Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue a entrevista de Laecio Barreiros.
PME NEWS – Como surgiu a ideia de empreender?
Laecio Barreiros – Desde a adolescência observava o mundo dos negócios, e os homens de negócios sempre foram uma inspiração! Biografias de homens que saíram do zero e construíram empresas de valor sempre me fascinaram. Barão de Mauá, Matarazzo, Família Moraes, entre muitos outros, desde muito jovem acompanhei estas biografias, depois fui atualizando com Bill Gates, Steve Jobs, Elon Musk, etc… buscando sempre o exemplo de vencedores para sustentar meu sonho e desejo de empreender.
Resumindo: O exemplo tanto em casa com meus pais e os exemplos dos grandes empreendedores foram os grandes motivadores.
E na prática em 11/09/2001 após uma discussão com um ex-empregador que me contratou para profissionalizar o seu grupo de empresas, mas ao ver que perderia poder com a profissionalização, desistiu do projeto. A partir desta frustração resolvi criar a L&Barreiros Controladoria com a missão de trazer de forma customizada as melhores práticas de governança e controladoria das grandes companhias e multinacionais para as PMEs.
PME NEWS – Quais são os perfis de investidores ideais para o empreendedorismo emplacar?
Laecio Barreiros – Importante entender que um Investidor é antes de tudo um empreendedor.
Eu identifico aí dois perfis, o primeiro é o empreendedor investidor propriamente dito e, neste caso, eu acredito que o ideal é de se ter o equilíbrio entre: a inteligência emocional, capacidade de liderança, assumir riscos e ter uma grande capacidade de realização.
O segundo é o sócio investidor. Neste caso, se você já possui um empreendimento e precisa de capital para expandir, sugiro a entrada de um sócio com o perfil complementar e investir na modalidade Equity, que é a entrada de capital no negócio, assim o investidor passa a ser o sócio do Patrimônio e Capital da empresa.
Como exemplo prático, compartilho uma iniciativa que estamos desenvolvendo, a Alpha Aceleradora de Negócios, trata-se de Hub de Serviços que seleciona, prepara e apresenta empresas com potencial de Expansão Acelerada a Investidores que buscam segurança e Garantia Real em seus investimentos.
PME NEWS – Quais modelos de negócios prósperos para empreender?
Laecio Barreiros – Os negócios ideais são aqueles que tenham o menor risco, a melhor margem e a perenidade futura. Com estes pilares, temos:
– Serviços e tecnologias que resolvam uma dor específica da sociedade.
– Negócios que tenham público-alvo e nicho específico, sem generalizar, focar em um negócio e persegui-lo.
– Negócios e produtos que atendam o público do presente e do futuro, como, por exemplo, atender a geração Z.
Sugerimos que ao buscar a criação de um novo negócio utilize os pilares acima mencionados. Eles estarão em linha com o que está acontecendo na sociedade e, principalmente, alinhados com as teses de investimentos que os fundos de Private Equity, Venture Capital e Aceleradoras utilizam para avaliação de investimentos em empresas.
PME NEWS – Qual é o papel da tecnologia no apoio à gestão empreendedora?
Laecio Barreiros – A tecnologia é fundamental para a sobrevivência, só podemos melhorar aquilo que podemos medir. Não basta ter apenas um ERP para gestão, tem que evoluir para análise de dados, hábitos de consumo, tendências da sociedade, cross com outras marcas, influencers, tem que planejar o futuro e ficar de olho nas oportunidades pontuais do dia a dia.
PME NEWS – Quais são os perfis de consumidores que estão no radar dos empreendedores b2b e b2c?
Laecio Barreiros – Aqui depende muito do produto e do mercado que você atende e está posicionado.
Se está no negócio de Varejo B2C, são vários canais e pontos de atrito com o consumidor, acompanhando toda a jornada de consumo. Aqui a visão de curto e médio prazo tem mais efeito.
Se está no B2B, precisa estar alerta aos canais de distribuição e à tendência de consumo das Gerações, aqui sempre com uma visão de longo prazo. Neste processo a visão conjunta com o cliente final sempre orienta as partes.
De qualquer forma, todos os negócios devem ter na sua visão a perenidade. Pois terão a Geração Z como consumidor alvo e, em um ciclo de 10 anos, os consumidores mais ativos economicamente de 30 a 40 anos já estarão com um padrão de consumo mais econômico, pois terão 41/50 anos. Enquanto a geração Z de 20 anos estará com 30 anos, com um prazo maior de consumo de 20 anos.
PME NEWS – Que dicas você dá para o pequeno empreendedor crescer?
Laecio Barreiros – Sempre indico o equilíbrio. Se você tem muita habilidade comercial e vende muito, precisa ter um super profissional de finanças acompanhando, podendo ser um funcionário ou talvez um sócio.
Se você tem um perfil de gestão e controle, necessitará de um perfil complementar na área comercial para fazer equilíbrio.
Mas este equilíbrio é fundamental.
Empresa é como um corpo humano, de nada adianta ter braços grandes e musculosos, se o coração não deixar você fazer força!
Equilíbrio é o segredo.