Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Jaime Szulc.
PME NEWS – Qual a importância do Benchmarking na gestão estratégica de uma empresa?
Jaime Szulc
O benchmarking é uma das ferramentas mais críticas de gestão para se conseguir melhorias incrementais no negócio. Prefiro pensar no benchmarking como uma maneira de trazer o que há de melhor no mundo dos negócios para dentro da minha companhia.
PME NEWS – A inovação é o pré-requisito para se fazer o Benchmarking?
Jaime Szulc
Não é pré-requisito pra se fazer o benchmarking, mas sim para implantar o que o benchmark diz que devemos fazer. Somente com uma mentalidade de Inovação conseguimos fazer com que as pessoas sintam-se parte do processo e que aceitem de bom grado o que está por vir.
PME NEWS – Cite alguns exemplos de projetos de sucesso que você implantou e tornaram-se benchmark para o mercado?
Jaime Szulc
Posso citar o projeto do vídeo viral “guys walk” e a maneira como implementamos o conceito de venda de jeans femininos com o lançamento de “curve Id” na Levi’s. Com o vídeo viral conseguimos 10x mais engajamentos do que com a mídia tradicional e com o plano de lançamento no varejo conseguimos uma maneira de adequar às lojas para que as mulheres se sentissem confortáveis para comprar (havia hora marcada, atendentes com fita métrica para medir as consumidoras e sofás confortáveis para os namorados). Mas também posso citar a revitalização das marcas Viena e Brunella (ambas mudanças feitas em restaurantes de SP quando cuidava da International Meal Company) que trouxeram vendas duas ou três vezes maiores que antes só pela forma que mudamos as lojas.
Mas, na verdade, para estar sempre à frente nos negócios, há de se estar sempre à frente nas inovações…
PME NEWS – Quais as vantagens e desvantagens de se aplicar o benchmarking?
Jaime Szulc
A vantagem é que quando bem aplicado o benchmarking traz a empresa rapidamente para um estado de “best in class” e com isso aparecem melhores vendas e lucros. A desvantagem é que o benchmarking somente leva você ao melhor do que já existe. Apoiar-se somente no benchmarking faz com que você pense que já chegou onde devia chegar o que é um erro e impede o “breakthrough” e/ou o pensamento disruptivo.
PME NEWS – Qual o grande desafio de se fazer o benchmarking?
Jaime Szulc
Como quase tudo na empresa, o maior desafio são as pessoas e a resistência à mudança que todos nós temos.
PME NEWS – Como o Benchmaking pode ser aplicado nas pequenas empresas?
Jaime Szulc
Da mesma maneira que nas grandes. Observe, pesquise e encontre maneiras de adaptar para dentro do ambiente da sua própria empresa o que há de melhor lá fora.