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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Marketing de Conteúdo

Você compraria um livro somente pelo seu título, sem ter conhecimento do que se trata ou sobre o autor? E um imóvel, você o compraria sem ao menos visitá-lo antes? Obviamente que nem sempre é possível se fazer um “test-drive” antes de comprar algo. Mas estar de posse da informação sobre o produto/serviço certamente ajudaria bastante na tomada de decisão. Certo?

O marketing é uma das áreas que mais evoluiu e também percebe isso. Seu foco há tempos deixou de priorizar a divulgação exclusiva dos produto/serviço e passou a “estudar” cada vez mais o seu público-alvo, O CLIENTE. Este, por sua vez, ainda mais exigente, quer obter o máximo possível de informações do que está comprando. Assim o “rótulo” deixou de ser imperceptível aos seus olhos, que passaram a enxergar cada vez mais VALOR no conteúdo da solução.

E, de fato, o Marketing de conteúdo dá mais transparência do produto/serviço e transforma a informação em credibilidade da solução ao público-alvo, conforme destaca Thiago Compan, especialista no assunto, idealizador do “Empreendedor a Todo Vapor”, em entrevista ao PME NEWS no final desta edição. Não perca!

Bastidores

  • O estudo “Varejo de Óticas: Mapeamento Estrutural”, apresentado no final de 2015, pela Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC), aponta que, de 2006 para 2014, o setor cresceu apenas cerca de 11%; 97% são microempresas e, do total de 36.754 existentes no Brasil, 76% são optantes do Simples Nacional. Dos aproximadamente 110 mil trabalhadores do setor, 60% são vendedores.
  • Rei do Mate prevê abertura de 20 a 25 lojas em 2016, sete delas em São Paulo.

Novos Desafios

  • Sidney Cohen é o novo colunista da Revista Fator Brasil.
  • Leonardo Rodrigues ingressa na Maple Brasil como Gerente de Campanhas de Marketing.
  • Gil Prado assume a Gerência de Manutenção, Engenharia e Suprimentos da Ferrous Resources do Brasil.

Dados Impressionantes

  • Black Friday movimentou R$ 1,536 bilhão em vendas online em 2015, superando em 76% o montante vendido em 2014.
  • 93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca.
  • 91% das empresas B2B (“Business to Business”, traduzindo do inglês, transação comercial entre empresas) e 86% das empresas B2C (“Business to Commerce”, traduzindo do inglês, transação comercial entre empresa e consumidor final) utilizam marketing de conteúdo.

Agenda

10 a 13 de Janeiro – São Paulo – SP
São Paulo Prêt-à-Porter – Feira internacional da moda.
Informações: http://www.saopaulopretaporter.com/

 

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Thiago Compan.

PME NEWS – Qual a diferença entre o Marketing de Conteúdo e o Marketing    Tradicional?

Thiago Compan – Por uma definição objetiva, o Marketing de Conteúdo preza pela informação, educação sobre os produtos e serviços, e em diminuir todas as dúvidas (e objeções), criando maior credibilidade frente ao público-alvo para, então, vender. Já o Marketing Tradicional foca na propaganda que, diversas vezes, apenas mostra que o produto/serviço é o melhor, sem passar conteúdo e sem demonstrar interesse pelo público-alvo.

PME NEWS – Por que o Marketing de Conteúdo tornou-se estratégico?

Thiago Compan – O Marketing de conteúdo existe há muito tempo, mas só agora teve a sua explosão. Mostrar como o cliente pode usar sua solução, alertá-lo sobre possíveis dores e problemas e como ele pode evitar isso tudo é um grande diferencial. Um grande exemplo são aqueles canais que mostram diversas receitas de comida feitas em eletrodomésticos da marca X. É uma forma não invasiva de vender o produto.

PME NEWS – Quais ferramentas e canais são usados para ajudar na estratégia de  Marketing de Conteúdo?

Thiago Compan – As empresas estão usando muito as Redes Sociais como canal de Marketing de Conteúdo. Os vídeos que tinham um foco maior no Youtube estão migrando para o Facebook. O uso de “Web Celebridades” também está sendo uma vantagem competitiva das empresas, pois mescla o conteúdo com o produto/serviço, focado no público-alvo que a empresa quer atingir.

Outros canais, como Blogs empresariais, estão aumentando bastante e usando o conteúdo escrito, os infográficos e até e-books gratuitos para segmentar o público-alvo que é o foco da empresa.

PME NEWS – O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado nas Pequenas Empresas?

Thiago Compan – Com certeza! A Pequena Empresa pode aproveitar-se agora desse recurso mostrando “10 formas de usar o produto Y” que ela vende, ou até “6 diferenciais do serviço Z para profissionais X”. Tudo parte de um planejamento anual de conteúdo voltado a educar continuamente o cliente e acompanhar a evolução da vontade de compra com um funil de vendas bem feito e, após a primeira venda, continuar a nutrir essa pessoa de informações cruciais para que ela se torne um evangelizador de sua empresa.

PME NEWS – Como converter o conteúdo em estratégia comercial?

Thiago Compan – É fácil converter: preste a atenção no seu marketing atual, como o atendimento e os vendedores passam a informação para os clientes. Busque todas as objeções e dúvidas desses clientes e transforme em vídeos, infográficos, textos para blog, e-book e livros. Forneça todo conteúdo para fazer do seu cliente um eterno apaixonado pela sua empresa.

PME NEWS – Com a ampla gama de informações na internet, como filtrar e elaborar a estratégia para alcançar o público-alvo?

Thiago Compan – Primeiramente, deve-se conhecer seu público-alvo a fundo; depois, saiba todos os problemas que ele tem e como você pode solucionar com o seu produto/serviço; saiba onde seus prospects estão e vá para essas mídias com conteúdo educacional e que seja facilmente viralizado; depois de conseguir a atenção dele, dê mais conteúdo de qualidade! O conteúdo é Rei e, quanto mais você der, mais receberá em troca. Use e abuse de ferramentas como Google Keyword (ferramenta para saber quais palavras-chave são mais buscadas) e siga alguns sites como KISSmetrics e QuickSprout que ajudarão mais ainda no “empacotamento” do conteúdo.

Pense Nisso

“O Marketing de conteúdo preza pela informação, educação sobre os produtos e serviços, e diminuir todas as dúvidas (e objeções), criando maior credibilidade frente ao público-alvo para, então, vender.”

Thiago Compan

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