Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Thiago Compan.
PME NEWS – Qual a diferença entre o Marketing de Conteúdo e o Marketing Tradicional?
Thiago Compan – Por uma definição objetiva, o Marketing de Conteúdo preza pela informação, educação sobre os produtos e serviços, e em diminuir todas as dúvidas (e objeções), criando maior credibilidade frente ao público-alvo para, então, vender. Já o Marketing Tradicional foca na propaganda que, diversas vezes, apenas mostra que o produto/serviço é o melhor, sem passar conteúdo e sem demonstrar interesse pelo público-alvo.
PME NEWS – Por que o Marketing de Conteúdo tornou-se estratégico?
Thiago Compan – O Marketing de conteúdo existe há muito tempo, mas só agora teve a sua explosão. Mostrar como o cliente pode usar sua solução, alertá-lo sobre possíveis dores e problemas e como ele pode evitar isso tudo é um grande diferencial. Um grande exemplo são aqueles canais que mostram diversas receitas de comida feitas em eletrodomésticos da marca X. É uma forma não invasiva de vender o produto.
PME NEWS – Quais ferramentas e canais são usados para ajudar na estratégia de Marketing de Conteúdo?
Thiago Compan – As empresas estão usando muito as Redes Sociais como canal de Marketing de Conteúdo. Os vídeos que tinham um foco maior no Youtube estão migrando para o Facebook. O uso de “Web Celebridades” também está sendo uma vantagem competitiva das empresas, pois mescla o conteúdo com o produto/serviço, focado no público-alvo que a empresa quer atingir.
Outros canais, como Blogs empresariais, estão aumentando bastante e usando o conteúdo escrito, os infográficos e até e-books gratuitos para segmentar o público-alvo que é o foco da empresa.
PME NEWS – O Marketing de Conteúdo pode ser aplicado nas Pequenas Empresas?
Thiago Compan – Com certeza! A Pequena Empresa pode aproveitar-se agora desse recurso mostrando “10 formas de usar o produto Y” que ela vende, ou até “6 diferenciais do serviço Z para profissionais X”. Tudo parte de um planejamento anual de conteúdo voltado a educar continuamente o cliente e acompanhar a evolução da vontade de compra com um funil de vendas bem feito e, após a primeira venda, continuar a nutrir essa pessoa de informações cruciais para que ela se torne um evangelizador de sua empresa.
PME NEWS – Como converter o conteúdo em estratégia comercial?
Thiago Compan – É fácil converter: preste a atenção no seu marketing atual, como o atendimento e os vendedores passam a informação para os clientes. Busque todas as objeções e dúvidas desses clientes e transforme em vídeos, infográficos, textos para blog, e-book e livros. Forneça todo conteúdo para fazer do seu cliente um eterno apaixonado pela sua empresa.
PME NEWS – Com a ampla gama de informações na internet, como filtrar e elaborar a estratégia para alcançar o público-alvo?
Thiago Compan – Primeiramente, deve-se conhecer seu público-alvo a fundo; depois, saiba todos os problemas que ele tem e como você pode solucionar com o seu produto/serviço; saiba onde seus prospects estão e vá para essas mídias com conteúdo educacional e que seja facilmente viralizado; depois de conseguir a atenção dele, dê mais conteúdo de qualidade! O conteúdo é Rei e, quanto mais você der, mais receberá em troca. Use e abuse de ferramentas como Google Keyword (ferramenta para saber quais palavras-chave são mais buscadas) e siga alguns sites como KISSmetrics e QuickSprout que ajudarão mais ainda no “empacotamento” do conteúdo.