Essa coluna é destinada a entrevistas com gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo entrevista com Sidney Cohen, diretor da BIT PARTNER consultoria empresarial.
PME NEWS – Boa parte do modelo de gestão das pequenas empresas são centralizadoras. Como lidar com esse perfil?
Sidney Cohen – O perfil de gestores citados está mudando. O Gestor tem que desempenhar o papel de Gerente-Líder, ou seja, saber gerenciar processos e principalmente pessoas. Agir sempre com autoridade, jamais de forma autoritária. Autoridade impõe respeito, autoritarismo impõe medo. O modelo de gestão moderno aplica campanhas de endomarketing, voltadas sempre para o bem estar do colaborador e para o bom clima organizacional, com resultados expressivos tanto na produtividade quanto no aspecto financeiro.
O papel de centralizador também não reflete o perfil de Gerente-Líder, que é organizado e aplica bem o conceito: “dividir para se multiplicar”. Delega as tarefas por prioridades e monitora os prazos. Como toma muitas decisões, seu tempo é precioso e por isso deve ser bem administrado.
PME NEWS – A gestão não torna o processo mais burocrático? Principalmente para pequenas empresas que não dispõe de recursos humanos.
Sidney Cohen – Nos anos 80 as grandes empresas possuíam um custo elevado com infraestrutura e principalmente com recursos humanos, fatores que impediam de torná-las mais competitivas. Surgiu então o conceito chamado de Downsizing, para atender essa necessidade. Assim, com a redução do quadro de funcionários e eliminação de alguns níveis hierárquicos, o modelo de gestão das empresas foi redesenhado e tornou o processo menos burocrático. Posteriormente passou a ser implantado nas pequenas empresas e aperfeiçoado nos anos 90 com o acesso as novas tecnologias, que surgiram após a migração de aplicativos de grande porte para microcomputadores. Ou seja, o downsizing desta vez, foi aplicado à informática, contribuindo significativamente para o processo de gestão.
PME NEWS – Como é possível inovar sem ter capital para investir?
Sidney Cohen – A inovação não está necessariamente associada ao investimento. As pequenas e médias empresas adotam alguns conceitos aplicados nas grandes empresas para inovação e os trata como “Funil de Inovação”. E tudo começa por uma técnica chamada de brainstorming (“tempestade de idéias”), neste caso o que importa é a quantidade e não a qualidade. E são listadas todas as idéias, inclusive as aparentemente mais “absurdas”, sem qualquer tipo de censura. Posteriormente são analisadas e filtradas as melhores, que poderão se transformar em projetos. Como motivação, há campanhas de endomarketing para inovação lançadas para todos os colaboradores da empresa e as melhores idéias são premiadas.
PME NEWS – Como o planejamento pode ajudar no processo de gestão e quais as suas principais etapas?
Sidney Cohen – A globalização e avanços da tecnologia proporcionam um cenário mais competitivo e demanda um planejamento estratégico como forte aliado no processo de gestão.
Independente do porte da empresa, o planejamento tem como base três etapas:
A IDENTIDADE da empresa é definida através da MISSÃO, que determina a razão de ser da empresa. A VISÃO irá apontar para onde a empresa quer chegar e os VALORES caracterizam os elementos motivadores da empresa.
A ANÁLISE é feita em cima do cenário atual da empresa e deve identificar internamente seus pontos fortes e fracos. Em seguida define-se um PLANO para CAPITALIZAR, MELHORAR, MONITORAR ou até mesmo ELIMINAR as ações em cima das oportunidades e ameaças que surgirem do meio externo, que podem ser a concorrência, clientes, ações do governo, dentre outros.
O plano de ação deve ser monitorado por indicadores de desempenho que deverão atender quatro premissas importantes em toda organização:
– Financeira
– Cliente
– Interna
– Inovação e aprendizado
Enfim, o planejamento estratégico, redobra as atenções para os aspectos financeiros e no bem estar do colaborador interno. Sendo o principal pilar para o sucesso do processo de gestão. Mas somente terá o efeito esperado, se o gestor estiver comprometido com cada etapa do processo. Planejar não é tornar o gestor conservador, pelo contrário, ele poderá ser ousado, porém, deverá agir sempre de forma consciente para se dar o próximo passo.