Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Daniel Cohen, fundador do Easy Taxi.
PME NEWS – Como transformar uma ideia em uma startup?
Daniel Cohen – É preciso perguntar-se: A minha ideia resolve algum problema? Qual o tamanho deste problema? Se sua ideia realmente pode resolver algum problema, então você já deu um pequeno passo. A partir daí você terá de estudar profundamente o mercado, entender o real problema a ser resolvido, atrair pessoas com habilidades distintas para estar ao seu lado e, claro, criar um modelo de negócio e ir para a rua validá-lo.
PME NEWS – Quais os benefícios e riscos de se abrir uma startup?
Daniel Cohen – Todo negócio tem risco. Criar uma startup é saber que você tem pelo menos 95% de chances de falhar, perdendo dinheiro e tempo. Não é como abrir um negócio tradicional, onde você já conhece quem são seus clientes, o que eles desejam e quanto querem pagar. Numa startup, você terá de descobrir tudo isso, o que aumenta seu risco no negócio. Por outro lado, quando você consegue criar e entregar valor para um segmento, o maior benefício é o de saber que a sua criação ajudou a mudar a vida das pessoas.
PME NEWS – Quais os erros mais comuns cometidos pelos jovens empreendedores ao abrir uma startup?
Daniel Cohen – O principal erro é achar que vai ficar milionário com base na sua planilha financeira de crescimento constante. Outro erro comum é ficar alimentando o ego somente porque você “possui” uma startup, mas na verdade a sua startup não resolve nada. Outro erro é ficar indo a muitos eventos de startups ao invés de se dedicar mais ao seu negócio.
PME NEWS – Qual a diferença entre “Investidor-Anjo” e “Aceleradora”?
Daniel Cohen – Os investidores-anjos são aqueles que investem em empresas nascentes ou até mesmo em ideias e, além do dinheiro, colocam também a sua experiência na gestão do negócio. Já as aceleradoras investem em negócios nascentes e já estabelecidos, mas a grande diferença é que as aceleradoras viabilizam espaço físico, mentorias com profissionais de diversos segmentos, assessoria jurídica dentre outros benefícios.
PME NEWS – Que critérios são utilizados para se investir em uma startup e quais as informações mais relevantes para um investidor.
Daniel Cohen – Os investidores geralmente querem saber do time de fundadores, quem são eles, o que já fizeram, qual o problema que a sua startup está disposta a resolver e qual o tamanho desta oportunidade e claro, o que você já fez para resolver este problema. Dependendo do estágio que encontra a sua startup, os investidores também buscam saber a taxa de crescimento, download e custo de aquisição.
PME NEWS – Como estimular o crescimento das startups brasileiras?
Daniel Cohen – Os profissionais experientes em startups devem continuar a dar dicas para os mais novos e as startups brasileiras deveriam fazer mais negócios entre elas. Além disso, as grandes empresas devem sempre ver com bons olhos as soluções das startups. Essas ações ajudariam a termos um ecossistema mais forte.
PME NEWS – Como você avalia o Programa “Start-Up Brasil”, iniciativa do Governo Federal de incentivo ao crescimento das startups brasileiras?
Daniel Cohen – O resultado foi excelente já que mais de 100 startups passaram pelo programa e algumas tiveram grandes resultados após o programa. A iniciativa é muito importante para que a inovação seja criada dentro do país.