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O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Eventos Esportivos – Oportunidades

Os mega eventos esportivos movimentam grandes negócios. Os jogos olímpicos de 2016 por exemplo, deve gerar 100 mil empregos diretos e 80 mil voluntários na cidade do Rio de Janeiro e contribuirá com mais postos de trabalhos diretos e indiretos no Brasil. Em agosto, teremos uma visão mais clara, quando o Rio de Janeiro receberá de Londres a gestão do ciclo olímpico que se estenderá até 2016.

Para 2014, cerca de 8 mil micro e pequenas empresas, nas 12 cidades-sedes, devem se beneficiar com as oportunidades de negócios que serão geradas pela Copa das Confederação em 2013 e principalmente pela Copa do mundo de 2014 no Brasil.

O SEBRAE lançou o programa SEBRAE 2014: oportunidade para micro e pequenas empresas, que visa preparar o empresário para se beneficiar com esses eventos. Segundo o presidente do Sebrae, Luiz Barreto, “A Copa do Mundo é uma chance de aumentar a competitividade das micro e pequenas empresas brasileiras. Assim, ao identificarmos as oportunidades que serão geradas e os requisitos necessários, estaremos preparando as empresas para se desenvolverem antes, durante e, principalmente, após o evento. Este será o grande legado que a Copa do Mundo deixará para os pequenos negócios brasileiros”.

O economista-chefe do Banco Itaú, Ilan Goldfajn, estima que até 2014 o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 0,5% a cada ano a mais do que se não houvesse o mundial. “Em 2012, a economia irá crescer cerca de 3,5%, motivada principalmente pelos preparativos da Copa”.

Entretanto, alguns empresários, principalmente os de micro e pequeno porte, temem que a realização da copa não venha gerar tantos negócios assim, devido a Lei Geral da Copa. O coordenador do Sebrae do Rio de Janeiro, o sr. Yêddo Bittencourt, esclarece essa e outras dúvidas na entrevista concedida à PME NEWS nesta edição.

Bastidores

  • A L´Oréal vai abrir rede de lojas da marca Kiehl´s no Brasil, em parceria com a Dufry.
  • A Dell compra a AppAssure, fornecedora de softwares de backup.
  • A PSA Peugeot Citroën e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) firmam acordo de Cooperação Técnica.
  • A Carlyle compra rede Ri Happy de brinquedos.

Novos Desafios

  • Robinson Balestero assume a gerência de Supply Chain na Schwing Equipamentos Industriais.
  • Claudia Mittelstaedt está a frente da coordenação de RH da Claire Conference.
  • Marcelo Botelho ingressa na Alufran Refeições Industriais como Consultor Comercial.

Dados Impressionantes

  • O Super Simples já conta com mais de 6 milhões de micro e pequenas empresas e empreendedores individuais (EI).
  • O setor de alimentação natural e suplementos irão movimentar mais de US$ 20 bilhões até 2014.
  • A BG assinou convênio de R$ 3,5 milhões com a UFRGS. Vai financiar pesquisas da universidade gaúcha nas bacias de Campos e Santos.
  • Cartão BNDES a microempresário libera R$ 7,6 bilhões.

Agenda

  • 9 a 12 de Abril – São Paulo
    ABRIN – A maior feira de brinquedos da América Latina
    Informações: www.abrin.com.br
  • 13 a 22 de Abril – Brasília
    FINNAR – Feira Internacional de Negócios do Artesanato
    Informações: www.finnar.com.br/
 

Entrevista

Essa coluna é destinada a entrevistas com gestores, executivos e empresários de destaque. 

Segue abaixo entrevista com o Yêddo Bittencourt da Silva Junior, Coordenador do Sebrae do Rio de Janeiro.

PME NEWS – O Sebrae lançou o programa SEBRAE 2014, com o foco nos impactos positivos que serão gerados com a realização da Copa do Mundo para as micro e pequenas empresas. Porém, até que ponto, a Lei Geral da Copa poderá não comprometer nesses impactos positivos?

Yêddo Bittencourt – A Lei Geral da Copa atenderá a necessidade de formalizar o relacionamento entre o país-sede e a Fifa e terá como principal objetivo regulamentar as responsabilidades da União, durante a realização dos jogos. Trata-se de uma legislação que transita sobre várias matérias como garantias tributárias do país para a realização dos jogos, concessão de vistos de trabalho, proteção da Fifa na utilização da logomarca dos jogos, venda de bebidas alcoólicas nos estádios, venda de ingressos etc. A lei não trata especificamente dos pequenos negócios. É importante que a lei exista para que o evento transcorra da melhor forma possível e com garantias tanto para o país-sede quanto para a Fifa. 

As oportunidades que virão com a Copa são muitas e com certeza a legislação não irá impactar nas inúmeras possibilidades de crescimento dos empreendedores brasileiros em todos os setores relacionados, como hotéis, bares, restaurantes, comércio, construção civil, tecnologia da informação, serviços de transporte etc.

PME NEWS – Haverá um alto investimento para a realização da copa do mundo e certamente o setor da construção civil será um dos mais beneficiados.  Porém, o assunto relacionado a emprego, para esse setor, em sua maioria tende a ser temporário. O Sebrae possui algum estudo prevendo como esse contingente poderá ser aproveitado de forma permanente?

Yêddo Bittencourt –  Nosso foco prioritário é o atendimento a pessoas jurídicas, ou seja, empreendedores individuais, micro e pequenas empresas e nossos estudos estão relacionados à geração de negócios para estes segmentos. O estudo que temos em relação à Copa, elaborado pela FGV para o Sebrae,  aborda as oportunidades de negócios que serão geradas em função dos eventos esportivos que serão realizados no país. Foram detectadas mais de 900 oportunidades em nove segmentos, entre eles, o de construção civil. E, naturalmente, quando há oportunidades de negócios, há oportunidades de empregos. No entanto, nosso estudo não se detém especificamente sobre este último item. De qualquer forma, assim como ocorre com as empresas, é importante que os trabalhadores estejam capacitados e informados para aproveitar as oportunidades que virão.

PME NEWS – Qual a subsede que deve gerar mais negócios?

Yêddo Bittencourt – A cidade que tiver melhor infraestrutura para receber os atletas e turistas, assim como logística de transporte que atenda à necessidade de locomoção para os locais dos jogos, além de oferecer  atendimento com qualidade e eficiência nos setores hoteleiro e de comércio e serviços. Um bom atendimento pode resultar em marketing positivo “boca a boca”, podendo atrair outros turistas para visitar essa cidade.

PME NEWS –  Eventos como a Copa do Mundo é visto como arriscado para empresas que não possuem uma saúde financeira estável. Como o Sebrae pode orientar as pequenas empresas para eventos grandiosos como esse?

Yêddo Bittencourt – Dependendo do setor que o empresário atue, as oportunidades são as mais variadas. O Programa SEBRAE 2014 foi elaborado exatamente para preparar e desenvolver o empresário para aproveitar da melhor maneira as oportunidades disponíveis no mercado. O programa inclui capacitação; inteligência competitiva, com fornecimento de informações sobre oportunidades de negócio; e a realização de rodadas e encontros de negócios, a fim de aproximar os pequenos empreendimentos das empresas que estão participando da cadeia de fornecimento da Copa.  Se você tem interesse em participar, entre em contato com a gente pelo 0800-570-0800. 

Pense Nisso

“O sucesso é uma consequência e não um objetivo”.

Gustave Flaubert

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