Edição do Mês

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

A Importância das cadeias produtivas para o desenvolvimento local sustentável

Cadeias produtivas bem estruturadas impulsionam o desenvolvimento sustentável ao conectar produção, distribuição e valorização local. Elas integram a cultura e a inovação, fortalecendo a economia e gerando impactos positivos nos territórios.

Na edição deste mês, entrevistamos Carlos Messeder, antropólogo e CEO da Kognitiva, que destaca como o fortalecimento das cadeias produtivas é estratégico para promover um desenvolvimento local mais integrado e duradouro.

Bastidores

  • Setor de embalagem vive bom momento: segundo a Associação Brasileira de Embalagens Em Papel (Empapel), o Índice Brasileiro de Papelão Ondulado cresceu 0,8% em março, com 346.582 toneladas expedidas — segundo maior volume para o mês. A produção industrial brasileira também avançou, com destaque para o setor de celulose, papel e produtos de papel, que cresceu 1,8% em fevereiro, segundo o IBGE. Em 2024, as expedições de papelão ondulado subiram 4,9%, batendo recorde. A expectativa é positiva para este ano, impulsionada por datas como o Dia das Mães, embora inflação e juros altos ainda preocupem o setor.
  • As mulheres têm se destacado cada vez mais no empreendedorismo, consolidando sua presença no cenário econômico brasileiro. Segundo o Sebrae, o país conta com mais de 10,3 milhões de empreendedoras, que buscam a independência financeira e promovem impacto positivo em suas comunidades. O setor educacional é um dos principais campos de atuação feminina, onde muitas equilibram os desafios da carreira com a maternidade. Com resiliência e protagonismo, as mulheres vêm transformando realidades, liderando negócios e reforçando seu papel essencial no desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Novos Desafios

  • Alexander Seitz assume a Presidência da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.
  • Eduardo Mendonça Donato é o novo diretor de negócios da Cadastra, especialista em serviços de marketing com tecnologia.

Dados Impressionantes

  • Os pequenos negócios movimentaram R$ 802 milhões na semana da Páscoa (14 a 20 de abril), segundo a Olist, ecossistema de soluções em e-commerce para PMEs — um crescimento de 27,6% em relação a 2023. O ticket médio foi de R$ 210,55. Cartão de crédito e Pix lideraram os pagamentos, com destaque para o Pix, que cresceu mais de 4% no varejo físico, enquanto os cartões recuaram. Bombons recheados, creme de avelã, ovinhos e guarda-chuvas de chocolate foram os mais vendidos. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro destacaram-se, com 51,83% das vendas.
  • A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um crescimento de 10% no e-commerce em 2025, em comparação ao ano anterior. O avanço é impulsionado pela tecnologia, mudanças nos hábitos de consumo e digitalização do varejo. Inteligência Artificial, sustentabilidade e melhorias logísticas também contribuem para esse desempenho, consolidando o comércio eletrônico como motor da economia digital brasileira.

Agenda

6 a 10 de Maio – São Paulo – SP
EXPOMAFE – Maior Feira do setor Metal-Mecânica da América Latina
Local: São Paulo Expo

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue a entrevista do CEO da Kognitiva – Carlos Messeder.

PME NEWS – O que são cadeias produtivas e qual sua importância para o desenvolvimento local sustentável?

Carlos Messeder – As cadeias produtivas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento local sustentável, pois envolvem a integração de diversas etapas, desde a obtenção de matérias-primas até a entrega do produto final ao consumidor. Essa integração promove a eficiência na produção e distribuição de bens e serviços, além de incentivar a colaboração e a inovação entre os diferentes atores envolvidos. Assim, a identificação e análise destas cadeias são etapas fundamentais da construção de um projeto consistente de desenvolvimento local sustentável.

PME NEWS – De que forma as cadeias produtivas podem impulsionar a economia local e valorizar a cultura de uma região?

Carlos Messeder – Ao se estruturar e fortalecer cadeias produtivas locais, especialmente aquelas baseadas na sociobiodiversidade, é possível valorizar os ativos ambientais e culturais de uma região, impulsionando a economia local de maneira sustentável e promovendo o desenvolvimento integrado das comunidades envolvidas. Vale lembrar que a cultura local ou os saberes locais podem ser a base para o desenvolvimento de produtos com Indicação Geográfica (IG), a partir de modos de produção específicos de determinado território.

PME NEWS – Qual o primeiro passo para a construção de um projeto de desenvolvimento sustentável baseado em cadeias produtivas?

Carlos Messeder – O primeiro passo na construção de um projeto de desenvolvimento sustentável, de longo prazo, para determinado território é o mapeamento ou a identificação das cadeias produtivas que organizam produtivamente este território. São elas que vão permitir a construção de projetos que resultem no adensamento do território e no consequente desenvolvimento das populações envolvidas nos diferentes processos produtivos locais.

PME NEWS – Como a identificação de problemas nas cadeias produtivas pode contribuir para sua melhoria?

Carlos Messeder – Este processo de mapeamento deve também se estender à análise e identificação dos eventuais problemas ou gaps de cada uma das cadeias, em termos de demandas tecnológicas, da necessidade de aprimoramento da formação técnica dos produtores e das práticas de negócio envolvendo os diferentes produtos. Questões como comercialização, formação de preço, logística de distribuição e descarte dos produtos devem ser analisadas para corrigir distorções e tornar o processo produtivo mais eficiente.

PME NEWS – De que forma a cadeia produtiva pode gerar vantagens competitivas para as empresas?

Carlos Messeder – Uma cadeia produtiva bem estruturada configura uma vantagem competitiva para as empresas, pois envolve agilidade, qualidade e um diferencial no mercado. Assim, a cadeia produtiva também é parte do planejamento estratégico das empresas, evidenciando a importância das parcerias estratégicas nesse processo. Além disso, um bom funcionamento das cadeias produtivas garante a entrega de produtos e serviços com qualidade e agilidade, gerando impactos econômicos e sociais que beneficiam tanto empresas quanto consumidores.

Pense Nisso

“Uma cadeia produtiva bem estruturada configura uma vantagem competitiva para as empresas, pois envolve agilidade, qualidade e um diferencial no mercado”. 

Carlos Messeder

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.

PATROCINADOR