A educação corporativa surgiu nos anos 80, em especial nas grandes empresas, que começaram a perceber que não podiam mais depender de instituições de ensino superior para qualificar seus colaboradores. E decidiram criar suas próprias universidades, as “Universidades Corporativas”.
Hoje a educação corporativa está diretamente relacionada ao processo de expansão das empresas. Através dela é possível identificar e formar colaboradores de talento, com o foco não só no crescimento profissional, mas principalmente na gestão dos negócios da empresa. A educação corporativa vem crescendo nas pequenas e médias empresas, graças ao apoio de Arranjos Produtivos Locais (APLs), aglomerados de agentes econômicos, políticos e sociais e associações e entidades de classes, como por exemplo, o Sistema S (SESC, SESI, SENAC, SENAI, SEBRAE).
A ABTD (Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento) divulgou recentemente o resultado da 6ª pesquisa anual, denominada “O Retrato do Treinamento no Brasil”, em parceria com empresas de consultoria e de mídia corporativa. O resultado prevê um forte crescimento de 36,9% nos investimentos em Treinamento e Desenvolvimento. A pesquisa ouviu 285 organizações de diversos segmentos e portes, inclusive pequenas e médias empresas.
A pesquisa destaca que a prioridade para 2012 será o desenvolvimento de lideranças para 54% das organizações. Isso vem de encontro com a educação corporativa, que foca tanto no aspecto de gestão sobre as pessoas, quanto nas metas traçadas para atender a missão, visão e valores da empresa.
A educação corporativa também contribui significativamente para a redução do turnover (rotatividade de uma organização) que rondam as instituições, em especial, as pequenas e médias empresas.
Para explorar mais o assunto, a PME NEWS entrevista nesta edição, o Sr. Maia Araújo, Diretor do Grupo PAIDÉIA.