Essa coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Sidney Cohen, diretor da Bit Partner Consultoria Empresarial.
PME NEWS – Como usar adequadamente as redes sociais no trabalho sem comprometer a produtividade?
Sidney Cohen – As redes sociais, como toda ferramenta, se usada de forma correta, proporcionará benefícios, principalmente relacionadas à produtividade. Recomendo alguns passos para o seu uso adequado:
Horário: Se a rede social não é a ferramenta de apoio ao seu trabalho, utilize fora do horário do expediente. Caso contrário, use focado ao que ela se propõe, sem desviar a sua atenção.
E-mails de notificações: Configure sua rede para não receber e-mails. Porém, há casos de grupos interessantes, que promovem debates e de grande importância para o perfil profissional. Neste caso, limite o recebimento para esses grupos. O mesmo procedimento deve ser adotado para demais soluções tecnológicas, como, por exemplo, o uso de smartphones que notificam recebimentos de e-mails.
Tempo de resposta: Você não é obrigado a responder a todas as mensagens em tempo real. Lembre-se de que a prontidão na resposta de assuntos de baixa prioridade torna-se um hábito perigoso e você ficará refém e tomará seu tempo de forma desnecessária.
Perfil de convidados e redes sociais: Fique atento com o perfil das pessoas que você convida e com o perfil da rede social que você frequenta. Se a rede social tiver um perfil estritamente profissional, evite convidar um público fora dessa faixa etária, como, por exemplo, crianças e aposentados. Promova assuntos relacionados ao trabalho.
Para uma rede mais abrangente, priorize o convite às pessoas de seu relacionamento.
Imagem é tudo: Utilize uma foto pessoal no seu perfil, de acordo com a sua característica profissional. Quanto à imagem da empresa, muita atenção. Não fale mal de colegas, empresas, mesmo de concorrentes. Não exponha informações confidenciais. Lembre-se de que as redes sociais vêm sendo usadas como ferramentas de recrutamento e seleção pelos departamentos de RH.
PME NEWS – O microempresário desempenha diversas funções dentro da empresa, como ele poder ser mais produtivo?
Sidney Cohen – Para o profissional que desempenha diversas funções, há algumas características para torná-lo mais produtivo, destaco três delas:
– FOCO
– ORGANIZAÇÃO
– MOTIVAÇÃO
Primeiro deve traçar um objetivo e ter foco para alcançá-lo. Mas isso não basta, para um profissional que desempenha mais de uma função, é fundamental que seja organizado. Para isso é preciso saber administrar muito bem o seu tempo, criar rotinas para as tarefas mais comuns e definir as prioridades para as demais. Infelizmente nem tudo corre como planejamos, e o profissional precisa ter seu lado motivador sempre em alta.
O microempresário reflete bem esse perfil de desempenhar mais de uma função e tomar muitas decisões. Além das características citadas, é importantíssimo que ele não seja centralizador. Saber delegar tarefas, com prazos desafiadores, mas não impossíveis, e saber monitorá-los ajudarão a melhorar a produtividade de sua equipe.
PME NEWS – Por que as empresas, principalmente as pequenas, dificilmente aplicam campanhas motivacionais?
Sidney Cohen – Sinceramente, também questiono isso. Não há motivos para as empresas, principalmente as de pequeno porte, não implantarem campanhas motivacionais. Se o motivo for custo, não justifica, pois há diversas campanhas gratuitas. Pensando nisso, a Bit Partner lançou ano passado o projeto “Colaborador Motivado, Empresa com Resultado” e em 100% dos casos, os colaboradores, além de motivados, tornaram-se mais comprometidos, contribuindo diretamente na produtividade de todos os setores da empresa, da produção, logística e, consequentemente, nas vendas.
Cito como exemplo também a publicação anual da Revista Exame, que destaca “As Melhores Empresas para se Trabalhar”, incluindo empresas de pequeno porte. E aponta que as campanhas motivacionais estão inseridas na política de gestão das empresas, sendo de grande importância, não apenas para reter os talentos humanos, mas, principalmente, para tornar a empresa mais produtiva e lucrativa.
PME NEWS – Como analisar a produtividade nas empresas?
Sidney Cohen
O Balanced Scorecard (Indicadores balanceados de desempenho) é uma metodologia aplicada para se mensurar, sob uma ótica mais ampla, o desempenho da empresa de forma integrada com a estratégia, para alcançar os objetivos relacionados à produtividade e aos resultados financeiros.
Já a Avaliação de Desempenho é uma “ferramenta” bastante utilizada pelas empresas para diagnosticar e analisar a produtividade dos funcionários, porém há diversas maneiras de aplicá-la, algumas simples, outras nem tanto. Independente do método, é importante que os parâmetros a serem avaliados sirvam para a maioria dos funcionários. A avaliação traz vantagens para a empresa e para o funcionário. Para empresa é possível identificar novos talentos, além de se tornar o clima organizacional melhor para se trabalhar. Para o profissional, haverá um feedback de seu desempenho e estimulará o seu desenvolvimento. Há casos da avaliação estar vinculada a um prêmio (benefício ou remuneração financeira) para os que se destacarem, contribuindo ainda mais para a produtividade.