Todas Edições

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Humanização: o novo desafio das marcas

Pode até soar paradoxal, mas a realidade de relações cada vez mais virtuais com os consumidores vem exigindo das marcas esforços no sentido de interagirem com eles de forma mais humanizada. “Trazer mais calor ao atendimento mostra-se uma necessidade frente ao distanciamento físico próprio de nosso tempo”, conforme sinaliza a professora, escritora e CEO da RM Lux Consultoria e Conhecimento, Rosana de Moraes, em entrevista concedida este mês ao PME NEWS.

De fato, esse é um grande desafio que as marcas estão enfrentando e algumas têm se destacado nesse cenário. Rosana enumera alguns exemplos que servem de referência para o mercado, inclusive para as pequenas empresas, com potencial até para ampliar a fidelização de seus públicos. Confira!

Bastidores

  • Segundo o levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (IBRE/FGV) para Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), o comércio online e o aumento do consumo de alimentos durante a pandemia contribuíram para o bom desempenho da produção de embalagens, que cresceu 0,5% no ano passado. As embalagens plásticas, que avançou 6,8% comparado a 2019, e o papel e papelão ondulado, com alta de 1%, foram os que mais se destacaram. O estudo aponta também que o grande desafio é a pressão de custos dos insumos usados para a produção das embalagens, como resinas, papelão, aço, dentre outros, mas com a recuperação da economia mundial, a demanda por esses produtos deve ser ampliada. E projetam para este ano um crescimento na produção. Estima-se entre 4,4% e 5,9%, comparados a 2020.
  • A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia o novo valor de referência para as microfranquias, que passa a ser de no máximo R$ 105 mil. Este valor equivale a três vezes o PIB per capita, que, segundo o IBGE, foi de R$ 35.172 em 2020. A inflação dos últimos anos também é levada em consideração para a definição do novo teto. De acordo com o último levantamento realizado pela ABF em 2020, o país opera com 562 redes com modelo de microfranquia. Os Quiosques têm um retorno mais rápido do investimento, em média de 3 a 8 meses, seguido pelas operações Home Based, com o retorno de 6 a 11 meses. A Pit Stop Skol, Kumon, Acqio, Ceopag e Ceofood lideram o ranking das microfranquias brasileiras.
  • O programa BNDES Garagem vai acelerar as pequenas empresas e startups comprometidas com o meio ambiente e a redução da desigualdade social. O  programa lançado em julho está em sua segunda edição  e apoiará o empreendedorismo das pequenas empresas e seus negócios em dois estágios: Criação, para quem está desenvolvendo um negócio de impacto e quer apoio para dar os primeiros passos e Tração, para quem já tem um negócio de impacto e quer apoio para crescer. O programa contempla workshops, conteúdos, acompanhamento individual, mentorias, eventos de conexão e acesso à rede de parceiros(as). Inscrições até o dia 5 de agosto de 2021. Informações: https://garagem.bndes.gov.br/

Novos Desafios

  • Pâmela Vaiano é a nova diretora de comunicação da Único, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital.
  • Leandro Freitas é o novo CEO da Viajar Faz Bem.

Dados Impressionantes

  • De acordo com o Painel de Dados de Mercado da ABIHPEC – Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos, o setor de Perfumaria foi o que mais se destacou no primeiro quadrimestre deste ano, com a alta de 22% em vendas, comparados ao mesmo período de 2020. O segmento de produtos feminino teve um crescimento de 26%, contra 15% do masculino. As ações promocionais e datas comemorativas, como o Dia das Mães, contribuíram para os resultados. O estudo aponta também o desempenho dos demais setores no período: A Higiene Pessoal registrou alta de 11,4% nas vendas, com destaque para os sabonetes (+22%), shampoos (+2%) e condicionador (+1%); Tratamento Capilar também teve alta (+18%). O consumo do álcool em gel se manteve estável, já no setor de cosméticos, a maquiagem para as unhas se destacou, com um crescimento de 8,7%, impulsionados pelo lançamento de edições limitadas de esmaltes, que tiveram ampla divulgação nas redes sociais. Os cuidados com a pele também mostraram ótimo desempenho. Os hidratantes corporais tiveram um aumento de 40%, seguido dos tônicos faciais (+23%) e dos produtos anti-acne (+28%). Surpreendente mesmo foi a queda de 17,9% nas vendas do setor Tissue, composto pelo papel higiênico, toalha de papel multiuso e lenço de papel, o levantamento aponta a alta dos custos dos insumos, devido o dólar, como um dos fatores para o resultado.
  • De acordo com balanço da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) houve um aumento de 45% na produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período em 2020, chegando a 568.863 unidades. A expectativa é que sejam produzidas mais de 1 milhão de motocicletas este ano. As categorias mais emplacadas foram Street, seguidas da Trail Motoneta.

Agenda

  • 5 de agosto – Prazo para a inscrição do programa BNDES Garagem
    Informações: https://garagem.bndes.gov.br/
  • 21 a 23 de setembro – 19º Congresso Brasileiro de Embalagem
    Informações: https://abre.org.br/eventos/

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue a entrevista de Rosana de Moraes.

PME NEWS – Muito se tem falado atualmente em humanização das marcas. A que esse movimento se refere exatamente?

Rosana de Moraes – Bem, as relações comerciais, profissionais e até pessoais têm se tornado cada vez mais virtuais. Mesmo antes da pandemia, a Internet encarregou-se de facilitar nossas vidas, mas essa conveniência de resolver tudo remotamente e de forma mais veloz e eficiente também tem seu preço. Ela traz consigo o distanciamento humano. Em tempos de pandemia, esse distanciamento acentuou-se devido às necessidades de ordem sanitária. E, num momento de maior fragilidade e carência de segurança e de afetos, a sensação de relacionar-se com pessoas tem se tornado cada vez mais reconfortante.

Consequentemente, as marcas mais humanizadas vêm levando vantagem – afinal, elas precisam conquistar não apenas os bolsos dos consumidores, mas, fundamentalmente, seus corações. Essa ligação afetiva torna-se essencial para um relacionamento de longo prazo com os clientes.

A humanização pode parecer uma contradição num mundo cada vez mais virtual, mas ela é justamente uma resposta, uma necessidade frente ao distanciamento físico de nosso tempo. É necessário que as marcas levem calor a seus públicos. Mais do que nunca!

PME NEWS – Você considera que a busca pela humanização é consequência direta do isolamento imposto pela pandemia?

Rosana de Moraes – Não. Na verdade, as pandemias, assim como outros grandes históricos traumáticos, como as guerras e catástrofes naturais, antecipam a adoção de tendências que vinham se desenhando antes delas. Elas não criam esses movimentos, mas os descortinam e aceleram sua assimilação. A humanização das marcas é uma delas. Já havia a demanda dos consumidores por relacionamentos mais pessoais com as marcas. O que aconteceu foi a emergência da necessidade das empresas se adequarem a essa demanda, no lugar de postergar medidas nesse sentido.

Com a pandemia, houve inicialmente a aceleração da oferta de canais de venda e de atendimento virtuais mais profissionalizados pelas empresas. Aquelas que adiavam os investimentos nesses canais tiveram que torná-los rapidamente o centro das suas estratégias de comunicação, marketing e vendas. Superado esse momento, a busca é por imprimir personalização e calor ao atendimento. Humanização é a palavra que resume essa tendência.

PME NEWS – De que forma você observa que as marcas vêm buscando essa aproximação mais humana?

Rosana de Moraes – O próprio crescimento do atendimento comercial via whatsapp e o aprimoramento dos diálogos trocados através dele entre empresa e consumidor são um exemplo. Marcas mais atentas à necessidade de humanização vêm buscando um discurso mais pessoal, menos automatizado.

Mas as estratégias vão bem além. A criação de personagens humanos que interagem com o público – tanto na publicidade, como em sites e redes sociais, além de aplicativos de comunicação – são excelentes exemplos. No momento em que a marca é representada por um avatar com características humanas – e bem simpáticos – o relacionamento ganha calor, ganha até afeto. A Magalu, do Magazine Luisa é um exemplo rico sobre o tema. A personagem representa a marca em anúncios, nas redes sociais e site e até no atendimento ao cliente via aplicativo. Vem se tornando a cara da marca – e uma cara humana, representando uma mulher normal, simpática e engraçada, além de elegante. Ela vem abrindo caminho para outras marcas no Brasil, como a Vivo, que passou recentemente a utilizar uma figura humana virtual em alguns anúncios.

PME NEWS – Além de personagens humanizados representando as marcas, você observa outras formas de humanização das marcas?

Rosana de Moraes – Sim, várias! Além da estratégia de eleger um ser humano criado por artistas para representar a marca, há exemplos de humanização através da criação de bonecos que representam o cliente. No mercado de moda de alto padrão, um bom exemplo é a Gucci, e não é de hoje. No final de 2018, logo antes da eclosão da pandemia, a marca firmou parceria com a plataforma de avatares Genies. O participante criava seu próprio “clone” com as características físicas que mais se assemelham às suas próprias e escolhia looks da marca para vesti-los. Depois, compartilhava-o com seus contatos, que poderiam comprar as peças com um click. Nesse caso, tem-se a compra da roupa através da visualização de seu uso num ser humano, ainda que virtual.

Aliás, a criação de avatares é uma faceta importante da humanização e não tem sido usada apenas pela Gucci. Na ação da Gucci, o resultado era um avatar com algumas características do cliente, porém, de forma mais lúdica, com aspecto mais infantil.

Mas o portal multimarcas de vestuário Yoox também oferece, desde novembro de 2019, a possibilidade de criação de avatares pelos clientes, porém com outra finalidade: o avatar criado reproduz o mais fielmente possível o aspecto físico do consumidor. Aqui, a finalidade é de fato experimentar os modelos de roupas e conferir o mais fielmente possível como eles ficarão vestidos no cliente. Uma ideia menos lúdica e mais prática, nesse caso.

PME NEWS –  Esses dois exemplos mostram casos em que a humanização foi utilizada para a compra com total autonomia pelo cliente. Há casos de humanização no atendimento virtual, mas com a participação-intermediação de seres humanos de verdade?

 Rosana de Moraes – Sim, e bastante interessantes. A própria Gucci tem uma iniciativa inovadora nesse sentido, igualmente pré-COVID-19. Em 2019, ela lançou o Gucci 9. Trata-se de um centro de atendimento que foge aos padrões dos call centers usuais: o consultor de vendas interage com clientes em tempo real via smartphone, oferece opções de mercadorias, responde a perguntas. Pode apresentar uma nova coleção e detalhes de um produto, como o interior de uma bolsa, por exemplo. E vai além: o centro dispõe de showrooms decorados como as lojas da marca. Assim, o atendimento, embora remoto, acontece de forma ultrapessoal – humana! – e na atmosfera que o cliente encontraria nas suas butiques físicas.

Aqui no Brasil, a Dengo Chocolates experimentou uma estratégia semelhante na própria loja física, no Shopping Eldorado, São Paulo, no meio de 2020, quando o comércio físico estava com portas totalmente fechadas. A ação foi chamada de “Loja ao Vivo”. Funcionava assim: um funcionário da loja atendia a pedidos em tempo real, interagindo com o cliente através de um chat e uma câmera. Assim, podia demonstrar os produtos ao comprador, explicar detalhes de forma mais pessoal, como faria na loja.

PME NEWS – Você mencionou que há casos de humanização do relacionamento com o cliente através da utilização dos próprios diretores criativos de algumas marcas. Pode citar exemplos?

Rosana de Moraes – Claro! Um bom exemplo envolve também o advento dos avatares. A marca francesa Balmain, de vestuário de alto padrão, inaugurou recentemente showroom virtual que reproduz digitalmente sua maison parisiense, onde Pierre Balmain fundou a marca de moda em 1945. É um espaço virtual bastante inovador, com ambientes diferentes que reproduzem espaços físicos. Mas o destaque, na esteira da humanização do atendimento, é o avatar do próprio diretor artístico da marca, Olivier Rousteing, que recebe os visitantes e os convida a conhecer as coleções.

No mesmo segmento, a Dolce Gabbana utilizou a humanização na sua comunicação e até produtos: criou personagens que representam os dois estilistas da marca (Domenico Dolce e Stephano Gabbana). Os personagens, estilizados, passaram a ornamentar produtos como carteiras e bolsas, enfeitar vitrines e foram criadas também fantasias vestidas por seres humanos, no melhor estilo Disney. Assim, os bonecos puderam interagir com os mais diversos públicos em espaços urbanos públicos em grandes capitais mundo a fora – como Tokyo, Roma, Madri… Tiravam até selfies com os passantes. E isso já em 2017!

PME NEWS – Na esteira da adoção cada vez maior de canais de compras virtuais – sejam via Internet, telefone, aplicativos – você enxerga o desaparecimento da loja física?

Rosana de Moraes – De forma alguma! Minha aposta é que, para o futuro, mesmo com toda a sofisticação pela qual os canais digitais vêm passando e pela adesão histórica às compras virtuais, que a pandemia contribuiu para antecipar, as lojas físicas não desaparecerão. Mas enxergo que elas assumirão um novo papel nas relações de consumo. Numa realidade em que não será (mesmo) necessário se deslocar para a compra, as lojas físicas representarão espaços de reforço às estratégias de vendas e branding e à solidificação de vínculos afetivos com o cliente. Lugares de acolhimento e, principalmente, ambientes para a oferta de experiências sensoriais, que devem surpreender continuamente. Isso envolve a ênfase em conquistar o cliente através da visão, audição, olfato, tato e paladar, já que as lojas virtuais ainda ficam em desvantagem quando se trata de criar vínculos com o cliente através do impacto positivo a alguns de nossos sentidos.

No novo consumo, os espaços físicos e virtuais das marcas mostram-se cada vez mais complementares e são delimitados de forma ainda mais tênue. Em ambos, porém, a humanização é a palavra da vez.

Pense Nisso

“As marcas mais humanizadas vêm levando vantagem – afinal, elas precisam conquistar não apenas os bolsos dos consumidores, mas, fundamentalmente, seus corações. Essa ligação afetiva torna-se fundamental para um relacionamento de longo prazo com os clientes”.

Rosana de Moraes

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.



    PATROCINADOR

    Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e nos ajudar na melhoria da qualidade dos nossos serviços Leia nossa política de privacidade e política de cookies