Essa coluna é destinada a entrevistas com gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista da fundadora e diretora executiva do Instituto Nacional de Empreendedorismo e Inovação (INEI) e Professora de Gestão da Inovação da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Ingrid Paola Stoeckicht.
PME NEWS – Como as universidades podem contribuir para a inovação nas micro e pequenas empresas?
Ingrid Paola Stoeckicht – As Universidades dispõem de muito conhecimento e recursos para apoiar as PMEs a inovar. É fundamental que os gestores das empresas identifiquem exatamente que recursos necessitam para inovar e estabeleçam parcerias para negociar e obter estes recursos.
Como exemplo, posso citar a parceria que fizemos com a Clínica Jurídica de Novos Negócios da Escola de Direito da FGV do Rio de Janeiro. Nesta parceria, a clínica oferece assessoria jurídica para aspirantes e start ups de negócios sociais acelerados em uma unidade de negócios do INEI, a Aceleradora 2.5. A Aceleradora apóia empreendedores sociais a idealizarem, refinarem e testarem produtos e serviços que têm como objetivo resolver problemas sociais específicos.
PME NEWS – Qual é a importância da inovação no desenvolvimento de micro e pequenas empresas?
Ingrid Paola Stoeckicht – A inovação não é garantia de sucesso, mas sem ela a empresa não consegue ser competitiva. A maioria dos gestores de PMEs tem pouco espaço para incorporar a inovação em suas agendas administrativas e operacionais: estão basicamente adotando, o que chamamos de estratégias de sobrevivência. É importante que possam entender que a inovação é a principal estratégia de sobrevivência de seus negócios. O que pudemos verificar no INEI, em nosso trabalho junto às PMEs, é que a motivação para inovar existe, mas falta conhecimento de como, porque e onde inovar. Acredito ser fundamental ampliar e alavancar o trabalho de educação e capacitação de gestores das PMEs para o Empreendedorismo Inovador. Hoje, essencialmente os profissionais estão sendo capacitados para Empreender, e não para Inovar em seus empreendimentos.
PME NEWS – Como é possivel transformar uma ideia em modelo de negócios?
Ingrid Paola Stoeckicht – O modelo de negócios para comercializar o novo produto ou serviço será determinado de acordo com a estratégia da organização, e os recursos organizacionais que a empresa ou seus parceiros de negócios têm. Por exemplo: as redes sociais, disponíveis à todas as empresas, são fontes importantes de ideias para a inovação, para obter feedback sobre produtos e serviços oferecidos pelo mercado, acompanhar tendências e identificar oportunidades para inovar.
Hoje, são poucas as empresas que conseguem inovar utilizando-se unicamente de seus próprios recursos financeiros, tecnológicos e humanos. O Modelo de negócios da inovação a ser adotado hoje é aberto – co-criativo, onde busca-se desenvolver novos produtos e serviços em colaboração com empresas parceiras, clientes, fornecedores, etc. O modelo vigente é o da Inovação 2.0, que pode e deve ser facilmente incorporado pelas PMEs.
PME NEWS – A inovação está diretamente associada ao desenvolvimento de novos produtos?
Ingrid Paola Stoeckicht – A inovação não se limita ao desenvolvimento de novos produtos. Devemos entender a inovação como um modelo de gestão estratégica de recursos organizacionais, recursos tanto tangíveis quanto intangíveis. Portanto, trata da gestão dos processos relacionados ao desenvolvimento e renovação dos produtos, processos e serviços que a organização oferece ao mercado, e as maneiras como o faz de forma a obter vantagem competitiva. Existem diversos tipos de inovação: em produtos, processos, serviços, modelos de gestão, de negócios de comercialização, inovação com base e centrada na experiência do usuário, somente para mencionar alguns. Quando a empresa restringe o tipo de inovação à produtos, e não repensa seus processos, serviços e modelos de gestão e comercialização daquele produto, irá certamente comprometer o sucesso comercial daquela inovação.
PME NEWS – O processo de inovação deve ser encarado como um projeto pontual ou deve ter uma ação contínua?
Ingrid Paola Stoeckicht – É fundamental que os gestores compreendam que a inovação tem início, meio, mas não tem fim. Os gestores devem identificar as oportunidades para inovar, os recursos necessários para a inovação e saber gerenciá-los de forma a desenvolver produtos e serviços que tragam real valor na ótica do cliente e do mercado. Trata-se de um processo contínuo, no qual a empresa aprende e cria valor com base na interação com o mercado, os clientes e potenciais usuários de seus produtos e serviços. A maioria das empresas tem uma abordagem meramente reativa ou oportunista, não adotando uma estratégia de médio e longo prazo.