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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Orçamento

Apesar de 2015 sinalizar um ano difícil, especialistas apontam que as empresas com planejamento financeiro serão as menos prejudicadas, principalmente por trabalharem com o orçamento fidedigno ao cenário, servindo de regulador em todo processo da gestão financeira, em especial às despesas.

Em entrevista concedida nesta edição, Sidney Cohen, diretor da Bit Partner, empresa de consultoria empresarial, analisa a importância do papel do orçamento no planejamento estratégico nas empresas. Confira!

Bastidores

  • Cerca de 800 mil profissionais terão de ser qualificados para operar o sistema eSocial.
  • Segundo a consultoria IDC, o mercado brasileiro de TIC, Tecnologia de Informação e Comunicação, deverá crescer 5% neste ano em relação a 2014, movimentando cerca de R$ 430 bilhões.
  • Modelo de franquia “home based”, sem a exigência de estruturar um escritório ou ponto comercial, cresceu acima de 15% em 2014 e deve ganhar ainda mais força em 2015. 

Novos Desafios

  • Andre Bianchi assume a Diretoria de Negócios na BWi Participações e Investimentos.
  • Marcos Vinícius F. Ribeiro é o novo Diretor Comercial do Grupo Apoio Ecolimp.
  • Cauê Gonçalves de Almeida ingressa na Santa Helena Indústria de Alimentos como Analista de Marketing.

Dados Impressionantes

  • Mais de 500 mil micro e pequenas empresas aderiram ao Simples em janeiro.
  • Em 2014 a arrecadação de tributos entre micro e pequenas empresas cresceu 7,2% acima da inflação, somando R$ 61,9 bilhões.
  • Segundo a Associação Brasileira de Academias, em 2014 o faturamento do setor chegou a R$ 6,5 bilhões, com mais de 30 mil unidades.

Agenda

  • 19 a 21 de março de 2015 – Brasília – DF
    Expo Franquias
    Informações: http://bit.ly/1tnkWfT
  • 20 de Março – Prazo de entrega da declaração da RAIS, ano-base 2014.
    Informações: http://www.rais.gov.br

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohendiretor da Bit Partner

PME NEWS – Qual a importância do orçamento no planejamento estratégico da empresa?

Sidney Cohen – O orçamento não pode ser muito exigente e nem flexível em excesso. É elaborado com antecedência, por cada setor da empresa, com o objetivo de provisionar as despesas e receitas previsíveis para um período futuro. E tem como grande desafio a precisão, reduzindo a ZERO a “distância” entre valores estimados e apurados no período estabelecido. Contribuindo, assim, para o sucesso da execução da estratégia. Costumo dizer que o orçamento é a “senha do cofre”.

Infelizmente, boa parte das pequenas empresas ainda não tem o hábito de se trabalhar com orçamento, dificultando bastante as aquisições de produtos e serviços de forma planejada.

Qual o período do ano ideal para se definir o orçamento da empresa para o ano seguinte?

Sidney Cohen – Nas médias e grandes empresas, geralmente o orçamento associado a investimentos para o ano seguinte é definido de agosto a dezembro do ano anterior. Já as pequenas empresas o definem no início do ano vigente, com base nas informações dos últimos dois anos.

PME NEWS – Qual a diferença entre “Budget” e “Forecast”?

Sidney Cohen – O “budget” é o orçamento empresarial anual, com base na previsão.  O “forecast” é a revisão do “budget”, comparando-se a situação atual com o que foi previsto. Caso seja identificada uma diferença impactante, no decorrer dos meses, o planejamento deverá ser revisto com novas ações estratégicas. O “forecast” é analisado mensalmente, podendo ser trimestral em alguns casos.

PME NEWS – Por que ainda percebe-se uma diferença grande entre valores apurados e orçados nas empresas que adotam o orçamento empresarial?

Sidney Cohen – Alguns fatores comprometem o sucesso do planejamento baseado no orçamento em boa parte das empresas, mesmo as que adotam o planejamento estratégico e não estão imunes a “erros”. Como, por exemplo:

  • Realizar um estudo de cenários de forma correta, com atenção especial às ameaças e oportunidades provenientes do ambiente externo (por exemplo, concorrência, mercado, medidas do Governo, dentre outros), que podem impactar em receitas e despesas futuras.
  • Medo de sair da “zona de conforto”, algumas empresas acabam “replicando” o orçamento do ano anterior, em muitos casos, com metas fáceis de serem alcançadas, neste caso limitando o esforço, comprometendo os resultados da empresa.
  • Erros de projeção, orçando receitas mais baixas e despesas mais altas e vice-versa do que as que deveriam ser estimadas de fato.

PME NEWS – Quais são os tipos de orçamentos aplicados nas empresas?

Sidney Cohen 

Orçamento Estático

Bastante limitado, como sugere é estático, uma vez definido, não muda. Aplicado hoje nas pequenas empresas de gestão centralizadora.

Orçamento Flexível

O orçamento flexível é bastante aplicado para avaliar as despesas operacionais e de fabricação, podendo ser ajustado a qualquer nível de atividade, antes, durante e depois do período orçamentário.

Orçamento Contínuo

É aplicado para um período contínuo, geralmente por um ano, com revisões mensais, trimestrais e até semestrais.

Orçamento “Beyond Budgeting”

Aplicado mais em empresas de grande porte, de médio a longo prazo, com o orçamento projetado por 1 ano e meio a 2 anos.

Orçamento Base Zero (OBZ)

Em sintonia total com o plano de ação, aplica-se o conceito do “5W,2H”, com as seguintes perguntas: “O que gastar?”, “Onde gastar?”, “Quando gastar?”, “Por que gastar?”, “Quem (qual setor) vai gastar?”, “Como gastar?” e, principalmente, “Quanto gastar?”. Sua elaboração é mais longa, pois parte do “ponto zero”, mas tende a ser mais assertivo, por analisar passo a passo os processos da empresa.

Pense Nisso

“O orçamento é a senha do cofre!”

Sidney Cohen

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