Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza
PME NEWS – Que fatores contribuem para o crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil?
Luiza Helena Trajano – O reconhecimento do trabalho, a dedicação da mulher e o seu papel de extrema importância, que agrega valor e vem sendo cada vez mais respeitado. As novas premissas da administração tornaram o jeito feminino de gestão, que possui algumas características próprias como intuição, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo e uma atenção especial às pessoas, muito valorizado pelas empresas. A participação das mulheres em cargos de direção de empresas está crescendo realmente, mas ainda temos de evoluir muito.
PME NEWS – Quais as maiores dificuldades encontradas pelas Mulheres Empreendedoras?
Luiza Helena Trajano – Ter velocidade, qualidade e rentabilidade é fundamental para a empreendedora. Além desses fatores, existem outros que também devem ficar em nosso radar, como cuidar do fluxo de caixa, perceber o momento da empresa e mudá-la de ciclo para que ela não envelheça, ter foco no cliente, atendendo às suas necessidades, e cumprir o que se promete para ter credibilidade.
PME NEWS – Qual o momento certo para empreender?
Luiza Helena Trajano – O melhor momento é o agora, desde que se tenha preparo e conhecimento sobre o que se quer fazer e no que se quer atuar.
PME NEWS – Como se destacar da concorrência em um ambiente competitivo como o varejo?
Luiza Helena Trajano – No varejo, características como pioneirismo, inovação, velocidade no fazer acontecer e foco no cliente são primordiais, além de produtos com qualidade e bom preço. O Magazine Luiza cresceu com base em projetos inovadores para o varejo, e é assim que tem de ser. Nós continuamos sempre atentos às boas oportunidades.
PME NEWS – Que dica que a senhora dá aos gestores de empresa familiar?
Luiza Helena Trajano – A empresa familiar tem de ser profissional. Venho de uma família pequena. Eu entrei de baixo, não entrei como a herdeira. A empresa familiar não pode ser cabide de empregos de filhos de sócios. Ser dono é diferente de ser executivo.
PME NEWS – E quais são as dicas para as pequenas empresárias empreendedoras?
Luiza Helena Trajano – Há algumas características que, geralmente, são mais marcantes nos empreendedores que estão obtendo sucesso atualmente. Hoje, além de ter conhecimento, é preciso fazer acontecer, independentemente do cenário, opiniões ou estatísticas. É necessário ousar, fazer diferente e saber tirar o melhor das pessoas.