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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Concorrência, o bem necessário…

O que seria das empresas e dos clientes se não houvesse a concorrência?

O monopólio seria a única opção! A dependência alta, empregabilidade baixa, não há como imaginar.

Para os que reclamam da concorrência, saibam que é possível identificar oportunidades em cima delas, além de tornar o processo mais democrático, contribuirá para melhorar a qualidade da solução prestada pelas empresas, conforme destaca Sidney Cohen, diretor da Bit Partner, em entrevista concedida nesta edição, que nos leva a crer que a concorrência é, de fato, um bem necessário.

Bastidores

  • Pesquisa realizada pelo Data Popular, aponta que cerca de 40 milhões de brasileiros acima  de 18 anos, 28% da população adulta do país, deseja ter um negócio próprio.
  • O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) implantará o processo eletrônico de multas administrativas e notificação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
  • Estudo realizado pela Criteo aponta que de cada três transações do varejo de moda e viagem, um é via mobile.

Novos Desafios

  • Marcelo Kohn de Penhas é o novo superintendente de Novos Negócios na Companhia Industrial Cataguases.
  • Walner Amazonas ingressa na Leroy Merlin como Analista de Segurança da Informação Sr. 

Dados Impressionantes

  • O número de Microempreendedores Individuais (MEI) ultrapassa a marca de 5 Milhões.
  • A Startup brasileira GetNinjas, site especializado na contratação de serviços locais pela internet,  recebe aporte de R$ 40 milhões.

Agenda

  • 11 a 13 de Agosto – Rio de Janeiro – RJ
    7º. PPM Summit – Congresso de Programas e Portfólios Organizacional
    http://www.latin-next.com.br/sites/eventos/PMO/ppm/2015/
  • 17 a 20 de Agosto – São Paulo – SP
    CONARH – Maior evento de Gestão de Pessoas da América Latina
    http://www.conarh.com.br

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohen, diretor da Bit Partner

PME NEWS – Qual a importância da concorrência?

Sidney Cohen – No mundo em que vivemos “on-line”, a concorrência deixa de ser local. Isso é fantástico, pois o processo é 100% democrático e importantíssimo para o poder de compra, fazendo as empresas concorrentes buscarem sempre melhorar a qualidade de seus produtos, serviços e atendimento, além, claro, de praticar um preço mais acessível. Proporcionando facilidades e mais transparência ao cliente.

PME NEWS – Como identificar um concorrente direto?

Sidney Cohen – O concorrente direto deve ter o mesmo porte, produtos e/ou tipo de serviços similares, além de atender o mesmo público alvo.

PME NEWS – A concorrência é vista como ameaça ou oportunidade entre as empresas?

Sidney Cohen – Classificaria como ambos.  A ameaça, por motivos óbvios, porém as oportunidades poderão ser identificadas caso uma empresa apresente características e gere benefícios reais ao cliente que o diferencie da concorrência, tais como:

– Preço

– Facilidade de pagamento

– Atendimento

– Agilidade na entrega

– Qualidade de produtos e serviços

É importante reforçar que há casos de se praticar preços mais caros que a concorrência, mas com benefícios que, apresentados, agreguem valor que justifiquem a preferência do cliente. Se atender a sua necessidade real, o cliente pagará mais por isso.

PME NEWS –  Como elaborar um  estudo de concorrência?

Sidney Cohen – Seguem alguns passos para elaborar um estudo de concorrência:

– Faça o dever de casa:

Para entender o concorrente, não será preciso ir muito longe. Geralmente as empresas possuem um histórico informatizado de oportunidades ganhas e perdidas. Neste caso, será possível mapear as informações importantes como empresas vencedoras, preços praticados, dentre outros.

Algumas elaboraram um ranking das empresas que participaram das oportunidades, com o objetivo de pontuarem-se os fatores que contribuíram para o sucesso e fracasso. Mensalmente o ranking deve ser monitorado com o objetivo de se chegar ao topo. Para tal será importante converter erros em acertos, de forma estratégica, transformando oportunidades em negócio fechado.

– Fontes externas:

São muitas as fontes, destaco o site do concorrente, notícias, redes sociais (certifique-se  antes da veracidade da informação) e principalmente, o seu cliente.

– Cliente oculto:

Bastante aplicado para avaliar a qualidade, atendimento e processos da própria empresa, vem sendo aplicado também para entender melhor a concorrência. É comum em pequenas empresas o próprio dono ser cliente do seu concorrente para estudá-lo melhor.

PME NEWS –  Como aprender com a concorrência?

Sidney Cohen – O aprendizado é algo que deve ser praticado sempre. “Dentro e fora de casa”. “Dentro  de casa” é mais fácil, faça um levantamento dos erros cometidos pela sua empresa e  evite repeti-los; já nos acertos, repita-os sempre. “Fora de casa”, siga os exemplos dos  concorrentes diretos e indiretos. Para os concorrentes diretos, conforme mencionei anteriormente, basta aplicar as características que contribuíram para as empresas  concorrentes avançarem no ranking. Para um cenário abrangente, é importante estudar  casos de benchmarking, modelos de procedimentos adotados por empresas que são  referência no mercado, mesmo que não concorrentes, poderão ser adaptadas.

PME NEWS – Você poderia dar mais algumas dicas para lidar com a concorrência?

Sidney Cohen

– Fique atento aos pontos fracos de seu concorrente. Se eles representam os seus pontos fortes, você tem grandes chances de surpreender o mercado.

– Evite cair na tentação de se praticar o “precinho” e “prazão”, muitas vezes estimulados pela concorrência. É preciso ter um fluxo de caixa estável para se praticar essas ações.

– Conheça profundamente o seu cliente a ponto de atendê-lo 100%. Caso contrário, ele baterá na porta do seu vizinho, seu concorrente.

– O cliente é o seu desejo, o concorrente o seu rival. É preciso sempre buscar a superação, para surpreendê-los.

Pense Nisso

“Conheça profundamente o seu cliente a ponto de atendê-lo 100%. Caso contrário, ele baterá na porta do seu vizinho, seu concorrente”.

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