Imagine um carro esportivo com o tanque vazio: ele pode ser lindo e rápido, mas não te levará a lugar algum. Assim também é a empresa. Pode-se ter um excelente produto, uma ótima margem de lucro, produção perfeita, custos alinhados, mas se não houver faturamento, de nada adiantará, pois as contas chegarão mais dia, menos dia.
Muitas vezes ouvimos que empreender não é fácil, e isso é a mais pura verdade, principalmente quando estas empresas estão estabelecidas no Brasil. E aqui sabemos que nosso mercado não é para amadores. A jornada de um empreendedor é repleta de desafios, obstáculos e, principalmente, algumas “dores” que só o empreendedor conhece em suas noites de “sono”, ou melhor, “sem sono”.
A estratégia comercial é a ferramenta que auxilia e dá forma e direção ao seu negócio. Não é apenas uma bússola que guia sua empresa no mercado, mas também a mão e o braço que possibilitam e favoreçam as empresas no alcance de seus principais objetivos.
A estratégia comercial é um dos elementos chaves para o sucesso de uma empresa. Sem ela, mesmo as empresas que têm todos os ingredientes certos para o sucesso ainda poderão falhar, pois não terão uma compreensão abrangente de seus clientes, de seu mercado, de seus desafios e objetivos definidos e de como alcançá-los. Ela deve estar focada em metas de curto, médio e longo prazo, visando a um crescimento sustentável, identificando oportunidades, criando valores através da inovação, desenvolvendo produtos que também forneçam valores através da diferenciação, mas, acima de tudo, que estejam comercialmente envolvidos e conectados com a atualidade do ramo de atividade da empresa.
Uma estratégia comercial deve ter equilíbrio entre os aspectos emocionais e lógicos. Emocional, porque envolve a empresa com sua missão, visão e valores para se posicionar como uma opção atraente para os stakeholders. Lógica, porque implica na definição clara das propostas de valores ou benefícios que serão oferecidos por seu produto ou sua oferta de serviço.
Mas, vamos direto ao ponto, independentemente do ramo de atuação, as vendas são o oxigênio que mantém a empresa viva. Sem vendas, não há faturamento e sem faturamento, até o cafezinho servido torna-se proibitivo.
Felizmente, a tecnologia está à disposição para auxiliar. Hoje em dia, existem diversas ferramentas e softwares que podem auxiliar e otimizar as vendas e aumentar o faturamento da empresa. Mas a tecnologia por si só não é suficiente. É preciso ter uma estratégia comercial estruturada e definida, que leve em consideração o mercado, os concorrentes, a equipe de vendas, o departamento comercial, as políticas comerciais, os canais de vendas e, principalmente, as necessidades e oportunidades do seu público-alvo. E é aí que entra a consultoria comercial especializada.
A consultoria comercial atua e atuará de maneira assertiva em proporcionar equilíbrio, confiança nas ações comerciais, segurança nas informações a serem trabalhadas e gerenciadas, margem adequada ao segmento e, acima de tudo, processos de vendas eficientes. Ela tem como objetivo identificar pontos de melhoria e oportunidades de negócios, além de auxiliar na implementação de ações que possam melhorar a performance da empresa.
Como dizem: não basta ter iniciativa se não tiver “acabativa”, pois a estratégia é parte de um todo, além desta engrenagem, é importante ter uma equipe de vendas bem treinada e motivada. Uma consultoria especializada pode auxiliar nesse aspecto, ajudando a identificar as necessidades e pontos de melhoria da equipe, oferecendo treinamentos personalizados e estimulando a motivação e o engajamento do time interno e externo. Com uma equipe capacitada e motivada, é possível colocar em prática as estratégias comerciais de forma mais efetiva, garantindo resultados ainda melhores.
A consultoria comercial é fundamental para revitalizar, atualizar e oxigenar o modus operandi atual, pois visa a entender as necessidades, expectativas e oportunidades da indústria e do mercado para oferecer soluções sob medida. Com essa premissa, é possível criar processos mais eficientes e identificar oportunidades de melhoria, além de implementar ações que promovam o aumento de vendas e a fidelização dos clientes. Através do estabelecimento de um relacionamento sólido com os clientes, a empresa pode conquistar novos negócios, desenvolver novas formas de conduta comercial e aumentar a rentabilidade do negócio.
Como todos sabem, se a estratégia comercial não estiver alinhada com os pilares de sua empresa haverá muitas armadilhas esperando por você. Seus clientes estarão disponíveis aos seus concorrentes e serão vistos como um especulador de mercado e vice-versa, onde o mercado sempre reage ao que recebe.
A estratégia comercial é o braço forte na luta de sua empresa contra os desafios eminentes do mercado, seja ele qual for. Ela pode prosperar ou quebrar seus negócios, e sem ela é impossível sobreviver, que dirá crescer.
Uma consultoria comercial especializada é fundamental para o desenvolvimento de uma estratégia bem-sucedida, pois, oferece experiência, defende o negócio da empresa e não uma visão particular, possui um posicionamento objetivo, identificando oportunidades e ameaças, definindo objetivos claros e elaborando um plano de ação consistente, que vise a aumentar as vendas, a rentabilidade e competitividade da empresa, para que nunca falte combustível para o melhor carro, e muito menos para um cafezinho ao encerrar a conta.