Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue a entrevista de Carla Béck.
PME NEWS – O que é Empatia?
Carla Béck – Empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos e perspectivas. Usando essa compreensão para ser guia das próprias ações.
A empatia busca compreender as emoções e o ponto de vista de outra pessoa. É uma forma de descobrir os gostos e desgostos do outro, as suas diferenças.
É se colocar na pele do outro.
É uma grande força para a mudança social.
PME NEWS – Como desenvolver a habilidade da empatia?
Carla Béck – Para desenvolver o “ego empático” é preciso, em primeiro lugar, compreender qual o sentido da empatia, que ela está no cerne humano, está no nosso DNA. Que vale a pena investir nela.
Segundo, investir na empatia, fazer esforço consciente para colocar-se no lugar do outro, de todos os outros, inclusive daqueles de que você não gosta. Assim, podemos reconhecer a perspectiva individual do outro.
Em terceiro, experimentar culturas e vidas diferentes das quais estamos habituados. Viajar e experimentar.
Em quarto, explorar a comunicação empática, ou seja, incentivar a curiosidade pelo outro, escutar com a mente e braços abertos. Preparar-se para encontrar o humano do outro.
Quinto, usar a imaginação através da arte, literatura, cinema, teatro, entre outros, para mais uma vez conectar-se ao mundo do outro.
Sexto, engajar outros para gerar empatia. Quanto mais experimentamos, mais poderemos promover mudanças sociais.
PME NEWS – Em quais setores das empresas a empatia pode ser aplicada?
Carla Béck – Pode ser aplicada em todas as áreas, em quaisquer modalidades de relacionamento. Pode ser aplicada sem moderação.
A empatia está relacionada com o estabelecimento de rapport entre as pessoas, implica no fortalecimento de vínculo e confiança entre as pessoas. Sendo assim, a empatia é aplicada em quaisquer processos que envolvam a comunicação.
Por exemplo, em negociações, na resolução de conflitos, em processos de mediação, na venda de produtos, nas redes.
PME NEWS – Como a empatia pode contribuir para os profissionais se adaptarem ao Mundo 4.0?
Carla Béck – A empatia contribui com a qualidade das nossas relações e da nossa comunicação.
Ela já possui esse lugar relevante hoje, imagine em um Mundo 4.0!
No Mundo 4.0, a velocidade das informações e o uso da tecnologia podem nos levar a um certo distanciamento e a uma exaltação ao lógico.
Lembrar que somos humanos e nos apropriarmos dessa função da inteligência humana permitir-nos-á evitar julgamentos precipitados sobre o comportamento de outras pessoas, pois nossa atenção estará em perceber primeiramente as razões que os levam a agir de determinada maneira.
Dessa forma, nos abriremos a outro ser humano e tudo o que ele comunica: suas dificuldades, medos, inseguranças, suas expectativas, seus sonhos, sua realidade.
É lidar com outro ser humano como ser humano.
Essa aproximação nos possibilitará gerarmos soluções mais eficazes para as novas demandas, diminuir e evitar conflitos, facilitar os processos de adaptação, criar ambientes mais cooperativos e solidários.
Enfim, a empatia é a base para o novo aprendizado, um dos recursos para desenvolver a agilidade emocional necessária para lidar com o novo mundo e suas demandas.
PME NEWS – O que é mapa da empatia e onde pode ser aplicado?
Carla Béck – O Mapa da Empatia é também uma ferramenta visual que ajuda no exercício de se colocar no lugar de clientes e compreendê-los com mais profundidade por diferentes prismas e faz parte da Metodologia Canvas para Negócios. Foi criado pela consultoria Xplane como parte de um conjunto de ferramentas de design centrado no ser humano, o chamado Gamestorming, cujo objetivo principal é auxiliar na compreensão profunda e empática dos clientes.
Ele provoca reflexões diferentes a fim de mapear o mundo perceptivo do cliente. São elas:
O que ele escuta? O que ele vê? O que ele pensa e sente? O que ele fala e faz? Quais são suas dores: medos, frustrações e obstáculos ao seu sucesso/felicidade? Quais são os seus ganhos (o que ele deseja atingir)?
Este mesmo modelo pode ser aplicado nas relações.
PME NEWS – Quais as vantagens e desvantagens de se aplicar a empatia?
Carla Béck – A empatia só apresenta vantagens.
O que destacaria é uma certa distorção sobre a sua aplicação.
Empatia tem a ver com a minha intenção e disponibilidade em buscar compreender o mundo do outro, aproximar-me do mesmo, olhar o mundo sob as lentes dele. Isso leva a uma maior compreensão e respeito pelo outro. Não significa que eu preciso concordar com esta visão, mas sim respeitá-la.