Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista do CEO da Bit Partner, Sidney Cohen.
PME NEWS – A Geração Z chegou, e agora?
Sidney Cohen
Essa preocupação também ocorreu com a geração Y (nascidos entre 1981 e 1995).
Eu, que sou da Geração X (nascidos entre 1965 e 1980), vi surgir a internet. Sou engenheiro e analista de sistemas e na época da faculdade eu não tinha computador pessoal e muito menos internet. Assim mesmo sobrevivi! A geração Y é uma geração privilegiada, ela se desenvolveu junto com a tecnologia e foi estimulada a desempenhar múltiplas atividades. É comum ver pessoas dessa geração estudando, assistindo à televisão e usando o celular ao mesmo tempo… E enfim chega ao mercado de trabalho a geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) e agora? Bem, agora? Apertem os cintos, mas de leve… As pessoas dessa geração seguem os passos da geração Y, mas, de certa forma, com mais cautela… A Geração Z relaciona-se virtualmente. Ela já nasceu no universo digital e com acesso muito rápido à informação.
PME NEWS – O mercado de trabalho está preparado para receber a Geração Z?
Sidney Cohen
Como consultor, tenho o privilégio de atuar simultaneamente em empresas de diferentes áreas. E melhor que isso, trabalhar com profissionais de idades e perfis diferentes. E isso é fantástico! Percebo que os profissionais da geração Z, os Z´s, envolvem-se mais e buscam a satisfação no que fazem. Diferente da geração Y, que troca de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional. A geração Z quer trabalhar em um ambiente dinâmico e quer fazer parte do sucesso da equipe. Valoriza a sustentabilidade e assim como a geração Y promove a inovação nas empresas.
PME NEWS – Qual o perfil da Geração Z, empreendedora?
Sidney Cohen
Falar de Satrtup sem tecnologia não faz nenhum sentido.
Se a geração Z é a geração da tecnologia, obviamente precisa ter o espírito empreendedor.
Um estudo da consultora internacional Universum, com 50 mil adolescentes, de 45 países, revela que 55% têm interesse em criar a sua própria startup.
Apesar de inexperientes, os Z´s carregam alguns legados do mundo virtual, que podem contribuir para o mundo real, como, por exemplo, os jogos eletrônicos. Alguns são aplicados em habilidades estratégicas, negociação e tomadas de decisões. Bastante frequentes no empreendedorismo.
Os Z´s possuem características bem semelhantes às dos empreendedores, como a proatividade, autoconfiança, autonomia, alta dedicação profissional, dentre outras. Há, porém, um ponto fraco, a imaturidade, que se torna visível pelo fato de eles não saberem lidar com críticas. É um risco que faz parte do negócio, afinal, qual empreendedor não corre riscos?
PME NEWS – Qual o perfil da Geração Z, consumidora?
Sidney Cohen
A Geração Z sequer imagina um mundo sem tecnologia e, por isso, quer as coisas para ontem. Eles não são presos a marcas e querem pagar cada vez menos. Eles dominam, por exemplo, o perfil de pessoas que fazem downloads gratuitos, principalmente de músicas e filmes. Pessoas dessa geração estão mais preocupadas com produtos e serviços sustentáveis e com causas sociais. São exigentes na escolha e dão preferência por marcas que contribuem com a sustentabilidade. Formam uma comunidade que preza pelo consumo consciente. Diferente da Geração Y, que é mais consumista e mais fiel às marcas, independente da causa que elas se propõem.
As empresas estão atentas e já lançam campanhas de marketing para atender esse público-alvo, não para menos, eles são cerca de dois bilhões de pessoas, ou seja, 27% da população mundial. Assim, as empresas já investem seus recursos de mídia com o foco nas plataformas digitais. Por outro lado, terão de quebrar o ceticismo de um terço dos consumidores globais, segundo aponta um estudo realizado pela agência de pesquisas Kantar TNS, que alegam que as marcas que investiram nessas plataformas deixaram de entregar o mesmo nível de serviços online, como faziam e bem, comparadas a off-line. Mas como a fase é de transição de geração, espera-se uma mobilização por parte das empresas em melhorar a qualidade para atender também essa importante fatia de mercado.