Especialista ou Generalista?
Lá vem esse papo novamente? Pois é, sempre que há mudança de cenário do mercado (o que não é novidade…), muitos profissionais pensam em se especializar ou mesmo, generalizar. Para a área dos negócios não seria diferente. Muitas empresas especialistas em monoproduto, estão abrindo o leque e expandindo para outras áreas. Diversificar, ampliar o portfólio, pode ser a solução, mas claro, de forma planejada.
Veja o caso do Cacau Show! Alê Costa, o fundador da marca de chocolates anunciou em fevereiro a compra do Grupo Playcenter, pioneiro no ramo de parque de diversão no país.
Em outubro do ano passado, o pátio da fábrica do Cacau Show, em Itapevi (SP), se transformou em um miniparque de diversões, tendo como uma das atrações a montanha-russa batizada de Gira Chocomonstros. Seus carrinhos, acomodam duas pessoas e giram durante o percurso e é possível ter uma visão dos principais prédios da sede. A inovação não para por aí, durante todo o trajeto é possível sentir o cheiro do chocolate sendo produzido nas dependências da fábrica.
Imaginem o que vem por aí com o novo parque temático unindo o know how do Cacau Show e do Playcenter.
Um outro exemplo, vem da marca de farmácia e perfumaria carioca Granado, que inaugurou a Sorveteria Granado Verão, uma instalação temporária no Rio de Janeiro, no segundo andar da sua loja em Ipanema e conta com oito variedades de sorvetes, inspirados nas clássicas fragrâncias da marca e produzidos artesanalmente a partir da polpa de frutas frescas. Na compra do sorvete, o consumidor ganha desconto de 15% em alguns produtos da loja. A sorveteria conta também com um trailer e carrinho que circulam por outras praças. A Granado já tem planos de expandir este projeto para outros estados, a começar por São Paulo.
Para as pequenas empresas, diversificar e crescer também é viável. Aliás, muitas pequenas empresas adotam este formato. Porém é preciso ter muita disciplina para não perder o foco.
Um bom exemplo vem do ramo de barbearias. Hoje em dia é comum associá-las a bebidas. Essa ideia emplacou em 2015, para superar a crise, elas diversificaram e além de bebidas, algumas passaram a oferecer também estúdios de tatuagens e até vender roupas, a estratégia deu certo, tanto para agregar valor ao negócio como em melhorar a fidelidade do cliente.
Aqui mesmo na Bit Partner diversificamos, nascemos como empresa de tecnologia, ampliamos o leque com consultoria voltada a negócios e nos últimos doze anos, atuamos também com o PME NEWS. Mas, como informei, é preciso muita disciplina e estar sempre atento para não desviar o foco. Algumas empresas, não apenas diversificam, mas mudam definitivamente o negócio, se não for de forma bem planejada, ao invés de crescer, a empresa pode quebrar.
Apesar da pequena empresa ter mais flexibilidade para mudanças, por possuir o processo menos engessado que a de grande porte, precisa contar com uma gestão sólida para ser ágil também para reverter a situação, ou buscar uma nova frente, caso a mudança não venha surtir o efeito esperado.