Antes de falarmos de formação do preço de venda, precisamos entender as causas que levam a quebra das empresas, que estão relacionadas a :
1. Falta de Capital:
- Falta de recursos – O negócio exigia um capital maior que o disponível.
- Obter lucro pretendido para manter um capital de giro.
- As contas vieram, não tinha caixa para controlar e honrar.
2. Administração e Planejamento:
- Por exemplo, um marceneiro que não tinha tempo para administrar o negócio, pois tinha noção apenas da produção.
- Não separar o patrimônio da empresa e dos sócios, que ficam misturados.
- Não ter avaliado o mercado e não ter experiência para atuar na área.
Entendido as causas de fechamento das empresas, precisamos entender quais são os tipos e perfis de Empreendedores:
– O técnico
Característica principal: Entende do produto, do processo, do negócio, é conservador no risco.
– O gestor
Característica principal: Disciplinado, controlado, bom em gestão, é moderado no risco.
– O visionário
Característica principal: Enxerga oportunidade em tudo, é agressivo no risco.
O perfil ideal:
Ter todas as competências em um único tipo de empreendedor: (técnico + gestor + visionário = sucesso)
Não adianta ter braços fortes se o coração não permitir que se pegue peso ou se faça força.
A saúde da empresa depende da boa gestão financeira e o principal é a formação do preço de venda.
A Formação do Preço de Vendas tem o foco em Lucratividade e Geração de Caixa.
Apresento um Modelo de Formação de Preço de Vendas.
- (+) Matéria Prima ou Insumo
- (+) Mão de Obra Direta
- (+) Rateio de Custos Fixos
- (+) Despesas Variáveis de Comercialização
- (=) Sub-total ( Base de Calculo)
- ( / ) Aplicar o fator Mark-up ( divide por fator ) (*)
- (=) Preço de Venda a vista
- (+) Custo Financeiro para financiamento/prazo
- (+) Despesas de Instalação, Fretes, etc…(custos escondidos )
- (=) Preço Final
(*) Incluir a taxa por dentro, por exemplo se quiser adicionar um lucro de 30%, tem que fazer o seguinte:
(100-30) = 70 / 100 = 0,70 então ao invés de multiplicar 30% para Base de Cálculo, divide a Base de Cálculo por 0,70, aí você está adicionado 30% ao valor.
Importante:
Este é o modelo técnico para formar preço. Você pode até não incluir todos os itens, mas não se iluda, se não for incluso, este item ($$$), estará saindo de algum lugar: “do lucro, ou seja, do seu bolso”.
Exemplo prático para um lucro desejado de 30%
Matéria Prima ou Insumo | R$ 1.500,00 |
Mão de Obra Direta | R$ 1.200,00 |
Rateio de Custos Fixos | R$ 500,00 |
Despesas Variáveis de Comercialização | R$ 500,00 |
Sub-total (Base de Cálculo) | R$ 3.700,00 |
(/) Aplicar o fator Mark-up (divide por fator) para lucro 30% | R$ 1.586,00 |
Preço de Venda a vista | R$ 5.286,00 |
Custo financeiro para financiamento / prazo | R$ 159,00 |
Despesas de Instalação, Fretes, etc… (custos escondidos) | R$ 500,00 |
Preço Final | R$ 5.945,00 |
Detalho a seguir as contas importantes que devem configurar na Formação do Preço de Vendas:
- Despesas Fixas, são as despesas realizadas pela empresa, independentemente do volume de vendas, ex: aluguel, fopag, água, luz, telefone, manutenção, contador, pró-labore, etc.
- Despesas Variáveis, são as despesas que variam em função do volume vendido ou produzido, ex: impostos, comissões etc.
- Mark-up, fator ou taxa de marcação sobre o valor do custo de produção, divide não multiplica.
- Sistema tributário, qual o tipo (Simples ou outros).
Este é um modelo simples e didático para apoiar a formação de preço de vendas, mas é sempre necessário verificar o segmento de atuação e demais variáveis do seu negócio.
Importante:
Quem dá preço é o mercado, você só tem que avaliar se o preço que o mercado está disposto a pagar está dentro da sua política e formação de preços, se não está, melhor não ficar no negócio.
Não se engane, descuidar deste tema aplicando atalhos do tipo valor da matéria prima, mercadoria ou insumo, (vezes 2 ou 3 vezes). Usar referência de mercado como preço igualar preço da concorrência é jeito mais rápido de quebrar.
Bons Negócios.