As pequenas e médias empresas tradicionais, principalmente as de gestão familiar, acostumadas a lidar com o sucesso das gerações anteriores, são mais resistentes as mudanças, mesmo quando são necessárias. Nos últimos anos, sob a liderança de jovens executivos, muitos deles, da terceira geração, vem quebrando esse paradigma. Dentre os principais fatores, destaque para a tecnologia, como ferramenta de apoio estratégico e o modelo de gestão modernizado, embasado nos processos aplicados pelas grandes empresas. Conhecido como “Downsizing de Gestão”, por possuírem uma estrutura bem mais enxuta e processos menores, conseguem adaptá-los de forma eficiente e ágil. Mesmo em tomadas de decisões erradas, o tempo favorece, a ponto de corrigi-las a tempo.
Nas consultorias que presto, percebo também um movimento muito forte voltado a maior transparência e melhor comunicação interna entre os colaboradores e executivos. Eles estão atentos a uma gestão mais humanizada e como resultado, desfrutam de maior produtividade, além da retenção de talentos e resultados financeiros. As empresas que antes possuíam um turnover alto, hoje estimulam a motivação de seus colaboradores na base de meritocracia leal em sua politica de gestão.
Por outro lado, chega a ser um paradoxo, e percebo também algumas empresas de mesmo porte que apontam uma preocupação alta com a quantidade excessiva de informação, além do avanço da tecnologia estimulada pela transformação digital, que pode proporcionar um processo menos humanizado e mais robotizado. Para muitos, isso poderá comprometer negativamente na gestão da empresa.
A tecnologia e a humanização devem estar alinhadas para uma transição suave de gestão. As empresas que conseguirem integrar essas variáveis, além de superarem os desafios, se beneficiarão com diferenciais relevantes que serão convertidos em resultados de impacto.
As startups têm em seu DNA a tecnologia, algumas já estão trabalhando nesse sentido e visam minimizar ao máximo o impacto negativo na relação Tecnologia x Humanização. Por meio da análise do comportamento das pessoas, se comunicam através de mensagens humanizadas, até certo ponto, satisfatória para o cenário atual.