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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

GAMIFICAÇÃO

Você já recorreu aos jogos para promover inovação e engajamento e aplicá-los de forma estratégica? Se sim, parabéns. Você utiliza a Gamificação. Mas, não para por aí. São muitos os desafios e, claro, muitos benefícios que ela proporciona ao meio empresarial.

E para a entendermos melhor, convidamos a Glades Chuery, Diretora da Taticca Allinial, que dá altas dicas do seu uso, não apenas no cenário corporativo, como também, nas PMEs. Confira!

Bastidores

  • A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) prevê um crescimento acima de 11% para este ano. No ano passado as seguradoras arrecadaram R$ 663 bilhões (valores pagos pelos clientes para ter o risco garantido). As indenizações (valores pagos aos clientes pelas seguradoras) fechou 2023 com R$ 460 bilhões pagos aos clientes. Tanto em 2023 quanto em 2024, o setor deve representar 6,2% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Porém, a aprovação da Lei 14.652, que permite o uso de planos de previdência e títulos de capitalização como garantia em operações de crédito, a aprovação da Reforma Tributária, a apresentação no Senado do PLC 29/17, a “nova” Lei de Seguros, após acordo com o governo, cuja expectativa é de aprovação no primeiro semestre de 2024 e regulamentação ao longo do ano e o avanço do projeto do seguro social contra catástrofe, são alguns dos fatores que poderão influenciar na previsão.
  •  A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) prevê fechar 2024 com 4.518.931 de unidades emplacadas, um crescimento de 13,54%. Assim distribuídos, em unidades emplacadas: veículos leves (2.440.887), motocicletas (1.834.571), caminhões e ônibus (144.177), implementos rodoviários – componentes projetados para serem acoplados a um veículo motorizado (99.296). A melhora na oferta do crédito, o aumento do transporte rodoviário (em função da elevação dos custos das passagens aéreas e a renovação da frota de ônibus urbanos) e o ambiente positivo na indústria são alguns dos fatores que sinalizam o otimismo.

Novos Desafios

  • Valeria Café assume a Diretoria Geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).
  • Flávio Moitinho é o novo Diretor de Negócios da Liferay para a América Latina.

Dados Impressionantes

  • Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor alcançou em 2023 o valor recorde de exportação: US$ 911,2 milhões. Em importações, o resultado total foi de US$ 830,4 milhões.Por categoria, os produtos que mais se destacaram na exportação foram: Produtos para Cabelos (US$ 200,2 milhões). Eles representam 22% do total exportado, os Sabonetes e produtos de Higiene Oral, respectivamente, (US$186,6 milhões) e (US$ 95,7 milhões).
  • Segundo levantamento da Nuvemshop, as PMEs online faturaram R$ 1,4 milhão com a volta às aulas, entre 1º e 14 de janeiro deste ano, um crescimento de 8% comparados ao mesmo período de 2023. Foram vendidos 19,5 mil itens, os mais procurados foram: planners, agendas, calendários e cadernos. O ticket médio por compra foi de R$230 e o meio de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (45%), seguido pelo Pix (42,5%). Dentre as redes sociais, o Instagram foi a alternativa que mais converteu vendas para o e-commerce de papelarias (95%), acompanhado pelo Facebook (2,5%) e Youtube (1,5%). O ranking dos estados com maior faturamento das papelarias é liderado por São Paulo (R$ 514 mil), seguido por Santa Catarina (R$ 378 mil) e Rio de Janeiro (R$ 117 mil), Minas Gerais (R$ 110,5 mil) e Espírito Santo (R$ 65 mil).

Agenda

18 a 21 de fevereiro – São Paulo – SP
Home, Gift & Têxtil
LocaL: São Paulo Expo

15 a 18 de abril – Rio de Janeiro – RJ
Web Summit Rio
Informações: https://rio.websummit.com/

 

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue a entrevista de Glades Chuery.

PME NEWS – Como a gamificação está sendo utilizada e em que setores ela tem o maior impacto?

Glades Chuery Toda inovação, por menor que seja, requer um período para aprendizagem. Na gamificação isso não é diferente!

A gamificação, que utiliza mecânicas de jogos, tem sido aplicada em diversos setores com o objetivo de aumentar o engajamento, incentivar profissionais e principalmente facilitar o aprendizado. Alguns setores tiveram maior impacto, principalmente após a pandemia. Mas isso em nada mudou a qualidade do aprendizado, ao invés disso, melhorou os indicadores das escolas e empresas.

Preciso destacar que alguns setores, como educação e marketing, já aplicavam práticas de gamificação e não sabiam ou não davam este nome.

Alguns setores que já se beneficiam com a gamificação: Educação, Saúde, Marketing, Recursos Humanos, Desenvolvimento de Softwares e claro o Setor Financeiro.

Estes são apenas alguns exemplos. Mas a área de Compliance, que requer o uso contínuo de treinamentos e atualizações, o processo de gamificação passou a ser um grande aliado.

PME NEWS – Quais são os principais benefícios da gamificação para as empresas?

Glades Chuery – Dá para dizer que a gamificação oferece vários benefícios para quem aplica de forma genuína e verdadeira. Posso elencar alguns benefícios mais tangíveis, que é o engajamento dos times (independente do tema abordado). Alguns dos principais benefícios incluem: Educação e Treinamento, Mudança de Comportamento, Feedback Instantâneo, Competitividade, Dados e Análise, Aumento das Vendas, Inovação e Redução de Custos.

PME NEWS – Quais são os desafios enfrentados pelas empresas ao implementar estratégias de gamificação?

Glades Chuery – Sendo bem honesta, o maior desafio são as pessoas! Elas são um dos maiores impedimentos para que os processos de gamificação (em qualquer processo ou tema) evoluam. As vezes por receio, vergonha, medo etc., muitas pessoas evitam.

Por outro lado, ao implementar estratégias de gamificação, principalmente nas empresas é preciso estar atento(a) à alguns elementos importantes, que podem dar “errado”.

Para suplantar esses desafios, é crucial que as empresas ou quem quer que adote procedimentos de gamificação, utilizem uma abordagem estratégica, envolvendo especialistas, coletando feedback contínuo e estando dispostas a iterar e adaptar suas estratégias conforme necessário, SEMPRE!

PME NEWS – Como a gamificação pode ser usada para melhorar a produtividade dos funcionários?

Glades Chuery – Num contexto empresarial, uma das dinâmicas que envolvem a gamificação é o fator “recompensa”. Muitos de nós somos movidos a recompensas. Isso não significa dizer que somos “interesseiros”.  Um dos atributos da gamificação é a recompensa ou premiação. Mas eu não falo somente de valores pecuniários (“grana”), mas reconhecimento público, promoções, desenvolvimento de autoridade e lideranças, ou até mesmo bonificações em dinheiro ou prêmios.

No segmento de Compliance, numa promoção gamificação de treinamento ou qualquer outra atividade, evita-se ofertar qualquer tipo de reconhecimento em dinheiro ou demais bonificações, como brindes acima de determinados valores, viagens etc.,

Mas outras áreas, como vendas e marketing, utilizam a gamificação como um motor, isto é, quanto mais vendas ou pontos aquele colaborador fizer, melhor será sua bonificação. 

PME NEWS – Cite exemplos do uso da gamificação no mercado?

Glades Chuery – Certamente! O uso da gamificação tem se espalhado por diversos setores do mercado.

Aqui estão alguns exemplos notáveis:

  • Duolingo: Este aplicativo muito popular de aprendizado de idiomas utiliza mecânicas de jogo como pontos, níveis, e desafios diários para incentivar os usuários a estudarem regularmente.
  • Nike Run Club: Este é um app que incentiva corrida, permitindo que os usuários definam metas, participem de desafios, compartilhem seus progressos e até possam competir com amigos.
  • Waze: Este já é um app que utilizada a comunicação dos usuários para indicação do trânsito. Muito popular no Brasil e no resto do mundo. Utiliza o sistema de “avatar” e o sistema de recompensa.

Estes são apenas alguns exemplos, mas a gamificação está sendo explorada e implementada em muitos outros contextos, desde aplicações menores em empresas locais até grandes campanhas de marketing global. O potencial da gamificação é vasto e continuará a crescer à medida que mais setores reconhecerem seu valor.

PME NEWS – Como as pequenas empresas podem aplicar a gamificação em seu negócio?

Glades Chuery – As pequenas empresas podem beneficiar-se da gamificação, pois ela se tornou bem mais acessível com os recursos de tecnologia. Algo importante a se lembrar é que, para se implementar a gamificação em um pequeno negócio, é crucial entender o público-alvo, os objetivos do negócio e o orçamento disponível. Algumas dicas são importantes, para quem pensa nesta implantação, a saber:

  1. Definir Objetivos Claros: Antes de começar, determine o que você deseja alcançar com a gamificação. Pode ser aumentar o engajamento dos clientes, incentivar compras repetidas, promover um novo produto ou melhorar a formação de sua equipe.
  2. Entenda Seu Público: Saiba o que motiva e interessa seus clientes ou equipe. Isso ajudará a criar mecânicas de jogo que sejam verdadeiramente envolventes.
  3. Comece Simples: Você não precisa de um sistema complexo para começar. Um programa de fidelidade simples, por exemplo, onde clientes ganham pontos por compras que podem ser trocados por descontos ou produtos, já é uma forma de gamificação.
  4. Plataformas Existentes: Existem muitas ferramentas e plataformas disponíveis que facilitam a introdução da gamificação. Por exemplo, aplicativos de programas de fidelidade que podem ser personalizados para sua marca.
  5. Promova Competições: Organize competições ou desafios entre seus clientes. Por exemplo, um restaurante pode ter um desafio onde o cliente que postar a foto mais criativa com um prato do menu ganha um desconto ou item gratuito.
  6. Feedback e Recompensas: Ofereça feedback constante e recompense os comportamentos desejados. Isso pode ser feito através de pontos, emblemas, descontos, reconhecimento público, entre outros.
  7. Integração com Redes Sociais: Encoraje os clientes a compartilharem suas conquistas e recompensas nas redes sociais. Isso não apenas engaja o cliente, mas também promove sua marca para um público mais amplo.
  8. Engajamento da Equipe: A gamificação não se limita aos clientes. Pode ser usada internamente para motivar a equipe, por exemplo, através de programas de treinamento gamificados ou competições de vendas.
  9. Avalie e Ajuste: Monitore o desempenho de sua estratégia de gamificação. Recolha feedback dos participantes e esteja pronto para fazer ajustes conforme necessário para melhorar a experiência.
  10. Mantenha-o Fresco: A gamificação requer inovação contínua para manter os participantes engajados. Considere introduzir novos desafios, recompensas ou mecânicas de jogo periodicamente.

Pense Nisso

“Para se implementar a gamificação em um pequeno negócio, é crucial entender o público-alvo, os objetivos de negócio e o orçamento disponível”. 

Glades Chuery

 

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