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Gloria Amorim
Executiva em Estratégia e Inteligência de Mercado

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Entrevista concedida pela Executiva em Estratégia e Inteligência de Mercado, Gloria Amorim, ao PME NEWS, edição de Outubro de 2018 – Tema: “O papel da Pesquisa de Mercado nas decisões das PMEs”.

PME NEWS – Como a Pesquisa de Mercado pode apoiar as PMES?

Gloria Amorim – A Pesquisa de Mercado é uma importante ferramenta na busca pela informação antes de iniciar um novo negócio ou no planejamento de ações, definição de estratégia, assim como no suporte ao processo de inteligência e apoio à tomada de decisão das Pequenas e Médias Empresas.

PME NEWS – Como saber se a empresa está desenvolvendo serviços e/ou produtos que atraem o consumidor?

Gloria Amorim – Fica cada vez mais evidente a necessidade de utilizar a Pesquisa de Mercado para conhecer melhor o comportamento, hábitos, desejos e potencial de compra do consumidor.  Os empresários e empreendedores estão percebendo que ser muito bom já não é o suficiente; que as empresas precisam atingir seus principais objetivos: a satisfação e experiência e a qualidade no atendimento do cliente, melhorar a produtividade, racionalizar as operações, reduzir custos, aumentar seu desempenho em relação à concorrência, liderar o mercado e aumentar a rentabilidade, competir por valor e não somente por preço.

Tudo isso, associado à melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores diretos e indiretos, de forma simples e sustentável.

PME NEWS – Como a conexão com o mundo tecnológico das redes sociais pode nos ajudar a conhecer melhor os nossos clientes?

Gloria Amorim – Com o objetivo de estabelecer estratégias e tomar decisões mais assertivas para o seu negócio, a Pesquisa de Mercado serve para conhecer hábitos e comportamentos do consumidor, traçar perfil, tendências, dimensionar o mercado, identificar segmentos que apresentam maior rentabilidade, avaliar desempenho de produtos e serviços, seus pontos fracos e fortes, volume de vendas que o mercado é capaz de absorver, que preços determinados produtos poderão ser vendidos, calcular o potencial de demanda para um determinado produto ou serviço, bem como avaliar a qualidade do produto e/ou serviços prestados entre outras questões.

Com a Internet das Coisas, tudo isso potencializa, uma vez que a conexão com a rede é capaz de coletar e transmitir dados em tempo real.

De forma, ÉTICA, a Inteligência Artificial pode ser aplicada nas redes sociais como mecanismo de coleta, análise e processamento das informações, desde que com a aprovação e conhecimento do consumidor.

PME NEWS – Que tipos de Pesquisas são praticadas no mercado?

Gloria Amorim – As informações coletadas numa pesquisa por si só, não leva à decisão nem ao sucesso do negócio.

É necessário entender quais são as dores ou a questão a ser resolvida.

É necessário entender para definir o método e os critérios a serem aplicados na Pesquisa para identificar problemas e oportunidades.

É importante considerar o tamanho da amostra, se a Pesquisa é qualitativa e/ou quantitativa e a abrangência das informações.

Um bom exemplo do que é praticado no mercado para que uma pesquisa seja eficaz pode ser observado, se seguir as etapas: conhecimento do escopo, definição do objetivo, metodologia aplicada, público alvo, tamanho da amostra, abrangência – se é local, regional ou nacional, elaboração de roteiro de perguntas, questionário – com perguntas abertas e/ou fechadas, aplicação junto ao público alvo.

PME NEWS – Qual a diferença entre a Pesquisa Qualitativa e a Quantitativa?

Gloria Amorim – São dois tipos de pesquisas que podem se complementar, em alguns casos.

A diferença está na metodologia, no objetivo da Pesquisa, na amostra e em outros aspectos.

A Pesquisa qualitativa está relacionada com o levantamento de dados sobre um grupo ou população, portanto, não tem o objetivo de obter números como resultados e sim, insights – que podem direcionar o caminho para a tomada de decisão sobre uma dor, questão ou problema.

Enquanto a Pesquisa Quantitativa é indicada quando há a necessidade, por exemplo, de entender a percepção do cliente sobre uma ação estratégica ou um evento, ou um novo produto, compreender a escolha de voto dos eleitores, indicar nova campanha de marketing ou melhorar as ações numa próxima edição de um determinado evento etc.

Vale lembrar que a Pesquisa Quantitativa é mais aplicada no mercado, aponta numericamente a frequência e a intensidade dos comportamentos dos indivíduos de um determinado grupo ou população.

E neste caso, as ferramentas estatísticas são aplicadas com muito rigor para que haja a confiabilidade necessária.

PME NEWS – Pesquisa de Marketing e Pesquisa de Mercado são sinônimos?

Gloria Amorim – A Pesquisa de Marketing tem como foco os aspectos ligados a marketing: produto, preço, distribuição, comunicação, concorrência e consumidor. Aliás, este último aspecto, pode definir a Pesquisa de Mercado.

Ficou confuso? Vamos lá…

De acordo com Kotler e Keller, “Mercado é um grupo de consumidores dispostos e habilitados a consumir o produto da empresa”.

E segundo Barabba e Zaltaman, “Pesquisa de Mercado é o processo de ouvir a voz do mercado”.

Então, quando uma empresa analisa sua competitividade dentro de um segmento, comparando o preço de seus produtos com o preço dos concorrentes, trata-se de uma Pesquisa de Marketing, ok?

No entanto, se levarmos em consideração que essa análise terá a opinião ou percepção do consumidor, além de ser uma Pesquisa de Marketing é, também, uma Pesquisa de Mercado.

Chegamos à conclusão: o que diferencia é o escopo.

Pois se a Pesquisa de Marketing trata da resolução de problema e da identificação de oportunidades relacionadas a produto, preço, distribuição, comunicação, concorrência e consumidor. A Pesquisa de Mercado trata dos mesmos aspectos, porém, vistos sob a ótica do consumidor.

Desta forma, entendo que a Pesquisa Mercadológica é o elo entre o cliente e a empresa. É uma importante ferramenta que possibilita ouvir a voz do consumidor, permitindo que o empresário tenha a oportunidade de conhecer a percepção que o público tem de seu negócio, antecipando oportunidades e ameaças – em tempos de incertezas econômicas -, referentes ao mercado e a concorrência.

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