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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Empreendedorismo Local e Sustentável

Como as pequenas empresas podem adotar práticas sustentáveis sem comprometer a rentabilidade?

Em entrevista ao PME NEWS, o antropólogo, professor e CEO da Kognitiva, Carlos Messeder, destaca como um planejamento estratégico sustentável pode agregar valor, impulsionar o desenvolvimento local e promover soluções sociais, contribuindo diretamente para o crescimento dos pequenos negócios. Confira!

Bastidores

  • Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado movimentou R$ 211 bilhões e registrou uma expansão de quase 8% em 2023, atraindo uma nova geração de franqueados, como jovens recém-formados em busca de independência financeira e ex-funcionários que querem abrir seus próprios negócios. Investidores mais analíticos, como os do mercado financeiro, também estão apostando em franquias por sua previsibilidade e retorno financeiro. O suporte da franqueadora e a estrutura já testada são aspectos-chave para o sucesso desses novos empreendedores.
  • Em agosto, os pequenos negócios alcançaram o menor nível de inadimplência desde abril de 2020, segundo a 8ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae.
    Cerca de 30% das empresas desse porte tiveram uma melhora no faturamento em comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o levantamento, 20% dos empreendedores ouvidos estão com dívidas/empréstimos em atraso. Em maio de 2020, essa proporção havia chegado a 40%.

Novos Desafios

  • Glades Chuery assume a coordenação do movimento Mulheres na IA.
  • Amália Cecília Costa assume como Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

Dados Impressionantes

  • Segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deste ano, 94% dos brasileiros adotam hábitos de consumo consciente, com 58% valorizando selos socioambientais. A maioria associa esse consumo à redução da poluição (61%) e ao uso sustentável de recursos naturais (58%). A pesquisa alerta as empresas para a necessidade de práticas ESG e comunicação transparente sobre ações sustentáveis. No entanto, há uma escassez de profissionais qualificados em ESG no Brasil. O estudo da Future of Jobs prevê um aumento de 33% nas vagas de sustentabilidade até 2027, com cerca de 1 milhão de novas oportunidades, mas a formação profissional não está acompanhando esse crescimento, o que pode dificultar o alcance de metas climáticas.
  • O estudo “IA: radiografia de uma revolução em curso”, da Minsait, revela que 67% do setor industrial já utiliza Inteligência Artificial (IA) na fabricação e 60% para melhorar a qualidade dos produtos e a segurança dos colaboradores. A pesquisa, com mais de 900 organizações públicas e privadas de 15 diferentes setores do mercado global, também destaca o uso da IA na tomada de decisões estratégicas, considerada essencial para 25% das corporações. Apesar do interesse, o levantamento sinaliza que há barreiras, como dificuldades em identificar aplicações de valor, falta de infraestrutura tecnológica e visão estratégica na alta gestão, que ainda limitam a plena adoção da IA na indústria.

 

Agenda

6 a 8 de novembro – São Paulo – SP
RD Summit 2024
Local: Expo Norte

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue a entrevista de Carlos Messeder.

PME NEWS – Como os pequenos negócios podem integrar práticas sustentáveis em seus modelos de operação sem comprometer a rentabilidade?

Carlos Messeder – Os pequenos negócios não só podem como devem integrar práticas sustentáveis em seus modelos de operação, pois isso vai não apenas ajudá-los a manter, mas também a aumentar a rentabilidade, tanto através de um melhor posicionamento no mercado, em termos de marca, reputação, etc. quanto em termos da própria atratividade de seus produtos e/ou serviços, seja em função de um melhor preço ou mesmo em função de outros atrativos que lhes agreguem valor para os consumidores. Trabalhar com fornecedores locais pode reduzir os custos de transporte e ajudar a construir uma rede de apoio na comunidade. Oferecer produtos ou serviços que sejam sustentáveis pode atrair consumidores preocupados com a sustentabilidade. Buscar parcerias com organizações sustentáveis ou obter certificações ambientais pode abrir novas oportunidades de negócios e acesso a mercados que priorizam a sustentabilidade. Utilizar tecnologia para otimizar processos pode ser um investimento inicial que trará retornos financeiros. Essas são algumas sugestões que podem ajudar na incorporação de práticas sustentáveis

PME NEWS – Como a inovação pode ajudar os empreendedores locais a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo?

Carlos Messeder – A inovação é uma ferramenta poderosa para os empreendedores locais destacarem-se em um mercado competitivo, e isso pode ser alcançado de diferentes maneiras. Um primeiro caminho para introduzir inovações que possam atrair mais clientes e/ou consumidores é buscar envolvê-los no processo de desenvolvimento de produtos ou serviços, solicitando feedback e sugestões, o que pode levar a inovações que realmente atendem às necessidades do público-alvo. Esse trabalho de aproximação e parceria com outros empreendedores locais, artistas ou organizações locais pode gerar novas ideias e atrair clientes, além de fortalecer a rede de negócios. Outro aspecto importante pode ser a brusca de novas formas, inovadoras, de experiência do cliente tanto no ponto de venda quanto no relacionamento com o fornecedor de determinado serviço, o que pode ser fortemente auxiliado pela frequente maior proximidade dos pequenos negócios com seu púbico consumidor. Inovar pode ser um caminho muito menos complicado do que se imagina à primeira vista.

PME NEWS – De que forma políticas públicas e incentivos fiscais podem apoiar a criação de negócios sustentáveis em nível local?

Carlos Messeder – Políticas públicas e incentivos fiscais podem desempenhar um papel importante no apoio à criação de negócios sustentáveis em nível local. A definição de regulamentações que incentivem a sustentabilidade, como normas de construção verde ou requisitos de eficiência energética, cria um ambiente favorável para negócios sustentáveis. A colaborações entre o governo e o setor privado ou a valorização da busca constante de parcerias entre as próprias empresas, sobretudo as pequenas, ou entre as empresas e as comunidades nas quais estejam inseridas são fatores que contribuem para a sustentabilidade. No que se refere a incentivos fiscais ou políticas de subsídio, reduções de impostos ou isenções para empresas que adotam práticas sustentáveis podem estimular mais empreendedores a seguir esse caminho. Ao mesmo tempo, a disponibilização de fundos, empréstimos a juros baixos ou subsídios para startups que investem em tecnologias verdes ou práticas sustentáveis pode ajudar a reduzir o risco financeiro associado à implementação dessas iniciativas. Ações como estas ajudam a criar negócios sustentáveis.

PME NEWS – Como as parcerias entre pequenos negócios e iniciativas comunitárias podem fomentar o desenvolvimento local sustentável?

Carlos Messeder – As parcerias entre pequenos negócios e iniciativas comunitárias são fundamentais para o fomento do desenvolvimento local sustentável, uma vez que essa colaboração pode impulsionar o consumo local, intensificar a circulação de dinheiro dentro da comunidade e fortalecer a economia regional. Ao mesmo tempo, iniciativas comunitárias podem facilitar o envolvimento dos cidadãos, permitindo que pequenos negócios construam relacionamentos mais fortes e significativos com seus clientes, aumentando a lealdade. Outro aspecto importante é a possibilidade de compartilhar recursos e infraestrutura através de iniciativas comunitárias, como espaços para eventos, equipamentos ou serviços, reduzindo custos e aumentando a eficiência. Ao mesmo tempo, parcerias criam uma rede de apoio entre os negócios e a comunidade, permitindo o compartilhamento de conhecimentos, experiências e melhores práticas, facilitando a sustentabilidade de pequenos negócios. Finalmente, juntos, pequenos negócios e iniciativas comunitárias podem desenvolver soluções inovadoras para problemas locais, como a falta de serviços ou o desemprego, gerando impacto social positivo, e, portanto, maior sustentabilidade dos negócios.

PME NEWS – Qual o papel da educação empreendedora na formação de negócios inovadores e sustentáveis em pequenas comunidades?

Carlos Messeder – A educação empreendedora desempenha um papel crucial na formação de negócios inovadores e sustentáveis em pequenas comunidades, uma vez que ela proporciona habilidades práticas, como gestão financeira, marketing e desenvolvimento de produtos, essenciais para a criação e boa manutenção dos negócios. Ao mesmo tempo, cursos e workshops que incentivam a inovação ajudam os empreendedores a pensarem fora da caixa, desenvolvendo soluções criativas para problemas locais e atendendo a demandas específicas da comunidade. A educação pode, também, incluir temas relacionados à sustentabilidade, capacitando os empreendedores a adotarem práticas responsáveis e ecoeficientes desde o início de seus negócios. Programas educacionais, por sua vez, também promovem a formação de redes de contatos entre empreendedores, facilitando colaborações que podem levar a inovações e sinergias. Ao capacitar os indivíduos, a educação empreendedora contribui também para o empoderamento da comunidade, promovendo a autossuficiência e incentivando a criação de negócios que atendam a necessidades locais e aumentem a auto-estima das comunidades locais.

PME NEWS – De forma suscinta, como o planejamento estratégico pode contribuir para as pequenas empresas crescerem de forma sustentável?

Carlos Messeder – O planejamento estratégico é fundamental para o crescimento sustentável das pequenas empresas. Inicialmente, este tipo de planejamento ajuda a estabelecer metas de longo prazo que considerem tanto a rentabilidade quanto a sustentabilidade, orientando as ações da empresa no seu dia a dia. Além disso, permite analisar o mercado e identificar nichos sustentáveis, promovendo inovações que atendam às demandas dos consumidores, além de auxiliar na identificação e mitigação de riscos ambientais e sociais, preparando a empresa para lidar com desafios e crises sem perda de tempo. Por outro lado, um planejamento claro envolve os colaboradores, aumentando o engajamento e a produtividade, essencial para um crescimento sólido. Além, claro, de facilitar a gestão dos recursos financeiros, humanos e materiais, garantindo que estes sejam utilizados de maneira responsável e eficiente. Esses são exemplos do que o planejamento estratégico pode fazer pelas empresas.

Pense Nisso

“O empreendedorismo local impulsiona a sustentabilidade, fortalece comunidades e cria oportunidades de crescimento econômico responsável e duradouro”.

Carlos Messeder

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