Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista da Gestora de Crédito da Previa Fomento Mercantil, Dora Cudischevitch.
PME NEWS – Qual a importância do planejamento financeiro nas Pequenas empresas?
Dora Cudischevitch – O planejamento financeiro é de vital importância para as empresas. É um compromisso que o empresário assume para atingir os objetivos econômico e financeiro a que se propõe. Proporcionando uma visão global e estabelecendo diversas políticas da empresa como, por exemplo, a de investimento e de financiamento.
A necessidade do planejamento financeiro independe de seu tamanho ou setor de atuação. Boa parte das micro e pequenas empresas apresentam dificuldades na administração financeira, principalmente na formação de seu capital de giro.
Dentre os equívocos mais frequentes que observamos na administração financeira de PME estão: a formação de custos, a formação de preço de venda, descasamento entre prazo de compras e prazos de vendas, o cálculo da necessidade de capital de giro, a confusão provocada pela mistura de despesas pessoais e familiares com o caixa da empresa e, finalmente, o erro mais frequente, que é a tomada de recursos de curto prazo para investimentos de longo prazo.
PME NEWS – Quais são as principais dificuldades encontradas pelo pequeno empresário para conseguir uma liberação de crédito?
Dora Cudischevitch – O pequeno e médio empresário enfrentam algumas dificuldades para conseguir crédito junto ao sistema bancário tradicional. As principais são:
1 – O tempo de fundação da empresa é um grande empecilho. Pois, caso a empresa tenha pouco tempo de fundação, os bancos têm muita dificuldade de aprovar linhas de credito, por não existir um histórico de sua performance;
2 – Empresas com algum tipo de negativação (protesto, execução ou outras) têm seu crédito restrito junto ao sistema bancário tradicional, por conta da composição do seu rating;
3 – O valor de faturamento também é outro empecilho que muitos pequenos empresários esbarram ao procurar credito no sistema bancário tradicional. Dependendo do faturamento, o limite aprovado, na maioria dos casos, não supre totalmente a necessidade da empresa, forçando o empresário a procurar outras formas de financiamento.
PME NEWS – Quais exemplos de tomada de créditos mais praticados nas Pequenas e Médias Empresas?
Dora Cudischevitch – Junto aos FIDC’s (Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios), em sua imensa maioria é a cessão de crédito, conhecida popularmente como desconto de duplicata. O relacionamento com os FIDC’s é direto, ágil, rápido e totalmente digital.
Há outras alternativas para as PME´s, mas costumam ser mais caras, a exemplo da antecipação das parcelas do cartão de crédito, operações de capital de giro com conta garantida ou cheque empresarial (cheque especial para empresas).
PME NEWS – Como funciona o processo de tomada de recursos via cessão de crédito?
Dora Cudischevitch – A partir do primeiro contato da empresa com a consultora comercial do FIDC, é feita uma visita para conhecer as necessidades da empresa, posteriormente é elaborado um relatório de crédito que será submetido à aprovação de limite e demais parâmetros operacionais. Assim que aprovado, o cedente é cadastrado e apto a operar. Após esta etapa, as operações são analisadas e pagas no mesmo dia, podendo ocorrer em menos de 1 hora, pois são 100% digitalmente formalizadas.
A principal característica dessa operação é que a análise de crédito baseia-se majoritariamente no cadastro do SACADO (cliente da empresa) e não somente no cadastro da empresa cedente dos créditos.
A rapidez é apenas uma das vantagens de operar com FIDC´s.
PME NEWS – Qual deve ser o cenário na área de crédito para 2018?
Dora Cudischevitch – Positivo. Apesar do fator eleições, a recuperação econômica já se iniciou, portanto 2018, assim como foi 2017, deve ser um ano de recuperação lenta e gradual.
Ficamos no aguardo do desenrolar das demais reformas como da previdência e tributária para vislumbrar um futuro com uma recuperação mais robusta, sustentável e duradoura.