Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue a entrevista da Glades Chuery.
PME NEWS – Quais são os principais benefícios que a inteligência artificial pode trazer para pequenas e médias empresas (PMEs)?
Glades Chuery – De forma prática, a inteligência artificial (IA) oferece vários benefícios para as PMEs, incluindo maior eficiência, melhores tomadas de decisão e insights aprimorados sobre os clientes, contabilidade, RH, finanças, atendimento e mais. A IA permite a automação de tarefas repetitivas, liberando os funcionários para focarem em atividades de maior valor. Ela também fornece insights baseados em dados, permitindo que as PMEs tomem decisões mais inteligentes e se mantenham competitivas. Além disso, ferramentas impulsionadas por IA podem melhorar o atendimento ao cliente, personalizando interações e prevendo necessidades dos clientes.
PME NEWS – Como as PMEs, em especial, as de pequeno porte, podem superar os desafios de custos e implementação da inteligência artificial?
Glades Chuery – As PMEs podem superar os desafios de custo e implementação começando em pequena escala e utilizando soluções de IA baseadas em nuvem, que oferecem escalabilidade sem altos investimentos iniciais.
Desenvolver parcerias com fornecedores de tecnologia especializados ou o uso de ferramentas de IA de código aberto também podem reduzir custos.
Vale destacar que se concentrar em casos de uso específicos e de alto impacto, em vez de implantações em larga escala, ajuda a maximizar o retorno sobre o investimento e minimiza a complexidade.
E por último, eu diria que participar de programas de “testes” ou experimentação e aceleração, que podem contribuir com as jornadas das empresas, em especial as menores empresas, que podem receber ajuda muito valiosa.
PME NEWS – De que forma a IA pode ajudar as PMEs a entender e a atender as necessidades de seus clientes?
Glades Chuery – De forma pragmática, mas é necessário entender “onde”. A IA pode analisar dados de clientes para descobrir padrões e preferências, permitindo que as PMEs prevejam comportamentos dos clientes e ofereçam experiências mais personalizadas. Por exemplo, sistemas de recomendação baseados em IA podem sugerir produtos com base em compras anteriores, enquanto a análise de sentimento pode monitorar a satisfação e o feedback dos clientes em tempo real, ajudando as PMEs a adaptar suas ofertas conforme as necessidades mudam.
PME NEWS – Como as PMEs poderão minimizar os riscos envolvendo a implementação de soluções em Inteligência Artifical?
Glades Chuery – Para minimizar riscos, as PMEs devem focar em soluções de IA transparentes e explicáveis e garantir a conformidade com as regulamentações de privacidade de dados.
Elas podem começar com projetos piloto para avaliar o impacto e resolver possíveis desafios antes de expandir. Além disso, é preciso ter um plano claro para segurança de dados e montar ou terceirizar uma equipe dedicada para supervisionar a implementação da IA ajuda a mitigar riscos.
PME NEWS – Cite exemplos de aplicações da Inteligência Artificial para o cenário das PMEs?
Glades Chuery – Alguns exemplos incluem chatbots para atendimento ao cliente, análise preditiva para gestão de estoque e marketing personalizado com base em dados dos clientes. A IA também pode simplificar a contabilidade por meio do processamento automatizado de faturas ou ajudar no RH ao combinar candidatos com vagas de forma mais eficaz. Essas aplicações podem trazer benefícios mensuráveis e resultados financeiros também, sem exigir grandes investimentos.