Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Horacio Cata Preta, CEO da Golden Insurance.
PME NEWS – Qual a importância do seguro empresarial?
Horacio Cata Preta – O seguro empresarial protege o patrimônio da empresa (imóveis e outros bens patrimoniais) em diversas situações, com destaque para incêndio e outros danos eventuais.
Este seguro é fundamental para a tranquilidade dos sócios da empresa, para que tenham a possibilidade de amortização das perdas relacionadas com incêndio e outros acidentes ou ocorrências.
PME NEWS – Quais os principais riscos que as Pequenas e Médias Empresas estão expostas?
Horacio Cata Preta – Os principais riscos nas Pequenas e Médias Empresas são todos aqueles que podem causar o fechamento da empresa ou impactar na sua continuidade, seja nas situações de incêndio, inundações, queda de raios, problemas relacionados com eletricidade, roubos, furtos e outros definidos no contrato.
PME NEWS – O que caracteriza os seguros multirriscos empresariais? As pequenas empresas têm acesso a esse tipo de seguro?
Horacio Cata Preta – A contratação de seguros de multirriscos é acessível por qualquer tipo de empresa, desde que tenha um bom histórico junto às seguradoras. Nesse tipo de seguro, é possível elaborar apólices personalizadas de acordo com a natureza do negócio e as necessidades das empresas.
PME NEWS – O que é Seguro de Responsabilidade Civil? Cite alguns exemplos.
Horacio Cata Preta – O seguro de Responsabilidade Civil é amplo e objetiva proteger a empresa e seus diretores em várias situações, assim como as Pessoas Físicas.
Os Seguros de Responsabilidade Civil cobrem várias situações, cito algumas delas:
Estabelecimentos comerciais
Cobre danos a terceiros causados não apenas pelas atividades realizadas na propriedade do segurado, como também, causados por mercadorias transportadas por ele.
Empregador
Cobre acidentes causados pela empresa a terceiros. As coberturas são corporais, morte e invalidez permanente. A cobertura contra riscos materiais deve ser feita por cláusula particular.
Prestação de serviços a terceiros
Cobre acidentes decorrentes de danos corporais e/ou materiais às pessoas ou empresas que tenha contratado serviços de várias naturezas.
Seguem exemplos de outras modalidades do seguro de responsabilidade civil:
- Condomínios, Proprietários e Locatários de Imóveis;
- Construtoras – Danos Materiais em geral;
- Estabelecimentos Comerciais e Industriais;
- Estabelecimentos de Ensino;
- Estabelecimentos de Hospedagem, Restaurantes, Bares, Boates e Similares;
- Exposições e Feiras de Amostras;
- Farmácias e Drogarias;
- Obras – Construção ou Demolição de Imóveis Residenciais e/ou Comerciais;
- Poluição Ambiental;
PME NEWS – O bem mais valioso de uma empresa é a informação. Como funciona o Ciberseguro?
Horacio Cata Preta – O Ciberseguro cobre danos às empresas e a terceiros, desde que decorrentes de ataques cibernéticos.
O Seguro contra riscos cibernéticos objetiva os casos em que hackers invadem os sistemas da empresa e possibilitam o roubo de dados. Esse tipo de seguro exige que a empresa tenha proteções adequadas para os seus bancos de dados e na utilização das redes de comunicação. Normalmente as empresas armazenam os seus dados em pelo menos dois lugares diferentes para evitar que suas atividades fiquem prejudicadas. A expectativa do volume de prêmios pagos nesse tipo de seguros pode saltar de R$ 2 milhões para R$ 100 milhões em dois anos, segundo a Confederação Nacional de Seguradoras (Cnseg).
PME NEWS – Como o seguro pode proteger a qualidade de vida dos colaboradores de uma pequena empresa?
Horacio Cata Preta – Normalmente neste tipo de proteção, a empresa contrata seguros de saúde, vida e acidentes pessoais para os seus diretores e empregados, podendo ser extensivos aos dependentes legais.
Quanto à qualidade de vida, a empresa faz a implantação de Programas de Prevenção e de Acompanhamento de Doentes Crônicos (diabéticos, cardiopatas, obesos e outros que estejam incluídos neste grupo).
Outros programas de acompanhamento dos empregados normalmente são realizados pelo SMO – Serviço de Medicina Ocupacional da empresa.