Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate
PME NEWS – Mesmo em um ano de crise, o Rei do Mate vem em ritmo de crescimento. Que fatores contribuíram para isso? Qual a sua expectativa para 2017?
Antonio Carlos Nasraui – Há algum tempo, a rede Rei do Mate tem investido na busca por novas opções de mercado, a fim de consolidar ainda mais a expansão, ampliando sua atuação para além das tradicionais lojas em galerias, shoppings, hipermercados e nas ruas.
Utilizando a identificação de pontos que aliem a concentração de clientes com potencial de consumo à alta demanda por produtos como principal critério para a escolha de novas frentes de atuação, a empresa baseia-se nos dados provenientes de três aspectos imprescindíveis – concentração, circulação e retenção.
Com perfil de consumo parecido com os dos shoppings, os novos mercados potenciais apresentam circulação menor, porém financeiramente compensada pela retenção que costuma ser alta em locais que possuem públicos fechados.
Seguindo esses preceitos, atualmente, o Rei do Mate conta com lojas instaladas nos estúdios da Globo, em duas unidades da Avon e em hospitais, além de estar ampliando seus investimentos em unidades que seguem o conceito Store in Store, como as já existentes em lojas da Lustres Yamamura e Leroy Merlin.
Para 2017, a rede tem como foco expandir sua atuação em aeroportos, terminais rodoviários e de transporte, hospitais e em unidades que sigam o conceito Store in Store.
PME NEWS – Para se alcançar o sucesso, momentos de fracassos ocorreram. Que lições o senhor tira desses momentos?
Antonio Carlos Nasraui – Acredito que estes momentos de fracasso são importantes, pois nos deixam mais preparados para compreender quais são os principais erros que estamos cometendo e buscar não repeti-los. Devemos nos espelhar naquilo que fez sucesso e esquecer as falhas que, apesar de normais, devem ser únicas.
PME NEWS – O Rei do Mate está perto de completar 40 anos e sua característica forte é a inovação. Poderia citar algumas ações inovadoras recentes?
Antonio Carlos Nasraui – A rede Rei do Mate viu na fidelização de seus clientes um meio de conquistar seus objetivos. Prova disso, são as inúmeras ações e campanhas ligadas à área, que vêm intensificando-se cada vez mais, garantindo aos franqueados um modelo de negócio bastante competitivo.
Entre as atividades desenvolvidas neste âmbito, podemos destacar a adoção do sistema Uau-fi, um programa personalizado, interativo e diferenciado de internet sem fio que permite identificar as preferências do cliente e, assim, aprimorar o atendimento, e a promoção “Você de Rei na Universal”, viabilizada graças a uma parceria com a Universal Orlando Resort, que levará um cliente e mais três acompanhantes para os dois parques do complexo.
PME NEWS – Qual o impacto do modelo de franquias para os resultados do Rei do Mate?
Antonio Carlos Nasraui – Partindo do preceito de que os sucessos de uma rede e seu crescimento precisam ser suportados por um modelo de negócios consistente e com diferenciais competitivos, a rede Rei do Mate, maior casa de mates do país, enxergou na crise um sinal de oportunidade.
Referência no mercado de franquias brasileiras, em 2015, registrou um faturamento de cerca de R$230 milhões. Apostando no trio: criatividade, planejamento e investimento, criou diferenciais que, além de garantirem bons resultados no processo de expansão, foram capazes de superar as adversidades existentes no meio empresarial, firmando ainda mais a consolidação da marca.
PME NEWS – Que fatores são importantes para o empreendedorismo alavancar de vez no Brasil?
Antonio Carlos Nasraui – Para empreender é necessário estar bem preparado. É importante analisar detalhadamente o mercado e as oportunidades por ele oferecidas, a fim de identificar o que realmente atende às necessidades de seu público alvo, minimizando, assim, os riscos do negócio.
Apesar de o cenário político e econômico do país estar melhorando, o clima de incertezas ainda gera uma insegurança nas pessoas que desejam começar um negócio. A falta de clareza nas perspectivas de aumento de impostos e juros pode influenciar, por isso, assim que esses aspectos melhorarem, as pessoas passam a não ter medo de arriscar e negociam mais.
PME NEWS – Como o senhor analisa a concorrência com produtos de marcas globais?
Antônio Carlos Nasraui – Somos uma empresa 100% brasileira e queremos reafirmar a nossa brasilidade. Se o consumidor quiser consumir um mate, uma coxinha ou um café expresso, que são produtos 100% nacionais, ele vai encontrar no Rei do Mate.
PME NEWS – Qual mensagem o senhor daria ao empreendedor que está começando agora?
Antonio Carlos Nasraui – O principal é sempre ter perseverança e permanecer atual. Saber reinventar-se a cada dia e estar por dentro das novidades do mercado, podem fazer o seu negócio acompanhar este crescimento.