Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Sandra Regina da Luz Inácio.
PME NEWS – Qual a atual situação econômica do Brasil e as alternativas para a retomada do crescimento?
Sandra Regina da Luz Inácio – Preocupante demais para a população que depende do seu próprio trabalho para garantir seu sustento, sejam empregados ou empresários.
Os números não deixam dúvidas sobre a gravidade da situação econômica brasileira, que é a de estagnação. E os motivos que levaram à atual situação econômica do Brasil são muitos, o mais relevante deles é a total falta de investimentos em infraestrutura, que tem levado o país a perder competitividade tanto no ambiente interno quanto externo.
PME NEWS – O que as empresas fazem de errado diante de uma crise como esta?
Sandra Regina da Luz Inácio – Geralmente elas cortam custos com publicidade e propaganda e isso dificulta mais ainda a venda e faturamento da empresa. O que se indica hoje é investir em publicidade no segmento móvel (celulares, tablets, etc.), em marketing viral e também em social-commerce (redes sociais), que é uma tecnologia com custo bastante acessível em relação a outras mídias e os resultados são muito bons.
PME NEWS – Como o empreendedor deve se preparar para a inadimplência?
Sandra Regina da Luz Inácio – Com toda esta instabilidade econômica, a inadimplência cresce e isso faz com que imediatamente os bancos aumentem a rigidez nas concessões de crédito. Consequentemente, é mais difícil obterem-se financiamentos. Então, este é um momento para se retardar alguns investimentos, adiar decisões estratégicas que envolvam expansão de negócios onerosos e esperar para que se tenha uma visão melhor do que está para vir futuramente. O Brasil não vai parar, mas certamente haverá uma grande redução do nível das atividades econômicas nos próximos meses.
PME NEWS – Como se preparar para a crise atual?
Sandra Regina da Luz Inácio
A primeira coisa a fazer é não entrar em desespero, e seguir alguns conselhos:
- Reduza imediatamente seu grau de endividamento e conter despesas desnecessárias;
- Prepare-se para uma redução de vendas e pedidos;
- Revise seu mix de produtos e serviços e elimine aqueles que não estão girando em seu estoque e não possuem uma margem de lucro tão atraente;
- Otimize processos produtivos (rotinas administrativas e operacionais da empresa);
- Revise a retirada do pró-labore;
- Avalie a possibilidade de downsizing.
- Participe de eventos setoriais e faça parcerias estratégicas;
- Reavalie a política de preços, se for necessário, diminua as margens de lucro;
- Busque novos canais de vendas e distribuição para os seus produtos (uma ótima alternativa são as vendas virtuais);
- Seja o mais criativo possível, peça opiniões dos colaboradores e de outros empresários etc.;
PME NEWS – Quais os negócios que costumam crescer em tempos de crise?
Sandra Regina da Luz Inácio
- Consertos e reparos de um modo geral, pois, ao invés do consumidor comprar, ele prefere reformar o que já tem, esperando assim a crise melhorar para então poder comprar algo novo que ele idealizou.
- Venda de carros usados, já que os novos estão muito caros e as prestações são muitas para a maioria da população. O consumidor previne-se fazendo o menor número de parcelas possíveis, pois não sabe se conseguirá pagar até o final;
- Por incrível que nos pareça, aumenta a vendas de bicicletas, pois, com a alta dos combustíveis, o consumidor acaba trocando o uso de automóvel em trajetos curtos por bicicletas;
- Food Trucks, que oferece comida a preços baixos;
- Reformas de imóveis, que é o mesmo caso dos veículos (OBS: os imóveis estão superfaturados e com a nova legislação que obriga a dar 50% do valor do imóvel como entrada para imóveis usados está dificultando ainda mais a venda de imóveis).
PME NEWS – Muitos pequenos empresários identificam grande parte das aquisições como custo e não investimento. Como prová-los do investimento, mesmo em período de crise?
Sandra Regina da Luz Inácio – A primeira medida é nunca ter todos os ovos na mesma cesta. Qualquer que seja a empresa e o segmento, é preciso uma estratégia de desenvolvimento de novos produtos e de exploração de novos mercados. Um exemplo é a indústria leiteira, que passa por uma grande crise faz vários anos, estão deixando de vender o leite como commodity e investindo em transformá-lo em produtos derivados, com maior valor agregado.
Deve-se investir em tecnologia e treinamento. Empresas que vendem bens de capital (máquinas, equipamentos) devem controlar custos e pesquisar mercados no exteriorpois são alternativas a serem pensadas. Talvez, assim, consiga investir nas compras de produtos de melhor qualidade no exterior.
Empresas importadoras ou que utilizam matéria-prima importada devem verificar se há possibilidade de substituir por produtos nacionais. É fundamental controlar despesas e receitas, ter atenção aos custos fixos e pensar em investir em alternativas para atrair novos clientes e fidelizar os antigos.