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O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Atendimento: a primeira impressão é a que fica.

Para o cliente, o atendimento é a vitrine da empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, um atendimento bem feito pode ser o diferencial para o fechamento de um negócio e principalmente na fidelização com o cliente.

Em sua publicação anual sobre o Ranking das 200 Pequenas e Médias empresas que mais crescem no Brasil, a Revista Exame aponta a qualidade no atendimento ao cliente, como um dos fatores determinantes para esse crescimento.

A imagem do profissional de vendas, em especial no atendimento presencial, está mudando, apesar de haver alguns profissionais que ainda insistem “empurrar” o produto ou serviço a qualquer custo. Hoje o atendimento é consultivo e busca sempre entender a real necessidade do cliente para poder atendê-lo por completo.

Por outro lado, o atendimento remoto no Brasil, ainda não alcançou a credibilidade esperada, mesmo com a Lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) de 2008. Que visa melhorar tanto a qualidade como a agilidade. Principalmente em empresas de pequeno e médio porte, das quais, muitas não aplicam o treinamento e as condições oferecidas aos profissionais que atuam na área. E em sua maioria, não atendem a Norma Regulamentadora – NR 17 (direcionada em geral a profissionais de telemarketing, com as condições mínimas de conforto físico e mental).

Para entendermos melhor esse cenário, convidamos a diretora da RDG Capacitação Comportamental, Renê Dônio Goldryng, para esclarecer as dúvidas comuns sobre esse assunto, na entrevista concedida ao PME NEWS desta edição. 

Bastidores

  • Rio+20: Consumidores já pressionam e lideranças alertam: “Empresas não sustentáveis perderão mercado”
  • NOKIA anuncia plano global e vai demitir 10 mil colaboradores até o final de 2013 e vender a Verdu, fabricante de celulares de luxo
  • A CITRIX adquire a empresa privada Bytemobile, fornecedora de soluções de otimização de dados e vídeo para operadoras de redes móveis.
  • CANON investe no Brasil e terá a primeira fábrica fora da Ásia. Será em Manaus e a previsão é de iniciar a montagem das câmeras em julho de 2013.

Novos Desafios

  • Renato Câmara assume a gerência de infraestrutura da CPM Braxis Capgemini
  • Juliana Starosky é a nova consultora de RH Sênior da Lógica RH.
  • Marcel Spadoto é o novo diretor comercial da TaClaro.com.
  • Ricardo Dastis ingressa nas Lojas Renner como Diretor de Segurança da Informação.

 

Dados Impressionantes

  • Brasil tem 2,9 milhões de “Empregos Verdes” (Empregos que contribuem para preservar a qualidade ambiental).
  • Shoppings brasileiros recebem 11 milhões de pessoas por dia
  • As cadernetas de poupança já captaram R$ 2,44 bilhões desde o início das novas regras de remuneração
  • CLARO planeja investir R$ 3,5 bilhões no Brasil em 2012
  • A Espanhola ELECNOR ganhou a concessão de transmissão de energia elétrica no estado de Mato Grosso do Sul e investirá 12 milhões de euros

Agenda

  • Até 13 de Julho – Prazo para a inscrição do 6º Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo
    Realização: Centro de Excelência em Varejo (FGV)
    Informações: http://www.varejosustentavel.com.br/
  • 14 de Julho – São Paulo
    Curso: Gestão Comercial para Pequenas e Médias Empresas
    Realização: Multi Meta
    Informações: http://www.multimeta.com.br

Entrevista

Essa coluna é destinada a entrevistas com gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo entrevista com a Renê Dônio Goldrying, diretora da RDG Capacitação Comportamental.

PME NEWS – O atendimento presencial em sua maioria visa atender a necessidade do cliente, diferente do remoto que é muito “robotizado”. Como pode ser melhorado esse tipo de atendimento, tornando mais personalizado, de forma a se aproximar ao atendimento presencial?

Renê Dônio Goldryng – O atendimento robotizado ocorre infelizmente na maioria das vezes por conta da própria empresa onde estipula que o TMA (Tempo Médio de Atendimento) seja o menor possível, reduzindo com isso, custos de telefonia. Podendo assim, atender mais clientes em menor tempo, principalmente quando o atendimento for pós-venda.

Para algumas empresas, o atendimento pós-venda não gera renda e só traz problemas. O que muitos ainda não perceberam é que exatamente desse setor se obtém informações importantíssimas para a melhoria de seus serviços e produtos. Pois, se o consumidor liga reclamando é porque ele apesar de querer seus direitos, ainda acredita na empresa.

O TMA no atendimento precisa ser revisto, assim como outros pontos, a citar como exemplo: a capacitação técnica, relacionamento interpessoal e comportamental. A “era do script” já não existe mais e o atendimento deve ser personalizado para cada tipo de consumidor. Um sorriso, o tom utilizado na voz, o fato de demonstrar o verdadeiro interesse, a disposição e a disponibilidade, faz com que o cliente, mesmo tendo algo a reclamar, se sinta acolhido e bem tratado. Aceitando com mais facilidade as respostas e soluções apresentadas.

Outro ponto importante é de se ter um software de atendimento, com o histórico das aberturas de chamados. Hoje há soluções de telefonia VOIP (tráfego de voz pela internet) e software de atendimento hospedado na nuvem. Que tornam o investimento para se montar um pequeno centro de atendimento acessível às PMEs.

PME NEWS – Você poderia citar alguns indicadores que refletem o impacto de um mau atendimento?

Renê Dônio Goldryng – Como uma pequena amostra, segue abaixo o resultado de uma pesquisa que revela o motivo pelo qual o consumidor deixa de comprar.

Pesquisa: Por quê  os clientes param de comprar?

1%  Morte-Aposentadoria

3% Transferidos para outras funções

6% Deram oportunidade a amigos

7% Várias razões (devido à concorrência, serviços, …)

14% Por insatisfação com os produtos

69% Mau atendimento.

PME NEWS – Há uma alta rotatividade de funcionários em empresas de Call Center. O que deve ser feito para reduzir esse fluxo?

Renê Dônio Goldryng – O problema nem sempre  está na saída e sim na entrada desses profissionais na área.

A média de permanência num call center é de cerca de 16 meses. Atribui-se isto as condições do trabalho e ao alto nível de estresse, salários baixos e doenças causadas por movimentos repetitivos.

Muitos vêem no call center uma chance boa de começar, mesmo que não seja a ideal. O expediente de seis horas não atrapalha os estudos e o dinheiro ainda ajuda a pagar a faculdade.

A alta rotatividade sempre irá existir, até mesmo pela característica da função. Mas isso pode ser amenizado com a conscientização das empresas em oferecer ambiente saudável, monitoração do nível e controle de estresses, exercícios laborais e o cumprimento das regras da NR 17. Diminuindo assim, o risco de LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho).

PME NEWS – Que dicas você poderia dar para um estabelecimento comercial prestar um melhor atendimento ao público.

Renê Dônio Goldryng – Para identificar o que precisa ser melhorado no atendimento, algumas empresas aplicam a técnica do cliente oculto (também conhecido como cliente misterioso ou cliente fantasma). O papel do cliente oculto pode ser desempenhado por qualquer pessoa, porém, há empresas especializadas que fornecem esse tipo de serviço.

O cliente oculto visitará as suas lojas e verificará alguns aspectos a serem melhorados,  como por exemplo:

  • Comportamento dos atendentes.
  • Tempo de resposta em cima de uma solicitação.
  • Conhecimento dos atendentes.
  • Objetividade e resolução do atendimento.

Uma alternativa seria ouvir as sugestões do próprio cliente. Para isso basta criar um Canal de Relacionamento com o Cliente, que pode ser por telefone ou pelo email. Uma opção também seria de colocar nas lojas um pequeno formulário com perguntas para identificar o nível de satisfação do cliente.

Outra dica está no concorrente. Visite seu concorrente e veja como é feito o atendimento.

Pense Nisso

“Você só tem uma chance de causar uma primeira impressão positiva.”

Autor desconhecido

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