Todas Edições

O PORTAL DA MICRO, PEQUENA E MÉDIA EMPRESA.

REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

O PAPEL DA CONSULTORIA NAS PME´s

A demanda por serviços de consultoria no Brasil anda de “mãos dadas” com a tendência do cenário empresarial. Vem crescendo nos últimos anos, desde a implantação da politica da gestão da qualidade, através da ISO 9000 e mais recentemente com o apoio da tecnologia, como, por exemplo, Sistema de Gestão Integrado (ERP), Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e demais soluções.

A consultoria atende todos os setores de uma empresa e está presente em todas as fases, da abertura ao encerramento das atividades. Porém, é justamente na fase de amadurecimento de seus clientes que o apoio da consultoria se destaca.  Conforme pode ser comprovado no estudo do SEBRAE realizado em 2013. A cada ano, surge no país, cerca de 450 mil novas empresas, em sua maioria de perfil de micro e pequeno porte. Cerca de 76% conseguem sobreviver nos dois primeiros anos de vida. Parece pouco, mas há dez anos a taxa era de apenas 50%. Segundo o estudo, um dos principais fatores que contribuíram para essa evolução está associado à melhoria na gestão do negócio, com apoio direto das consultorias.

Em entrevista concedida esse mês, Sidney Cohen, diretor da Bit Partner, orienta os leitores com base na experiência de consultorias prestadas a Pequenas e Médias Empresas. 

Bastidores

  • A varejista de moda Cia Hering investirá aproximadamente R$ 100 milhões em 2014, em novos projetos e automatização de seus centros de distribuição.
  • Ministério do Turismo prevê 7,2 milhões de turistas em 2014.
  • A procura de crédito por pequenas empresas cresce em SP. Com financiamento de R$ 100 milhões em 2013, contra R$ 66 milhões em 2012. Do total financiado, 77% foram destinados à ampliação e modernização dessas empresas.

Novos Desafios

  • José César Caiafa Jr assume a direção geral da APTS – Associação Paulista de Técnicos de Seguro.
  • Alexander Chrystello assume a direção comercial da SHRIM | agência de brindes.
  • Abner Feital ingressa na Ludus como Consultor de Tecnologia.

 

Dados Impressionantes

  • A previsão de faturamento do comércio eletrônico para 2014 é de R$ 39 bilhões, puxado pela venda de materiais esportivos e de televisores de grandes proporções com tela fina para a Copa do Mundo.
  • Estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (Fecomércio-SP) estima que o Produto  Interno Bruto (PIB) pode ter queda de R$ 30 bilhões devido a feriados da Copa.
  • No Brasil mais de 65 mil mulheres são proprietárias de uma franquia e representam 48% de todos os franqueados no país.

Agenda

  • 15 a 17 de Abril – São Paulo – SP
    Feira e Congresso – FOTOGRAFAR 2014
    Informações: http://www.feirafotografar.com.br/Congresso.aspx
  • 22 a 26 de Abril – São Paulo – SP
    14ª. FEIRA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA DA ILUMINAÇÃO
    Informações: http://expolux.com.br/
 

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohen, diretor da Bit Partner.

PME NEWS – Há um receio por parte das empresas, que o serviço prestado pela consultoria possa comprometer o que já vem dando certo. Como quebrar esse ceticismo?

Sidney Cohen – É importante destacar que a empresa de consultoria tem como papel orientar o cliente, ela tem ciência total que o cliente é soberano sobre o seu negócio. O serviço prestado pela consultoria é feito sempre em parceria com o cliente. Basicamente, a consultoria identifica logo na fase de levantamento os pontos fortes e fracos do ambiente interno (produtos, serviços, infraestrutura, processos, procedimentos, dentre outros) em seguida, define, junto com o cliente, um plano estratégico de prevenção quanto às ameaças, assim como ações que venham a contribuir para se alavancar oportunidades, ambos provenientes do ambiente externo (concorrência, clientes, fornecedores, dentre outros). Durante o plano de ação, são estabelecidos prazos, as responsabilidades (profissionais/áreas) pelas execuções e, também, são definidos indicadores, que ajudarão a monitorar os resultados.

O que vem dando certo não será comprometido, pelo contrário, poderá contribuir ainda mais para as ações de melhorias sinalizadas no diagnóstico.

PME NEWS – Quais os problemas mais comuns diagnosticados nas consultorias prestadas pela sua empresa?

Sidney Cohen – Apesar de haver uma melhoria significativa no processo de gestão, ainda são comuns problemas relacionados a essa questão, como, por exemplo:

  • Falta de planejamento estratégico

A estratégia é a base da gestão de qualquer empresa. Percebo ainda que muitas empresas (em sua maioria familiar), com gestão centralizada no dono da empresa, agem em cima da experiência do sucesso e fracasso do passado, ou pior, agem de forma intuitiva. Não há dúvidas de que a experiência seja válida, porém, o cenário externo sofre constantes mudanças e é preciso estudá-lo para preparar a empresa a não ser pega de surpresa.

  • Comunicação

Em muitos casos, o colaborador entende errado o que é solicitado e compromete o resultado. Apesar de burocrático, é importante haver uma comunicação documentada e a tecnologia vem sendo aplicada nesse sentido. Porém, deve ser usada de forma correta para não afetar a produtividade. Há situações piores, nas quais a comunicação sequer é feita. Os gestores devem promover mais reuniões periódicas, sejam elas dentro de seu departamento ou envolvendo demais setores.

  • Clima Organizacional

Se o ambiente de trabalho está com um clima tenso, certamente o problema está na sua liderança. O líder deve estimular sua equipe para trabalhar em harmonia e gerar resultados. Campanhas motivacionais devem ser praticadas com frequência, assim como a capacitação e campanhas de inovação, contribuindo para o desenvolvimento de novas lideranças.                                                                     

PME NEWS – Por que a aquisição de serviços de consultoria é maior nas médias e grandes empresas do que nas de pequeno porte?

Sidney Cohen – Os serviços de consultoria tem uma forte demanda em todos cenários citados, principalmente nas pequenas empresas. O que aparentemente pode impactar a aquisição pelas pequenas empresas está associado à falta de um planejamento financeiro, diferente das empresas corporativas que fecham o “budget” (orçamento) com antecedência e disponibilizam a verba em tempo hábil para viabilizar a aquisição dos serviços de uma consultoria.

Recentemente a Bit Partner realizou uma pesquisa com cem pequenos empresários. A maioria já é atendida por uma consultoria (60%) e 65% dos demais pretendem contratar os serviços nos próximos seis meses.  A pesquisa é uma amostra de que o interesse pela contratação de serviços de consultoria pelas pequenas empresas tende a crescer ainda mais.

Se compararmos as perspectivas de sucesso no apoio de consultorias às pequenas empresas, são maiores as comparadas ao cenário corporativo. Por possuírem menos processos e menor estrutura, adaptam-se mais facilmente às mudanças. Consequentemente geram resultados mais rápidos.

PME NEWS – Qual a sua expectativa para o futuro do mercado para consultores?

Sidney Cohen – A consultoria é uma das poucas áreas que não possui formação acadêmica específica. Porém, grande parte dos consultores possui nível superior. Seja especialista ou generalista, o consultor desempenha o papel de orientador. A experiência é o seu currículo e abre cada vez mais portas para o mercado. Quanto ao futuro, vejo com muito otimismo, principalmente no cenário PME, pois a demanda é crescente pela aquisição de serviços de consultoria. As empresas estão “antenadas” com a tendência do mercado e precisam de um apoio para agir de forma mais estratégica. Assim como nas demais profissões, os consultores precisam estar atualizados e é importante investir sempre no conhecimento para poder passar adiante.

Pense Nisso

“O acompanhamento periódico promove a evolução constante”.

Sidney Cohen

Receba o PME NEWS

Ao enviar o e-mail, você declara estar de acordo com as Políticas de Privacidade e de Cookies publicadas no site.



    PATROCINADOR

    Ao clicar em “Aceitar cookies”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e nos ajudar na melhoria da qualidade dos nossos serviços Leia nossa política de privacidade e política de cookies