A Microsoft Brasil e a Wayra, aceleradora do Grupo Telefônica, apoiarão três startups brasileiras. A Vozero (rede social que compartilha mensagens curtas de voz), BovControl (ferramenta mobile que coleta dados de atividade pecuária) e ProprietárioDireto (rede social voltada para o mercado imobiliário).

Novos Desafios

  • Patrícia Savaris é a nova gerente de projetos do Grupo Blueway.
  • Carlos Renato Anderson é o novo Gerente de Projetos da DDS Telecomunicações.
  • Júnior Santos assume a direção da empresa Grafcom.

Dados Impressionantes

  • A FIAT investirá R$ 15 bilhões no Brasil até 2016.
  • Reserva do mercado de seguros supera R$ 500 bilhões.
  • ITAÚ compra a CREDICARD por aproximadamente R$ 3 bilhões.
  • A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) prevê crescimento de R$ 8 trilhões do mercado de capitais brasileiro até 2020.

Agenda

12 a 15 de Junho – São Paulo – SP
ABF Franchising Expo 2013
Informações: www.abfexpo.com.br/

Entrevista

Essa coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque. 

Segue abaixo a entrevista de André Bianchidiretor do Grupo GV8 e vice-presidente da ABRADi-ISP.

PME NEWS – Que fatores despertaram o interesse da GV8 em optar pelo sistema de franquias?

André Bianchi – O Mercado de tecnologia e desenvolvimento de software está em alta no Brasil, com curva de crescimento expressivo até o fim desta década.

Estudos apontam o aumento do interesse dos empresários brasileiros em utilizar a tecnologia para potencializar seus negócios, como, por exemplo, Sites, Redes Sociais, Aplicativos para Tablets e Smartphones e Softwares de Gestão. Soluções atendidas pela GV8 Sites e Sistemas, tanto de forma personalizada quanto padronizada. Esta, por sua vez, proporciona uma alta escala de desenvolvimento, despertando o interesse em implantarmos o modelo de Franquia para potencializar as vendas. E vem atendendo as expectativas, em pouco mais de 06 meses, já contamos com 10 franqueados.

PME NEWS – Quais as vantagens e benefícios que o franqueado tem ao adquirir uma franquia?

André Bianchi – São inúmeras as vantagens ao adquirir uma franquia; destaco algumas delas:

  • Acesso do Know how, no nosso segmento, em negócios digitais;
  • Baixo investimento;
  • Baixo capital de giro;
  • Apoio na divulgação de marketing;
  • Ganho na venda do produto e na mensalidade, dessa forma poderá constituir carteira mensal de ganho;
  • Credibilidade e presença de mercado da Gestora da Franquia. No nosso caso, contamos com uma carteira de mais de 3.000 clientes, em 20 estados do Brasil em 500 municípios;
  • Todo o suporte ao cliente final será feito pela Gestora da Franquia, dessa forma o franqueado poderá focar 100% na parte comercial;
  • Treinamento e suporte comercial, por meio de workshops presenciais e remotos;

PME NEWS – Quais as primeiras ações a serem tomadas para quem pensa em abrir uma franquia? 

André Bianchi – Primeiro você deve buscar uma área que se identifique e goste, pois, para dar certo, o franqueado deve estar à frente. O perfil da franquia é importante, dê preferência a que possua boa presença no mercado e boa infraestrutura para atendê-lo. Treinamento é importantíssimo para o sucesso da franquia e o proprietário da empresa franqueada deve ser treinado também.

Quanto ao aspecto financeiro, identifique o modelo da franquia que melhor venha atender-lhe, fique atento quanto à taxa de abertura, taxa administrativa, aos royalties, dentre outros. Quanto às informações sobre o faturamento e fluxo de caixa, dependerá muito do franqueado e não da franquia; porém, algumas empresas fornecem estudos sobre o assunto.

E o mais importante, converse com demais franqueados da rede, pontue os fatores positivos e negativos, isso ajudará bastante.

PME NEWS – Qual a diferença entre a microfranquia e a franquia tradicional?

André Bianchi – A principal diferença é financeira. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) elevou recentemente o teto do investimento inicial das microfranquias de R$ 50 mil para R$ 80 mil. Assim como demais franquias, a microfranquia deve seguir regras estabelecidas pela lei n.º. 8.955/94 (Lei das Franquias Empresariais).

Impulsionado pelo crescimento da classe C, segundo a ABF, a microfranquia já representa 17% do total de franquias do país, com maior representatividade nos setores de serviços, com destaque para informática, ensino, reparo de roupas, sapatos, beleza e doméstico.

Atento a esse movimento, a microfranquia é o modelo praticado pela GV8, com política bem definida e acessível para atender o empreendedor que busca uma nova opção de negócios, com todo apoio de retaguarda que o modelo de franquia proporciona.

Pense Nisso

“Sozinhos somos fortes, juntos somos INQUEBRANTÁVEIS”.

 

Provérbio africano

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