Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista da auditora Kelly Cristina da Costa Leite.
PME NEWS – O que significam ISO 9000, ISO 9001, ISO 14001, SA 8000 e OHSAS 18001?
Kelly Cristina da Costa Leite
ISO 9000 – Organização Internacional de Normalização. É um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de Gestão da Qualidade. Norma de terminologia, criada para os clientes e foi sofrendo pequenas modificações ao longo do tempo para melhoria das empresas. Ela é a base para a criação de todas as demais normas, sendo considerada também uma norma de vocabulário.
ISO 9001 – Norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das empresas, visando colaborar no aumento da produtividade, lucratividade, inovação e demais melhorias continuas dos processos que impactam diretamente na qualidade e resultados.
ISO 14001 – Norma internacional que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) das empresas e visa obter um comprometimento dos colaboradores, gestores, executivos, clientes e fornecedores com as causas ambientais.
OHSAS 18001 – Foi desenvolvida para apoiar o Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (SGSST), em identificar e controlar os riscos à saúde e aumentar a segurança dos colaboradores no ambiente de trabalho.
SA 8000 – Norma internacional aplicada à Responsabilidade Social e visa avaliar as condições de trabalho, com destaque para o trabalho infantil, trabalho forçado, discriminação e disciplina. A SA 8000 é baseada nas convenções estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção das Nações Unidas para os Direitos das Crianças.
O cenário ideal é de se integrar todas as normas, contribuindo diretamente na produtividade, com qualidade, segurança e melhoria do clima organizacional em harmonia com o meio ambiente.
PME NEWS – Quais os benefícios de se implantar a certificação ISO 9001?
Kelly Cristina da Costa Leite
São muitos os benefícios, cito abaixo alguns deles:
Organização e Conhecimento Interno
Com a implantação da ISO 9001 os processos e procedimentos internos são detalhados, contribuindo de forma direta tanto na gestão geral como na gestão de cada setor da empresa. Caso um colaborador, por exemplo, se aposentar ou sair da empresa, seu trabalho será continuado, sem comprometer o desempenho.
Atuação Estratégica
A ISO 9001 monitora o desempenho das atividades importantes de cada setor da empresa, em cima das metas traçadas por meio de ferramentas da qualidade, Indicadores e Desempenho, dentre outros. E cada setor é avaliado de forma estratégica com foco nos resultados, contribuindo sempre para a empresa crescer.
Clima Organizacional e Produtividade
Trabalhar de forma organizada e com estratégia, os processos ficam mais claros e a comunicação interna melhora consideravelmente. A ISO 9001 proporciona um time mais eficiente e motivado. Ampliando o nível de comprometimento do colaborador aos executivos da empresa.
Cliente
A ISO 9001 utiliza como um dos indicadores de monitoramento o grau de satisfação do cliente. O cliente é o público alvo das empresas. A qualidade, seja do produto ou do serviço, deverá atender às necessidades do cliente.
Redução de Desperdício
A redução de desperdício é importante para se gerar benefícios financeiros para a empresa e conservação do meio ambiente. Contribuindo também na redução de custos operacionais, impactando diretamente no valor do produto ou serviço praticado, aumentando ainda mais a satisfação do cliente externo e interno, neste caso, o colaborador, reduzindo ou eliminando o retrabalho.
PME NEWS – Para qual porte de empresas a certificação ISO 9001 pode ser aplicada?
Kelly Cristina da Costa Leite – Os requisitos aplicados na ISO 9001 são os mesmos para as pequenas, médias e grandes empresas.
Na maioria dos casos as pequenas empresas se adaptam melhor durante a implantação da ISO por possuir uma estrutura menor e volume de processos mais simplificados que as empresas de maior porte.
Há exemplos de empresas certificadas no Brasil com apenas dois colaboradores.
PME NEWS – Em média qual o prazo e custo para uma empresa conseguir uma certificação de qualidade?
Kelly Cristina da Costa Leite – É importante destacar que, antes da certificação da ISO, precisa-se implantá-la. Para as pequenas empresas, em média a implantação tem um custo que varia de R$ 5.000,00 a R$ 10.000,00. E a certificação tem o valor base de R$ 3.500,00. O período para se obter a certificação, já incluindo a implantação, é de aproximadamente um ano. Há registros, porém, de empresas que conseguiram fechar o processo completo de certificação em menos de seis meses.
Obviamente que o prazo e o custo dependerão tanto da consultoria que está prestando o serviço e da certificadora, assim como o nível de organização da empresa, quantidade de colaboradores, complexidade de processos envolvidos e principalmente do comprometimento dos seus executivos. Lembro que a próxima atualização da ISO em 2015 enfatizará em uma das seções a liderança e comprometimento da alta direção.
PME NEWS – Para uma pequena empresa que não dispõe de recursos financeiros, como é possível trabalhar com qualidade sem certificação ISO?
Kelly Cristina da Costa Leite – Recomendo você conhecer os requisitos da ISO 9001 e identificar quais poderão ser aplicados a sua atividade. Desenhe o processo dos setores de sua empresa. Os colaboradores precisam se adaptar aos processos da empresa, não é a empresa que precisa adaptar seus processos ao perfil dos colaboradores. Assim, a produtividade será maior. Utilize indicadores, eles ajudarão na análise melhor dos resultados.