Essa coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de André Bianchi, diretor do Grupo GV8 e vice-presidente da ABRADi-ISP.
PME NEWS – Que fatores despertaram o interesse da GV8 em optar pelo sistema de franquias?
André Bianchi – O Mercado de tecnologia e desenvolvimento de software está em alta no Brasil, com curva de crescimento expressivo até o fim desta década.
Estudos apontam o aumento do interesse dos empresários brasileiros em utilizar a tecnologia para potencializar seus negócios, como, por exemplo, Sites, Redes Sociais, Aplicativos para Tablets e Smartphones e Softwares de Gestão. Soluções atendidas pela GV8 Sites e Sistemas, tanto de forma personalizada quanto padronizada. Esta, por sua vez, proporciona uma alta escala de desenvolvimento, despertando o interesse em implantarmos o modelo de Franquia para potencializar as vendas. E vem atendendo as expectativas, em pouco mais de 06 meses, já contamos com 10 franqueados.
PME NEWS – Quais as vantagens e benefícios que o franqueado tem ao adquirir uma franquia?
André Bianchi – São inúmeras as vantagens ao adquirir uma franquia; destaco algumas delas:
- Acesso do Know how, no nosso segmento, em negócios digitais;
- Baixo investimento;
- Baixo capital de giro;
- Apoio na divulgação de marketing;
- Ganho na venda do produto e na mensalidade, dessa forma poderá constituir carteira mensal de ganho;
- Credibilidade e presença de mercado da Gestora da Franquia. No nosso caso, contamos com uma carteira de mais de 3.000 clientes, em 20 estados do Brasil em 500 municípios;
- Todo o suporte ao cliente final será feito pela Gestora da Franquia, dessa forma o franqueado poderá focar 100% na parte comercial;
- Treinamento e suporte comercial, por meio de workshops presenciais e remotos;
PME NEWS – Quais as primeiras ações a serem tomadas para quem pensa em abrir uma franquia?
André Bianchi – Primeiro você deve buscar uma área que se identifique e goste, pois, para dar certo, o franqueado deve estar à frente. O perfil da franquia é importante, dê preferência a que possua boa presença no mercado e boa infraestrutura para atendê-lo. Treinamento é importantíssimo para o sucesso da franquia e o proprietário da empresa franqueada deve ser treinado também.
Quanto ao aspecto financeiro, identifique o modelo da franquia que melhor venha atender-lhe, fique atento quanto à taxa de abertura, taxa administrativa, aos royalties, dentre outros. Quanto às informações sobre o faturamento e fluxo de caixa, dependerá muito do franqueado e não da franquia; porém, algumas empresas fornecem estudos sobre o assunto.
E o mais importante, converse com demais franqueados da rede, pontue os fatores positivos e negativos, isso ajudará bastante.
PME NEWS – Qual a diferença entre a microfranquia e a franquia tradicional?
André Bianchi – A principal diferença é financeira. A ABF (Associação Brasileira de Franchising) elevou recentemente o teto do investimento inicial das microfranquias de R$ 50 mil para R$ 80 mil. Assim como demais franquias, a microfranquia deve seguir regras estabelecidas pela lei n.º. 8.955/94 (Lei das Franquias Empresariais).
Impulsionado pelo crescimento da classe C, segundo a ABF, a microfranquia já representa 17% do total de franquias do país, com maior representatividade nos setores de serviços, com destaque para informática, ensino, reparo de roupas, sapatos, beleza e doméstico.
Atento a esse movimento, a microfranquia é o modelo praticado pela GV8, com política bem definida e acessível para atender o empreendedor que busca uma nova opção de negócios, com todo apoio de retaguarda que o modelo de franquia proporciona.