ARTIGOS

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

Que tal diversificar?

Sidney Cohen
Palestrante
CEO da Bit Partner Consultoria Empresarial
CEO do PME NEWS

Especialista ou Generalista?

Lá vem esse papo novamente? Pois é, sempre que há mudança de cenário do mercado (o que não é novidade…), muitos profissionais pensam em se especializar ou mesmo, generalizar. Para a área dos negócios não seria diferente. Muitas empresas especialistas em monoproduto, estão abrindo o leque e expandindo para outras áreas. Diversificar, ampliar o portfólio, pode ser a solução, mas claro, de forma planejada.

Veja o caso do Cacau Show! Alê Costa, o fundador da marca de chocolates anunciou em fevereiro a compra do Grupo Playcenter, pioneiro no ramo de parque de diversão no país.

Em outubro do ano passado, o pátio da fábrica do Cacau Show, em Itapevi (SP), se transformou em um miniparque de diversões, tendo como uma das atrações a montanha-russa batizada de Gira Chocomonstros. Seus carrinhos, acomodam duas pessoas e giram durante o percurso e é possível ter uma visão dos principais prédios da sede. A inovação não para por aí, durante todo o trajeto é possível sentir o cheiro do chocolate sendo produzido nas dependências da fábrica.

Imaginem o que vem por aí com o novo parque temático unindo o know how do Cacau Show e do Playcenter.

Um outro exemplo, vem da marca de farmácia e perfumaria carioca Granado, que inaugurou a Sorveteria Granado Verão, uma instalação temporária no Rio de Janeiro, no segundo andar da sua loja em Ipanema e conta com oito variedades de sorvetes, inspirados nas clássicas fragrâncias da marca e produzidos artesanalmente a partir da polpa de frutas frescas. Na compra do sorvete, o consumidor ganha desconto de 15% em alguns produtos da loja. A sorveteria conta também com um trailer e carrinho que circulam por outras praças. A Granado já tem planos de expandir este projeto para outros estados, a começar por São Paulo.

Para as pequenas empresas, diversificar e crescer também é viável. Aliás, muitas pequenas empresas adotam este formato. Porém é preciso ter muita disciplina para não perder o foco.

Um bom exemplo vem do ramo de barbearias. Hoje em dia é comum associá-las a bebidas. Essa ideia emplacou em 2015, para superar a crise, elas diversificaram e além de bebidas, algumas passaram a oferecer também estúdios de tatuagens e até vender roupas, a estratégia deu certo, tanto para agregar valor ao negócio como em melhorar a fidelidade do cliente.  

Aqui mesmo na Bit Partner diversificamos, nascemos como empresa de tecnologia, ampliamos o leque com consultoria voltada a negócios e nos últimos doze anos, atuamos também com o PME NEWS. Mas, como informei, é preciso muita disciplina e estar sempre atento para não desviar o foco. Algumas empresas, não apenas diversificam, mas mudam definitivamente o negócio, se não for de forma bem planejada, ao invés de crescer, a empresa pode quebrar.

Apesar da pequena empresa ter mais flexibilidade para mudanças, por possuir o processo menos engessado que a de grande porte, precisa contar com uma gestão sólida para ser ágil também para reverter a situação, ou buscar uma nova frente, caso a mudança não venha surtir o efeito esperado.

 

Compartilhe:

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.



    PATROCINADOR