Essa coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue abaixo a entrevista de Paulo Bonanno, diretor da TONART Ecoprint.
PME NEWS – Quais as práticas devem ser adotadas pelas empresas para se aderir a tecnologia sustentável e como elas poderão se beneficiar?
Paulo Bonanno – Alguns hábitos praticados em casa devem estender-se ao ambiente de trabalho. Exemplos como o uso de lâmpadas fluorescentes, o desligamento de equipamento quando o mesmo não estiver sendo usado, a manutenção periódica de equipamentos e ar condicionado são simples, de fácil aplicação e eficazes.
Já para uma visão mais corporativa, temos como bons hábitos o uso de energia solar, a aquisição de equipamentos com “selo verde”, mais espaço físico, com o conceito de servidores em nuvem (cloud computing), e, não menos importante, a impressão consciente, como, por exemplo, imprimir dos dois lados, no modo “rascunho” e ainda a aquisição de toner remanufaturado.
Todas as ações contribuirão para se melhorar a produtividade e, principalmente, para a redução de custos das empresas.
PME NEWS – Por que ainda algumas empresas questionam a qualidade de impressões feitas com toner remanufaturado?
Paulo Bonanno – O mercado é bastante concorrido e infelizmente há empresas que vendem toner falsificado e não realizam testes adequados de reabastecimento.
É importante o consumidor estar atento às empresas qualificadas para atendê-lo, levando-se em consideração os testes de rendimento realizados pelos fornecedores. Eles devem seguir a norma nacional da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR ISO/IEC 19752 – 2006 e internacional da ASTM (American Society for Testing and Materials), a ASTM F2036. As empresas que seguem esses padrões conseguem ampliar o ciclo de uso de cartuchos remanufaturados, sem comprometer a qualidade.
Cada toner consome em média 5 litros de petróleo e a produção de um cartucho de toner remanufaturado consome apenas 5% de energia em relação ao original. Essa economia se reverte ao consumidor final.
ATONART Ecoprint desenvolveu um processo seguindo as normas dos órgãos competentes e proporciona o uso prolongado de cartuchos acima do praticado pelo mercado, atendendo as exigências de seus clientes e respeitando o meio ambiente.
PME NEWS – Que tipo de incentivo é praticado para as empresas adotarem o VERDE?
Paulo Bonanno – Algumas ações estão sendo adotadas pelas empresas, motivadas pelo próprio mercado. Por exemplo, algumas licitações públicas e também aquisições feitas pelo setor privado já exigem em seus editais requisitos de boas práticas ambientais pelos fornecedores. Outro motivador são exigências feitas pela lei sobre resíduos eletroeletrônicos, pois, além de beneficiar o meio ambiente, proporcionam um incentivo fiscal às empresas que adquirirem como matéria-prima produtos reciclados e terão crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Essa ação, além de proporcionar um crescimento da economia, incentiva a inclusão social, pois as vendas de resíduos sólidos são praticadas em sua maioria por cooperativas de catadores de materiais recicláveis.
PME NEWS – Quais certificações são aplicadas para uma empresa aderir às questões ambientais?
Paulo Bonanno – As certificações que atendem as questões ambientais ganham espaço na mesa de negociação e dão mais credibilidade às empresas.
Segue abaixo a relação de normas e selos usados no Brasil que atendem à sustentabilidade:
ISO 50001:2011, essa norma especifica requisitos de melhorias voltados para a gestão de energia, habilitando a empresa para atender as melhorias contínuas do desempenho de energia, quanto ao uso e consumo de forma eficiente.
ISO 14001:2004 pode ser aplicada em qualquer perfil de empresa e atende aos requisitos relativos a um sistema da gestão ambiental.
Há também a ABNT NBR ISO 14005, apesar de não ser uma norma certificável, foi lançada em 2012 com o objetivo principal de orientar a micro e pequena empresas para se implementar o sistema de gestão ambiental e obter a certificação 14001.
Selos Verdes
Os selos verdes são rótulos ambientais voluntários, que informam ao consumidor se o produto atende os critérios previamente estabelecidos por organizações que emitem o selo. Segue abaixo a relação de alguns selos verdes:
PROCEL – Foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pela Eletrobrás, com o propósito de orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética, dentro de cada categoria, proporcionando, assim, economia na sua conta de energia elétrica.
CONPET– O Selo CONPET de Eficiência Energética, concedido pela Petrobras, visa a destacar os modelos que atingem os graus máximos de eficiência energética na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO.
Certificado do Rótulo Ecológico ABNT– Este certificado tem como objetivo atestar se um produto está em conformidade com critérios ambientais de excelência, para uma determinada categoria de produtos (Eletrodomésticos, o papel, as baterias automotivas, os móveis de madeira, as lâmpadas, entre outros)