Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Evandro Takaki, diretor da BTF Consultoria Empresarial.
PME NEWS – Qual o principal compromisso da “Nova Contabilidade” para as Pequenas e Médias Empresas?
Evandro Takaki – Para os pequenos e médios empresários a contabilidade é bastante burocrática e atua de forma a atender o fisco. Na verdade, esse entendimento é parcialmente correto, pois os contadores têm essa missão de informar ao fisco o quanto o contribuinte tem a recolher de impostos. Mas o principal papel da assessoria contábil é de nortear o empresário na redução da carga tributária e demonstrar como está sua empresa do ponto de vista patrimonial e financeiro.
PME NEWS – Por que terceirizar a área contábil?
Evandro Takaki – A lógica é simples: se alguém pode realizar estas atividades melhor, mais rápido e mais barato, por que mantê-las “dentro de casa”?
Poucas empresas conseguem ser eficientes em todas as áreas. Independente do seu tamanho, posição, mercado ou rentabilidade e precisam dedicar-se 100% no seu core-business, ou seja, no seu negócio. Por isso, boa parte do mercado terceiriza os serviços contábeis, transferindo o conhecimento e a entrega das demandas a uma empresa especializada.
A terceirização proporciona benefícios tangíveis e intangíveis às empresas, conforme abaixo:
– Benefícios Tangíveis:
Redução de contingências fiscais e trabalhistas, eliminação de investimentos em software, hardware e upgrade de versões nas áreas terceirizadas, redução de custos com treinamento de funcionários e disponibilidade do espaço físico ocupado pelo pessoal das áreas terceirizadas.
– Benefícios Intangíveis:
Transferência de responsabilidade técnica das áreas terceirizadas, melhorias no nível de qualidade das informações geradas e foco em seu negócio.
PME NEWS – A complexidade tributária gera riscos ao empresário se mal administrada. Como o planejamento tributário poderá contribuir para o bom desempenho da empresa?
Evandro Takaki – O sistema tributário brasileiro é muito complexo e em muitos casos de difícil compreensão, perfazendo com que as empresas reduzam suas margens de contribuições ou percam mercado por desconhecerem os benefícios vigentes na formação de preço. Outro ponto importante é sobre as obrigações nas quais os contribuintes têm de enviar ao fisco por intermédio dos contadores. Por isso que a escolha da assessoria contábil precisa ser bem criteriosa, com a utilização de ferramentas e processos bem definidos.
O bom planejamento tributário gera um bom desempenho às empresas. E proporciona uma formação de preço mais adequada, eliminando pagamentos de tributos indevidos. Melhorando inclusive o fluxo de caixa com uma revisão de tributos recolhidos.
PME NEWS – Quais os impactos e necessidades do empreendedor com o advento do SPED?
Evandro Takaki – Com o advento do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), os contribuintes vêm participando de uma espécie de Big Brother Tributário, no qual todos os dados relevantes da companhia (notas fiscais, movimentação financeira, apuração de impostos, dentre outros) são informados para o Fisco.
Hoje o Fisco monitora as informações dos contribuintes em tempo real forçando o contribuinte a controlar melhor suas operações e informações. Se forem enviadas de forma equivocada e não validadas através de cruzamentos de dados, minimamente, o contribuinte poderá ser penalizado.
Muitas vezes os contribuintes deveriam rever suas operações e obrigações acessórias de forma preventiva para minimizar os prejuízos potenciais de aplicabilidade de multas punitivas e, até mesmo, sofrerem processos de crimes de ordem tributária.
PME NEWS – Com relação ao Planejamento Sucessório de uma empresa familiar. Qual o momento ideal de se iniciar o processo?
Evandro Takaki – Algumas empresas de sociedade familiar não seguem boas práticas de gestão e, por isso, acabam endividando-se de tal forma que até a descontinuidade da empresa torna-se muito pesada. Estudiosos orientam que a sucessão seja tratada enquanto o fundador estiver no apogeu da sua carreira. Cada sociedade familiar possui peculiaridades que levam a afirmar que não há modelo de sucessão, portanto, cada núcleo familiar deve buscar a sua solução única.
As empresas precisam analisar a sucessão familiar, a reestruturação societária e o planejamento tributário, com base na governança corporativa. Dependendo da situação, identificar as diferenças e vantagens na constituição de uma Holding para o controle e sucessão da administração dos negócios.