Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista da Prof ª. Karla Figueiredo.
PME NEWS – O que é Inteligência Artificial?
Karla Figueiredo – A Inteligência Artificial (IA) é uma área da pesquisa da Ciência da Computação que, mais recentemente, teve seu uso intensificado na solução de problemas em empresas públicas e privadas. A IA deu seus primeiros passos após a segunda guerra mundial com Alan Turing, entre outros, como o pesquisador John McCarthy, que foi quem cunhou o nome da área.
A Inteligência Artificial está relacionada ao desenvolvimento de métodos e modelos que são inspirados na biologia e no comportamento inteligente do ser humano, tais como sua capacidade de associar, inferir, generalizar, adaptar, raciocinar e, principalmente, aprender.
PME NEWS – Em que áreas a Inteligência Artificial está presente?
Karla Figueiredo – Ela pode estar presente em praticamente todas as áreas: Arte, Astronomia, em todos os ramos da Engenharia, Direito, Música, Medicina, Economia, Administração, Finanças, dentre outras.
PME NEWS – Quais os benefícios do uso da IA para os negócios?
Karla Figueiredo – Muitos podem ser os benefícios ao se aplicar IA nas empresas e nos negócios. Há inúmeros exemplos: otimizar recursos, tarefas ou produtos, previsão e inferência de valores de qualquer natureza, diagnóstico de problemas elétricos, mecânicos, cardíacos, neurológicos, agrícolas, etc.
PME NEWS – A Inteligência Artificial é acessível aos Pequenos Negócios?
Karla Figueiredo
A Inteligência Artificial cabe em qualquer negócio. Recentemente foi sancionada a Lei 13.674/18: “que autoriza empresas de tecnologia da informação e comunicação a receberem isenções tributárias caso invistam em atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação”. Isso deverá gerar novas oportunidades.
PME NEWS – Quais os principais riscos e temores na utilização da Inteligência Artificial?
Karla Figueiredo – Normalmente, a ficção científica explora diversas situações em que a IA e a robótica (que estão andando cada vez mais juntas) causam prejuízos ou malefícios às pessoas ou ao planeta. No entanto, muitas invenções que o homem já criou antes podem ser mal aplicadas. Assim, não vejo o problema na IA e sim no seu mau uso. Do ponto de vista da empregabilidade, a IA deverá auxiliar os profissionais na tomada de decisão em todas as áreas. Os profissionais que já estão no mercado devem atualizar-se para usar os recursos e funcionalidades oferecidas pelos sistemas, aplicativos e pela automatização inteligente.
A Inteligência Artificial proporciona um maior apoio de sistemas que nos ajudam em muitas atividades que antes dependiam apenas do conhecimento e da memória humana. Os recursos da robótica já estão sendo utilizados em condições de trabalho perigosas, insalubres ou mesmo desagradáveis. Nesse caso, o objetivo é a intensificação de seu uso a partir da associação da inteligência a esses dispositivos.
PME NEWS – Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada na sala de aula? Já há formação acadêmica especifica em Inteligência Artificial?
Karla Figueiredo – Diversas instituições no mundo fazem uso de IA em sala de aula, inclusive na graduação.
Como professora da PUC-Rio e UERJ, ministro disciplinas nessa área, e os alunos têm mostrado interesse crescente. Já há disciplinas obrigatórias e eletivas inseridas nos currículos de graduação. O grupo de pesquisa (LIRA) ao qual pertenço na PUC-Rio desenvolve pesquisa e solução de problemas para diversas empresas utilizando IA. Em todos os projetos inserimos alunos de graduação e pós-graduação como mão de obra efetiva.
PME NEWS – Qual será o perfil do profissional do futuro?
Karla Figueiredo – O profissional da área de IA já está sendo demandado pelo mercado. Ele deverá ter bons conhecimentos de Probabilidade e Estatística, Data Mining e Machine Learning.