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A importância da presença online para se ter sucesso

Pense em “tendência”. Agora mescle com o trio “Marca”, “Consumidor” e “Negócios”. Você consegue imaginá-los ainda no formato “offline”?

Em entrevista ao PME NEWS este mês, Wladymir Serrano, CEO da WSWD Web e Design, especializada em soluções online, aponta a importância das empresas (com destaque as de pequeno porte) estarem presentes online, além dos impactos e dos desafios enfrentados pelo cenário digital. Confira!

Bastidores

  • A empresa britânica Pearson realizou em novembro do ano passado uma pesquisa sobre os impactos das mudanças climáticas, com 5 mil pessoas de cinco países (Brasil, México, China, Estados Unidos e Reino Unido), dentre elas, 1 mil era de brasileiros. O estudo aponta que mais da metade procurará emprego em locais que tenham impacto positivo com o meio ambiente. No Brasil este percentual aumenta e chega a 63%. Porém, apenas 14% dos brasileiros e 10% de todos os entrevistados mostraram-se muito familiarizados com as mudanças para uma economia mais sustentável. Quanto ao interesse, 61% dos entrevistados buscam aprender sobre o tema. Os brasileiros são os mais interessados (71%) e os chineses, os menos (48%). Quanto à demanda, boa parte dos empregos verdes surgirá de modelos de negócios voltados às práticas relacionadas às questões sociais, ambientais e éticas (ESG).
  • Segundo as previsões realizadas pelo segmento de bens de consumo da KPMG, as empresas que investirem em causas voltadas ao meio ambiente se destacarão no setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. No mercado global, o setor movimenta aproximadamente US$ 500 bilhões e o Brasil é o quarto do ranking em vendas. Os novos hábitos de higienização durante a crise sanitária favoreceram as compras de produtos que não levam água na composição (soluções em pó ou barra). Assim como, as vendas on-line, que terão este ano, as atenções voltadas em ampliar as vendas aos consumidores das classes C, D e E.

Novos Desafios

  • Philippe Fló é o novo Diretor de Marketing da D4Sign.
  • David Lloyd é o novo Diretor de Atendimento ao Cliente da Awin.

Dados Impressionantes

  • As Startups brasileiras receberam US$ 9,4 bilhões em 2021, com aportes 2,5 vezes maior que 2020 e com 779 transações realizadas no ano. É o que aponta o balanço da Distrito, um recorde atrás do outro. Sem falar no número de unicórnios, só no ano passado, dez novas empresas brasileiras passaram a valer mais de US$ 1 bi (MadeiraMadeira, Hotmart, C6, Mercado Bitcoin, Unico, Frete.com, CloudWalk, Merama, Facily e Olist). Assim, o Brasil totaliza 21 startups com essa “grife”.
    O setor que recebeu maior volume de investimentos foi o de fintechs, com US$ 3,7 bilhões, seguido das retailtechs, com US$ 1,3 bilhão e pelas real estates, com US$ 1, 07 bilhão. As startups da saúde e de mobilidade também se destacaram, respectivamente com US$ 530 milhões e US$ 411 milhões, cada.
  • Estudo realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que o Brasil ultrapassou 1 milhão de unidades consumidoras com geração própria de energia a partir da fonte solar. O país já alcança 8,6 gigawatts (GW) de potência operacional deste tipo de fonte, o equivalente a cerca de dois terços da potência da usina hidrelétrica de Itaipu. A maior parte desta geração está concentrada em residências (76,6%), seguido dos setores de comércio e serviços (13,4%), produtores rurais (7,6%), indústrias (2,1%), poder público (0,3%) e outros tipos, como serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%). A expectativa para este ano com a energia solar é de se dobrar a capacidade instalada, estimulada pelo novo marco legal e pela procura de alternativas pelo consumidor para diminuir as despesas com a conta de luz. O otimismo aumenta, com a previsão de serem adicionados mais de 11,9 GW em potência de pequenos a grandes empreendimentos e investimentos que ultrapassarão o montante de R$ 50 bilhões.
  • De acordo com a 13ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada em novembro de 2021 pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Pix já contava com 115,2 milhões de adeptos. O estudo destaca que 87% de microempreendedores individuais (MEIs) e 85% dos donos de micro e pequenas empresas foram os que mais aderiram a esse modelo.
    Quanto às atividades mapeadas, o levantamento sinaliza que 94% dos empreendedores das academias e os de serviços de alimentação são as que mais utilizam o Pix, seguidas pelas oficinas e empresas ligadas à beleza, com 93%. Por outro lado, as que menos aderiram foram as companhias de energia e de serviços empresariais.
    Desde que foi criado, há pouco mais de um ano, já foram realizadas mais de 1,2 bilhão de transações com Pix movimentando mais de R$ 623 bilhões.

Agenda

  • 14 a 18 de Fevereiro de 2022
    19ª. Conescap – Evento da classe contábil
    Informação: https://conescapconvecon.com.br/
  • 16 a 19 de Fevereiro – São Paulo – SP
    42ª Home, Gift & Têxtil
    LocaL: São Paulo Expo

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue a entrevista de Wladymir Serrano.

PME NEWS – Qual é a importância da presença online para as empresas?

Wladymir Serrano – Nos dias atuais é essencial ter uma forte presença online para se destacar entre as milhares de empresas que procuram seu lugar ao sol. O marketing digital tem crescido constantemente e é uma ferramenta poderosa para conquistar visibilidade, novos clientes e alavancar as vendas.
Se um cliente em potencial pesquisar online o serviço ou produto que você oferece, ele encontrará a sua empresa ou um de seus concorrentes?
Quando uma empresa não investe em sua presença online, lá deixa de alcançar milhares de potenciais clientes e acaba sendo superada pela sua concorrência.
Durante a pandemia com as empresas sendo obrigadas a fechar, quem já estava com uma estratégia de marketing online definida saiu na frente, quem ainda não usava a internet para fazer negócios teve que correr atrás e quem não se adaptou teve que fechar as portas.
Atualmente temos uma grande quantidade de plataformas online para que possamos utilizar para divulgar a empresa, sejam as redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn ou TikTok, onde podemos alcançar os clientes de maneira ágil e certeira; Google Meu Negócio, plataforma perfeita para divulgação de negócios locais, sites institucionais para divulgar a sua empresa e seus serviços ou as plataformas de comércio eletrônico para vendas direto aos consumidores.

PME NEWS – Com a pandemia, a transformação digital mais do que acelerou. Quais os reflexos causados às empresas e aos consumidores?

Wladymir Serrano – A pandemia do coronavírus trouxe profundas transformações na sociedade, nas empresas e no modo que consumimos serviços e produtos, causando grande impacto em todos os setores da economia e na forma com que as empresas se posicionam online.
As empresas que já estavam preparadas para o meio digital, como empresas de comércio eletrônico e serviços online, tiveram um enorme crescimento; enquanto empresas que não estavam preparadas para o meio digital foram obrigadas a migrarem para a internet e quem não se adaptou acabou tendo grandes perdas ao mesmo sendo obrigadas a fechar.
Empresas que só investiram na mídia tradicional começaram a investir na mídia online, migraram os profissionais para home office, reduzindo assim os custos operacionais e muitas vezes aumentando a produtividade.
Clientes que não tinham costume de fazer compras online, seja por desconfiança ou desconhecimento, passaram a utilizar o comércio eletrônico com mais frequência. Com isso, milhares de compradores estão realizando compras online e impactando não só nas empresas de comércio eletrônico como também em todas as empresas envolvidas; como os gateways de pagamento que tendem a oferecer melhores taxas e maiores facilidades para os comércios e as empresas de logísticas que, com o aumento das demandas, foram obrigadas a aumentar suas frotas e oferecerem tempos reduzidos para entrega.

PME NEWS – Cite exemplos de meios digitais que vêm se destacando para a projeção das marcas?

Wladymir Serrano – Um dos ramos mais afetados durante a pandemia foi o de eventos e shows. Sem a possibilidade de se apresentar pessoalmente, muitos artistas e profissionais da área acabaram migrando para a internet, fazendo seus shows através de Lives no YouTube ou Instagram e criando assim oportunidades para as divulgações de marcas de maneiras que não seriam possíveis em shows ao vivos.
O isolamento social também foi responsável pelo alto crescimento da produção de podcasts no país. Em pesquisa realizada pela Globo em parceria com o Ibope mostra-se que o Brasil já figura em quinto lugar entre o crescimento de adeptos ao podcast e vem aumentando constantemente os anúncios nessa plataforma.
Os vídeos curtos nas redes sociais como o TikTok ou Stories do Instagram também se tornaram essenciais para projeção das marcas no meio online. As empresas investem cada dia mais com influenciadores digitais para terem maior visibilidade da marca.

PME NEWS – Como os canais digitais podem impulsionar os negócios das pequenas empresas?

Wladymir Serrano – Estar presente no ambiente digital é fundamental para as pequenas empresas se aproximarem de seu público para oferecerem produtos e serviços e entenderem a necessidade de seu cliente
As redes sociais são fundamentais para que as pequenas empresas possam alcançar seu público-alvo. Através de ideias criativas e estratégias inteligentes, sua empresa pode chamar a atenção que não conseguiria através das mídias tradicionais.
Utilizando as ferramentas de anúncio das plataformas é possível alcançar grupo específico de clientes que sua empresa deseja, otimizando assim o investimento em marketing. Se você é uma empresa que deseja alcançar empreendedores não tem por que o seu anúncio aparecer em sites que falam do cinema ou moda. Sendo assim, você pode adicionar os anúncios para portais como PME News que alcança um público que fala com a sua marca.
Outra plataforma muito importante para as pequenas empresas é o Google Meu Negócio que facilita as empresas serem localizadas localmente, divulgar seus serviços e tendo um feedback de seus clientes através dos testemunhos que valorizarão a sua empresa.

PME NEWS – E quais são os grandes desafios enfrentados pelo cenário digital hoje?

Wladymir Serrano – Talvez um dos principais desafios que as empresas enfrentam é entender a necessidade de mudar. Funcionários e gestores tendem a resistir a mudanças e hábitos dentro da empresa, com o pensamento de que tudo que é novo é assustador.
As mudanças de estratégias e processo são essenciais para a sobrevivência das empresas no mundo digital. Empresas como Blockbuster, América Online e Kodak, que eram gigantes, deixaram de existir porque não se adaptaram às novas tecnologias.
A velocidade da transformação digital também é um grande desafio, já que em pouco tempo o que era novidade logo se torna parte do nosso dia a dia em um piscar de olhos, tornando-se ultrapassado e fazendo com que as empresas precisem estar constantemente se reinventando dentro da estratégia de marketing.
Com este cenário de constantes transformações, surgiu um novo desafio, encontrar profissionais qualificados e capacitados para realizar essas transformações. Sendo assim, é muito importante investir no treinamento e qualificação dos colaboradores para que eles estejam sempre aptos e prontos para lidar com as novas tecnologias e as mudanças que o meio online apresentará. Outro grande desafio é manter esses profissionais que você qualificou dentro da sua empresa. Para isso é muito importante estabelecer uma boa estratégia para valorizar e reter esses talentos.
A segurança online também é um grande desafio. O investimento em segurança que é algo a ser considerado como de extrema importância. Com o aumento da migração das empresas para os meios digitais, cresce também os ataques virtuais. Empresas que não possuem nenhum tipo de proteção online podem sofrer prejuízos financeiros significativos, perder credibilidade com os clientes e gerar processos e multas por infrações a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que foi aprovado recentemente e envolve uma série de diretrizes para proteger vazamento de informação na empresa e tem como objetivo garantir a segurança e transparência no uso das informações de seus clientes.

PME NEWS – O que está por vir?

Wladymir Serrano – As tecnologias têm mudado constantemente e a tendência é mudarem cada vez mais rapidamente. E estou falando não só de avanços tecnológicos como também do comportamento do consumidor.
A forma como interagimos tem mudado constantemente; as pessoas já não usam mais o telefone como utilizavam antigamente, o cliente não quer mais ligar para a empresa e aguardar ser atendido, ele prefere utilizar meios digitais como o WhatsApp para ter maior agilidade e comodidade, a forma de pagamento também mudou com tecnologias como pagamento por aproximação e PIX.
Grandes escritórios e arquivos enormes deram espaço ao home office e armazenamento em nuvem, reuniões online hoje são parte do dia a dia das empresas evitando assim os custos de deslocamento e tempo gasto nas reuniões presenciais. Produtividade caminha lado a lado com a qualidade de vida. Em vez de visitar uma loja física, a tendência é que o consumidor prefira acessar o site e fazer suas compras online.
Redes sociais como Orkut e My Space desapareceram e deram lugar ao Facebook e Instagram e que tendem, em algum momento, sumir também.
Atualmente se fala muito no Metaverso o “próximo passo da jornada das conexões sociais”, onde os clientes e as marcas poderão interagir em ambientes 3D através de realidade virtual, realidade aumentada.
É muito difícil prever o que está por vir, mas podemos ter certeza de que o futuro é online e que todas as empresas precisam estar preparadas para as mudanças, pois, quem não se adaptar, dificilmente conseguirá sobreviver.

Pense Nisso

“É muito difícil prever o que está por vir, mas podemos ter certeza de que o futuro é online e que todas as empresas precisam estar preparadas para as mudanças, pois, quem não se adaptar, dificilmente conseguirá sobreviver”.

Wladymir Serrano

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