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O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

A Maturidade das PME´s

As pequenas e médias empresas atingem um alto grau de maturidade no processo de gestão, herdada das grandes empresas e adaptada ao seu perfil. O modelo de gestão atual aplicado nas PMEs amplia a estratégia para outras áreas de grande importância no cenário atual, a financeira e o RH.

Segundo o livro “Gestão Financeira Micro e Pequenas Empresas”, do economista Fabio Cornelio, “manter uma pequena empresa financeiramente estável e com credibilidade no mercado é o segredo para se definir estratégias, inovar e se tornar mais competitiva”.  

O bom clima no ambiente de trabalho também contribui significativamente para os resultados. As empresas estão investindo cada vez mais no processo de gestão de pessoas, com o objetivo de potencializar o capital humano e administrar o comportamento dos colaboradores. Muito se deve pelo fato dos profissionais recém chegados ao mercado de trabalho já assumirem um cargo de gestão, principalmente em empresas familiares. O filho do dono, por exemplo, recém-formado, já assume a gerência de um departamento e na maioria dos casos não está preparado, não apenas pela falta de conhecimento dos processos da empresa, mas principalmente pela falta de  liderança.

Em entrevista a PME NEWS, o Sr. Sidney Cohen, diretor da Bit Partner, empresa de consultoria empresarial especializada em pequenas e médias empresas, destaca a migração do processo de gestão das grandes para as pequenas empresas e o  papel do gestor moderno, que tem o perfil de GERENTE-LIDER e consegue dedicar mais tempo para ações estratégicas e valorizar a importância que cada colaborador tem para a empresa. Transformando a MISSÃO, VISÃO e principalmente os VALORES da empresa, em uma ÚNICA IDENTIDADE. Identidade que também é simbolizada pelo gestor, sendo visto como modelo a ser seguido, dentro e fora da empresa. 

Bastidores

  • Está para ser aprovado o projeto de lei que prevê a ampliação da cota de funcionários portadores de deficiência, de acordo com o porte da empresa.   A lei atual é aplicada para empresas com mais de 100 funcionários, se o projeto for aprovado, o limite baixará para 30.
  • A FEBRABAN lança serviço gratuito na internet, o CHEQUE LEGAL e ajuda o comerciante a identificar a situação física do cheque (bloqueado, furtado/roubado, sustado ou revogado). – www.chequelegal.com.br
  • Para minimizar os efeitos da crise, será suspensa a cobrança do ICMS para 30 fábricas de motos na Zona Franca de Manaus.
  • A ORACLE compra a americana INVOLER e reforça presença nas redes sociais
  • A Iguatemi Shopping Centers irá construir o segundo shopping em Brasília.

Novos Desafios

  • Wagner Teixeira é o novo Diretor Comercial da NEW ART.
  • Ricardo Araujo assume o cargo de Diretor de Novos Negócios na ID Projetos Educacionais.
  • Decio Graetzer ingressa na Voltalia Energia do Brasil como Diretor Financeiro e Administrativo.
  • Heraldo Espozel é o novo Gerente de Vendas da Lenovo.
  • Aline Soares é a nova Coordenadora de RH da NBS.

Dados Impressionantes

  • 88% dos usuários dos cartões BNDES no Ceará são microempresas.
  • Governo repassa R$ 100 milhões do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL) à Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), para incentivar projetos de inovação nas pequenas e médias empresas.
  • Com 27 milhões de empreendedores, o Brasil é o terceiro no ranking, ficando atrás da China e Estados unidos. Brasil movimenta 10,6 bilhões de dólares com comercio eletrônico, com previsão de crescimento de 12% para os próximos 5 anos.
  • O Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FOCEM) destina US$ 3 milhões para  pequenos empresários do ramo de autopeças de São Paulo e Rio Grande do Sul, com o objetivo de aumentar a competitividade .

Agenda

  • 22 A 25 de Agosto – Rio de Janeiro – RJ
    SEMANA RIO INDUSTRIAL 2012
    Informações: http://www.expomacrio.com.br
  • 23 de Agosto – Rio de Janeiro – RJ
    PALESTRA: Sucesso do Negócio? Gestão de TI é a solução.
    Informações: http://www.mreventos.com.br/cursos_detalhes.asp?cod_curso=282
  • 26 a 29 de Agosto – Belém – PA
    19º. Congresso Brasileiro de Contabilidade
    Informações: http://www.congressocfc.org.br/ocongresso.html
  • 27 a 30 de Agosto – Brasília – DF
    Congresso Internacional do Mercado Imobiliário
    Informações: http://www.cimi.rec.br/cimi/default.asp
  • 31 de Agosto – Prazo para a inscrição do Prêmio MPE Brasil – 2012
    Realização: SEBRAE
    Informações: http://www.premiompe.sebrae.com.br/

Entrevista

Essa coluna é destinada a entrevistas com gestores, executivos e empresários de destaque. 

Segue abaixo entrevista com Sidney Cohen, diretor da BIT PARTNER consultoria empresarial.

PME NEWS – Boa parte do modelo de gestão das pequenas empresas são centralizadoras. Como lidar com esse perfil?

Sidney Cohen – O perfil de gestores citados está mudando. O Gestor tem que desempenhar o papel de Gerente-Líder, ou seja, saber gerenciar processos e principalmente pessoas. Agir sempre com autoridade, jamais de forma autoritária. Autoridade impõe respeito, autoritarismo impõe medo. O modelo de gestão moderno aplica campanhas de endomarketing, voltadas sempre para o bem estar do colaborador e para o bom clima organizacional, com resultados expressivos tanto na produtividade quanto no aspecto financeiro.

O papel de centralizador também não reflete o perfil de Gerente-Líder, que é organizado e aplica bem o conceito: “dividir para se multiplicar”. Delega as tarefas por prioridades e monitora os prazos. Como toma muitas decisões, seu tempo é precioso e por isso deve ser bem administrado.

PME NEWS – A gestão não torna o processo mais burocrático? Principalmente para pequenas empresas que não dispõe de recursos humanos.

Sidney Cohen – Nos anos 80 as grandes empresas possuíam um custo elevado com infraestrutura e principalmente com recursos humanos, fatores que impediam de torná-las mais competitivas. Surgiu então o conceito chamado de Downsizing, para atender essa necessidade. Assim, com a redução do quadro de funcionários e eliminação de alguns níveis hierárquicos, o modelo de gestão das empresas foi redesenhado e tornou o processo menos burocrático. Posteriormente passou a ser implantado nas pequenas empresas e aperfeiçoado nos anos 90 com o acesso as novas tecnologias, que surgiram após a migração de aplicativos de grande porte para microcomputadores. Ou seja, o downsizing desta vez, foi aplicado à informática, contribuindo significativamente para o processo de gestão.

PME NEWS – Como é possível inovar sem ter capital para investir?

Sidney Cohen – A inovação não está necessariamente associada ao investimento. As pequenas e médias empresas adotam alguns conceitos aplicados nas grandes empresas para inovação e os trata como “Funil de Inovação”. E tudo começa por uma técnica chamada de brainstorming (“tempestade de idéias”), neste caso o que importa é a quantidade e não a qualidade. E são listadas todas as idéias, inclusive as aparentemente mais “absurdas”, sem qualquer tipo de censura. Posteriormente são analisadas e filtradas as melhores, que poderão se transformar em projetos. Como motivação, há campanhas de endomarketing para inovação lançadas para todos os colaboradores da empresa e as melhores idéias são premiadas.

PME NEWS – Como o planejamento pode ajudar no processo de gestão e quais as suas principais etapas?

Sidney Cohen – A globalização e avanços da tecnologia proporcionam um cenário mais competitivo e demanda um planejamento estratégico como forte aliado no processo de gestão.

Independente do porte da empresa, o planejamento tem como base três etapas:

  • IDENTIDADE
  • ANÁLISE + PLANO DE AÇÃO
  • MONITORAMENTO

A IDENTIDADE da empresa é definida através da MISSÃO, que determina a razão de ser da empresa. A VISÃO irá apontar para onde a empresa quer chegar e os VALORES caracterizam os elementos motivadores da empresa.

A ANÁLISE é feita em cima do cenário atual da empresa e deve identificar internamente seus pontos fortes e fracos. Em seguida define-se um PLANO para CAPITALIZAR, MELHORAR, MONITORAR ou até mesmo ELIMINAR as ações em cima das oportunidades e ameaças que surgirem do meio externo, que podem ser a concorrência, clientes, ações do governo, dentre outros.

O plano de ação deve ser monitorado por indicadores de desempenho que deverão atender quatro premissas importantes em toda organização:

– Financeira

– Cliente

– Interna

– Inovação e aprendizado

Enfim, o planejamento estratégico, redobra as atenções para os aspectos financeiros e no bem estar do colaborador interno. Sendo o principal pilar para o sucesso do processo de gestão. Mas somente terá o efeito esperado, se o gestor estiver comprometido com cada etapa do processo. Planejar não é tornar o gestor conservador, pelo contrário, ele poderá ser ousado, porém, deverá agir sempre de forma consciente para se dar o próximo passo.

Pense Nisso

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”

John L. Beckley

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