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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Crédito: O apoio à sobrevivência e a expansão do negócio

Empresas que precisam fortalecer o seu capital de giro ou investirem em melhorias recorrem, em muitos casos, ao mercado de crédito. Mas, por desconhecerem as opções de crédito, nem sempre decidem pela melhor.  Para especialistas, o acesso ao crédito é importante, principalmente no processo de expansão de uma empresa, mas também são usadas para ajudar em sua sobrevivência. Em muitos casos, por não haver um planejamento financeiro eficiente no modelo de gestão.

Nesta edição, a Gestora de Crédito da empresa Previa Fomento Mercantil, Dora Cudischevitch, orienta o leitor quanto ao processo de tomada de crédito, principalmente às Pequenas Empresas e enfatiza a importância do Planejamento Financeiro para as empresas desse porte.

Bastidores

  • A retomada do petróleo atrai empresas estrangeiras que se associam a empresas nacionais para prestar serviços. Um bom exemplo é a Petrobras que teve no fim de 2017 um aumento de 15% na base de empresas cadastradas, totalizando 7.300. Dessas, 900 são estrangeiras. As pequenas empresas também ganham espaço, o número de fornecedores desse porte subiu de 1.300 para 1.500, entre 2016 e 2017.
  • Um levantamento realizado pelo Sebrae, no fim de 2017, apontou que os empresários de micro e pequena empresas estão otimistas. Quase 43% dos empreendedores acreditam em melhora da economia do país nos próximos 12 meses. É o maior percentual de otimismo já registrado pela pesquisa. A pesquisa também verificou aumento na expectativa positiva em relação ao próprio faturamento dos empresários. Em junho, o percentual de entrevistados que apostava na melhoria do desempenho do negócio era de 33,5%. Em setembro, passou para 39,3% e, em dezembro, subiu para quase 45%. O estudo revelou, ainda, um ligeiro aumento na pretensão de contratação de funcionários para os próximos 12 meses. Em dezembro passado, 22% dos entrevistados afirmaram que querem ampliar vagas em 2018.
  • O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a Resolução no. 4630, que estende ao Microempreendedor Individual (MEI) a possibilidade de abertura e encerramento de conta de depósitos por meio eletrônico, antes restrita às contas de depósitos de pessoas físicas. A CMN aprovou também a Resolução no. 4629, que dispõe sobre a constituição e o funcionamento das ouvidorias. Essa medida, determina que, até 1 de julho de 2018, os bancos comerciais, os bancos múltiplos, os bancos de investimento, as caixas econômicas e as sociedades de crédito, financiamento e investimento deverão implementar instrumento de avaliação pelo próprio cliente da qualidade do atendimento prestado pelas ouvidorias.

Novos Desafios

Ivanildo Costa é o novo Gerente de Negócios da R2S Gestão de Recursos em Telecom.

Dados Impressionantes

  • Segundo o levantamento divulgado pela consultoria KPMG, o país registrou em 2017 o número recorde de 830 transações envolvendo fusões e aquisições. O estudo aponta que esse total superou em 12% o número de 2016, quando foram realizadas 740 operações. As empresas de internet foram responsáveis pela maioria das transações, com 104 no ano. Seguido por empresas de tecnologia da informação e de prestadoras de serviços.
  • A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Confederação Nacional de Serviços (CNS), anunciou recentemente os resultados da 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras e aponta que a inovação alavanca o desempenho das franquias brasileiras. O levantamento foi feito por amostragem com a participação de 198 redes franqueadoras, que representam 24,3% de todas as unidades de franquias em operação no país em 2017. O estudo revela que do total de empresas franqueadoras pesquisadas, 91,8% introduziram algum novo produto ou serviço entre 2014 e 2016. E 50,7% das franquias que inovaram ampliaram sua participação no mercado e 43,1% aumentaram a sua rentabilidade.
  • As 26 redes de farmácias afiliadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) movimentaram R$ 44,41 bilhões em 2017, um aumento de 8,96% sobre 2016. A venda dos não medicamentos – itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência – contabilizou R$ 14,17 bilhões, um acréscimo de 7% na comparação com 2016. Segundo a Abrafarma, o investimento em logística, distribuição e abertura de novas lojas são apontados como principais responsáveis pela expansão do setor. Já outro estudo divulgado pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), o número de contratações subiu 3,24%, passando de 119.631 para 123.303 funcionários e colaboradores. Quase 22 mil deles são farmacêuticos.
  • Levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FVG) sobre produtividade aponta o Brasil em 50ª. posição dos 68 países participantes do estudo. A Noruega, primeira do ranking, com produtividade de US$ 102,80 por hora trabalhada e uma jornada de 1.427 horas anuais. Já o Brasil tem uma jornada de 1.711 horas anuais, com produtividade de U$ 16,8 por hora trabalhada. Ou seja, o brasileiro trabalha cerca de 20% a mais e ganha o equivalente a 16% ao norueguês. A baixa qualificação da mão de obra e a falta de investimento em inovações são apontadas como as principais razões pelo mau desempenho.

Agenda

23 de Março – Prazo de entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), ano base 2017.

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista da Gestora de Crédito da Previa Fomento Mercantil, Dora Cudischevitch.

PME NEWS – Qual a importância do planejamento financeiro nas Pequenas empresas?

Dora Cudischevitch – O planejamento financeiro é de vital importância para as empresas. É um compromisso que o empresário assume para atingir os objetivos econômico e financeiro a que se propõe. Proporcionando uma visão global e estabelecendo diversas políticas da empresa como, por exemplo, a de investimento e de financiamento.

A necessidade do planejamento financeiro independe de seu tamanho ou setor de atuação. Boa parte das micro e pequenas empresas apresentam dificuldades na administração financeira, principalmente na formação de seu capital de giro.

Dentre os equívocos mais frequentes que observamos na administração financeira de PME estão: a formação de custos, a formação de preço de venda, descasamento entre prazo de compras e prazos de vendas, o cálculo da necessidade de capital de giro, a confusão provocada pela mistura de despesas pessoais e familiares com o caixa da empresa e, finalmente, o erro mais frequente, que é a tomada de recursos de curto prazo para investimentos de longo prazo.

PME NEWS – Quais são as principais dificuldades encontradas pelo pequeno empresário para conseguir uma liberação de crédito?

Dora Cudischevitch – O pequeno e médio empresário enfrentam algumas dificuldades para conseguir crédito junto ao sistema bancário tradicional. As principais são:

1 – O tempo de fundação da empresa é um grande empecilho. Pois, caso a empresa tenha pouco tempo de fundação, os bancos têm muita dificuldade de aprovar linhas de credito, por não existir um histórico de sua performance;

2 – Empresas com algum tipo de negativação (protesto, execução ou outras) têm seu crédito restrito junto ao sistema bancário tradicional, por conta da composição do seu rating;

3 – O valor de faturamento também é outro empecilho que muitos pequenos empresários esbarram ao procurar credito no sistema bancário tradicional. Dependendo do faturamento, o limite aprovado, na maioria dos casos, não supre totalmente a necessidade da empresa, forçando o empresário a procurar outras formas de financiamento.

PME NEWS – Quais exemplos de tomada de créditos mais praticados nas Pequenas e Médias Empresas?

Dora Cudischevitch – Junto aos FIDC’s (Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios), em sua imensa maioria é a cessão de crédito, conhecida popularmente como desconto de duplicata. O relacionamento com os FIDC’s é direto, ágil, rápido e totalmente digital.

Há outras alternativas para as PME´s, mas costumam ser mais caras, a exemplo da antecipação das parcelas do cartão de crédito, operações de capital de giro com conta garantida ou cheque empresarial (cheque especial para empresas).

PME NEWS – Como funciona o processo de tomada de recursos via cessão de crédito?

Dora Cudischevitch – A partir do primeiro contato da empresa com a consultora comercial do FIDC, é feita uma visita para conhecer as necessidades da empresa, posteriormente é elaborado um relatório de crédito que será submetido à aprovação de limite e demais parâmetros operacionais. Assim que aprovado, o cedente é cadastrado e apto a operar. Após esta etapa, as operações são analisadas e pagas no mesmo dia, podendo ocorrer em menos de 1 hora, pois são 100% digitalmente formalizadas.

A principal característica dessa operação é que a análise de crédito baseia-se majoritariamente no cadastro do SACADO (cliente da empresa) e não somente no cadastro da empresa cedente dos créditos.

A rapidez é apenas uma das vantagens de operar com FIDC´s.

PME NEWS – Qual deve ser o cenário na área de crédito para 2018?

Dora Cudischevitch – Positivo. Apesar do fator eleições, a recuperação econômica já se iniciou, portanto 2018, assim como foi 2017, deve ser um ano de recuperação lenta e gradual.

Ficamos no aguardo do desenrolar das demais reformas como da previdência e tributária para vislumbrar um futuro com uma recuperação mais robusta, sustentável e duradoura.

 

Pense Nisso

“A necessidade do planejamento financeiro independe de seu tamanho ou setor de atuação. Boa parte das micro e pequenas empresas apresentam dificuldades na administração financeira, principalmente na formação de seu capital de giro”.

Dora Cudischevitch

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