Todas Edições

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Empreendedorismo – Grupo Suzano

O Grupo Suzano tem participação expressiva na indústria de papel e celulose, com atuação forte também nos setores de corretagem de seguros e resseguros, gerenciamento de riscos, desenvolvimento imobiliário, softwares, produtos e serviços para os meios digitais.

Empreendedorismo faz parte da história do grupo, e tem no perfil de seu presidente, David Feffer, um empreendedor nato, com o diferencial marcado pelo alto padrão de governança corporativa, com foco na inovação e na sustentabilidade.

Na última edição do ano, o PME NEWS entrevista esse grande empreendedor, com dicas valiosas ao pequeno e médio empresário para obter sucesso em sua carreira empreendedora.

Bastidores

  • O câmbio e demanda da China por produto de higiene impulsionam a exportação de papel. O setor teve um crescimento de 6,1% nas vendas para o exterior em 2015, totalizando US$ 7,8 bilhões.
  • Só a celulose, cujas exportações subiram 8,6% ano passado, figura em sétimo lugar na lista dos produtos campeões de vendas para o exterior no Brasil. O país é o quarto maior produtor mundial de celulose, atrás apenas da China, Estados Unidos e Canadá. O Brasil mantém a posição há cinco anos graças aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, com destaque na biotecnologia, no melhoramento genético do eucalipto, principal matéria prima para a celulose de fibra curta.

Novos Desafios

  • Rosângela Rodrigues assume a coordenação da área de expansão da Único Asfaltos.
  • Giselle Machado ingressa na Universidade Veiga de Almeida como Executiva de Contas.

Dados Impressionantes

  • Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o faturamento do segmento de blusas, camisas e camisetas supera R$ 3 bilhões por ano e representa cerca de 40% do total comercializado pelo setor de confecções da área de vestuário.
  • Investidores estão atentos ao setor de saúde. Segundo a consultora espanhola Transactional Track Record (TTR), especializada em estudo de fusões e aquisições, aponta que o setor de saúde voltou a crescer nos últimos dois anos no Brasil. Em 2014 foram 37 transações, 76 em 2015. E no primeiro semestre desse ano foram fechados 41 negócios. Desde 2014, o setor movimentou R$ 18 bilhões.

Agenda

  • 6 a 11 de Dezembro – Belo Horizonte – MG 
    27ª. Feira Nacional de Artesanato 
    Informações: http://feiranacionaldeartesanato.com.br

  • 15 a 18 de Dezembro – São Paulo – SP
    FITIC – Feira de Tecnologia e Inovação 
    Informações: http://www.fitic.com.br

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de David Feffer, Presidente do Grupo Suzano.

PME NEWS – Que fatores contribuíram para o bom desempenho do setor de papel e celulose em plena crise?

David Feffer – Os impactos do atual cenário econômico são diferentes para cada um destes produtos. A celulose é um produto de preços globais e os principais mercados consumidores são América do Norte, Ásia e Europa, ou seja, depende intensamente da demanda internacional. Já o mercado de papel é regional e carrega forte correlação com a economia local.

A desvalorização cambial dos últimos dois anos tem favorecido as exportações, o que impacta diretamente o desempenho em celulose. No 1º trimestre deste ano, a Suzano vendeu 906 mil toneladas de celulose, recorde histórico, que representou um aumento de 22% na comparação com o trimestre anterior e de 6% na comparação com o 1º trimestre de 2015.

Já no mercado de papel, dados publicados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) indicam que a demanda brasileira de papéis de Imprimir & Escrever e Papelcartão (venda da indústria doméstica + importações) apresentou retração de 6% no primeiro semestre do ano, em comparação com igual período de 2015. Porém, quando abrimos este dado, notamos uma redução do volume de papel importado em 36% e um incremento nas vendas dos produtores domésticos em 2%.

PME NEWS – Quais desafios que a Suzano enfrenta para promover o desenvolvimento sustentável?

David Feffer – O objetivo é sermos competitivos ao mesmo tempo em que incentivamos o empreendedorismo e a inovação. Constantemente avaliamos novas maneiras de conduzir processos e procedimentos, priorizando iniciativas de baixo impacto e benefícios ambientais, assim como ações mitigatórias.

Temos como lema sermos fortes em nossos negócios e valores e gentis no relacionamento com nossos stakeholders (partes interessadas), com base num processo de escuta amplo e empático, na comunicação aberta, transparente e objetiva, construindo relações de qualidade que sobrevivam aos percalços do caminho.

Um exemplo disso está no nosso relacionamento com as comunidades do entorno das operações da Suzano. Substituímos a estratégia de simplesmente atender às demandas locais por um modelo participativo que inclui a criação gradativa de conselhos comunitários, dos quais não somos parte majoritária. A iniciativa faz com que essas microssociedades sejam efetivamente sustentáveis por meio de atividades geradoras de renda e que melhoram a vida das pessoas.

PME NEWS – Empresas de sucesso já fracassaram pelo menos uma vez. Qual a importância do fracasso para o sucesso?

David Feffer – O empreendedor brasileiro tende a ficar com um estigma de fracassado quando uma iniciativa não tem o sucesso esperado. A maior lição que os empreendedores devem tirar de um fracasso é que, mesmo perdendo com seus erros, ele, na verdade, está ganhando conhecimento e experiência para melhorar seu negócio. O importante é o erro não ser fatal para o empreendimento.

PME NEWS – A Suzano investe bastante em inovação. Que ações inovadoras praticadas pela Suzano podem ser adaptadas às pequenas empresas, independente do seu segmento?

David Feffer – Uma forma de gerar inovação que utilizamos na Suzano e que pode ser adaptada por qualquer empresa é de ter pessoas de qualidade na equipe em permanente desafio. Daí surge a inovação. Eu também costumo dizer que é preciso “manter um olho no peixe e outro no gato”, manter a “roda girando”, mas, ao mesmo tempo, afastar-se um pouco do dia a dia para ver o que o mundo está produzindo em inovação. Olhar para frente, para o que vem a seguir, inclusive buscando inovação em segmentos diferentes da sua área de atuação que podem inspirar o seu negócio.

PME NEWS – Qual o momento certo para empreender?

David Feffer – Não existe momento certo ou perfeito, o que existe é uma conjunção de fatores: você estar sempre olhando adiante, para o que está por vir; perceber e aproveitar as janelas de oportunidade; e estar disposto a correr riscos.

PME NEWS – Que fatores são importantes para o empreendedorismo alavancar de vez no Brasil?

David Feffer – Precisamos vencer barreiras burocráticas e culturais.  É importante que aconteça uma mudança de cultura para estimular o empreendedor a correr riscos e aceitar as imperfeições e erros como parte do processo, por exemplo. Se o primeiro negócio não funcionou ou não deu certo, conserta, tenta de novo. Se funcionar, otimiza. Precisamos estimular o empreendedorismo no Brasil e isso envolve o alinhamento entre discurso e prática. Estive recentemente no Vale do Silício e percebi o quanto as pessoas têm condições ideais para empreender naquele ambiente, desde as regulatórias até as culturais, incluindo o valor que se dá ao erro como um processo para o acerto e o sucesso de seu produto e/ou negócio.

PME NEWS – Qual mensagem o senhor daria ao empreendedor que está começando agora?

David Feffer

Duas dicas:

1. Um empreendimento exige propósito. É preciso ter paixão e amor pelo que se faz. Ao mesmo tempo, é necessário buscar os resultados com racionalidade. O equilíbrio da emoção com a razão será o sucesso de uma empresa;

2. É importante entender que mesmo em cenários desafiadores, sempre há espaço para novas oportunidades.

Pense Nisso

“O equilíbrio da emoção com a razão será o sucesso de uma empresa”.

David Feffer

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.



    PATROCINADOR

    Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e nos ajudar na melhoria da qualidade dos nossos serviços Leia nossa política de privacidade e política de cookies