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REALIZAÇÃO: Bit Partner | DIREÇÃO: Sidney Cohen

Venda eficiente, a receita para o sucesso!

O que é mais difícil: conquistar novos clientes ou manter os já existentes?

Independente da resposta, já deu para perceber que o cliente é o centro das atenções. Sem cliente não há receita. E a venda eficiente é a receita para o sucesso.

Em entrevista concedida este mês ao PME NEWS, a Executiva de Vendas Milenna Farias, experiente profissional que respira vendas 24 h por dia, dá a receita para as empresas praticarem a venda eficiente, com o foco na satisfação do cliente. Confira!

Bastidores

  • Uma pesquisa realizada em 2019 e validada desde o ano passado pela fintech Cash.in, que otimiza o pagamento de bônus de incentivo e premiações, com 400 empresas das áreas de indústria, serviços financeiros e tecnologia, constata que o investimento em bônus e premiações de forma flexível é uma maneira de estimular colaboradores, motivando o desempenho. Seguem alguns dados do estudo.

. 94% dos executivos de empresas de alta performance acreditam que dar reconhecimentos e prêmios é uma vantagem competitiva.

. 68% das empresas usam a satisfação do participante como a métrica mais importante de um programa de incentivos.

. 64% das empresas preferem fazer programas de incentivo que beneficiam muito ao invés de apenas as top performers.

. 54% dos executivos fazem premiações de incentivo que focam em alcançar todos os participantes.

  • As remessas mundiais de dispositivos inteligentes alcançaram um total de 801,5 milhões de unidades em 2020, segundo aponta o relatório “Worldwide Quarterly Smart Home Device Tracker” da IDC, que prevê também ultrapassar a marca de 1,4 bilhão em 2025. O estudo sinaliza que os novos hábitos dos consumidores com a pandemia proporcionaram uma mudança de prioridades de gastos. As despesas com lazer fora de casa, como comer fora, viagens e cinemas, por exemplo, vêm perdendo espaço para outros hábitos que proporcionam mais conforto com o entretenimento em casa e, para isso, o investimento em dispositivos inteligentes é necessário. Segundo o relatório, os dispositivos mais comercializados até 2025 serão respectivamente: os de entretenimento por vídeo, com 27,6% e os dispositivos de segurança, como câmeras e travas inteligentes, com 21,2% das remessas.
  • Estudo realizado pela Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC) prevê crescimento nas vendas de consórcio de veículos pesados em 2021 em 15%. Segundo o levantamento, o isolamento social proporcionou novos hábitos dos consumidores que passaram a colocar em prática os planejamentos, pesquisas e simulações, fatores relevantes por optarem por compras via consórcio. Já a aquisição de caminhões e implementos foi estimulada pelo agronegócio, que conta com a projeção recorde da safra 2020/2021, com 268,9 milhões de toneladas de grãos.

Novos Desafios

  • Olavo Savoia Lima é o novo Diretor de Operações da Nuveto.
  • Kazutosi Takata é o novo diretor executivo de Tecnologia da ICTS Protiviti

Dados Impressionantes

  • Segundo os dados da Nuvemshop, plataforma digital que atende quase 80 mil lojas online na América Latina, no primeiro trimestre, as pequenas e médias empresas aumentaram em 225% o seu faturamento com as vendas online, em comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, movimentaram mais de R$ 462 milhões, contra os R$ 142 milhões calculados até março de 2020. Outro dado relevante é o crescimento de 244% no volume de pedidos registrados no período, que saltou de 620 mil no primeiro trimestre de 2020 para 2 milhões em 2021. Os segmentos que mais faturaram com o e-commerce entre janeiro e março deste ano foram: Moda (R$ 134 milhões), Acessórios (R$ 32 milhões) e Saúde & Beleza (R$ 26 milhões).
  • O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou uma linha de crédito de US$ 1 bilhão para digitalizar serviços no país. O Ministério da Economia prevê um retorno de R$ 18,00 para cada R$ 1,00 investido na área. Este ganho está associado ao fato do governo reduzir o custo de operação e pelos usuários otimizarem tempo e dinheiro ao acessarem os serviços pela internet. Os recursos poderão ser aplicados em iniciativas de infraestrutura digital, economia digital, serviços digitais de governos e fatores habilitadores (que incluem alfabetização digital, formação de pessoal e soluções de segurança). De acordo com o BID, essa ação ajudará o Brasil a reduzir o gargalo que existe hoje em infraestrutura de conectividade e poderá contribuir também para o crescimento do PIB em 6,53%, aumento da produtividade de 5,36% e para a criação de quase 3 milhões de empregos diretos.
  • De acordo com os dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil, o país exportou no primeiro trimestre, 11,015 milhões de sacas, um crescimento de 10,4% na comparação com o mesmo período de 2020. A receita neste período foi de US$ 1,43 bilhão, um aumento de 6,1% no período. Os Estados Unidos lideram o ranking de compradores do produto, com 2,077 milhões de sacas, seguidos da Alemanha, com 1,970 milhão de sacas; Itália, com 866 mil sacas; Bélgica, com 813 mil sacas e Japão, com 594 mil sacas.Segundo o estudo, o desempenho das exportações é consequência da safra recorde produzida pelo Brasil em 2020. E seguindo os dados da Bolsa de Nova York, o país responde por quase metade do volume comercializado no mundo.

Agenda

Apuração em Março, Abril e Maio – Simples Nacional: prorrogado prazo para pagamento dos Tributos Federais, Estaduais e Municipais.

  • O período de apuração março de 2021, com vencimento original em 20 de abril de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de julho de 2021 e 20 de agosto de 2021.
  • O período de apuração abril de 2021, com vencimento original em 20 de maio de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 20 de setembro de 2021 e 20 de outubro de 2021.
  • O período de apuração maio de 2021, com vencimento original em 21 de junho de 2021, poderá ser pago em duas quotas iguais, com vencimento em 22 de novembro de 2021 e 20 de dezembro de 2021.

Informações: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2021/marco/prorrogado-prazo-para-pagamento-dos-tributos-federais-estaduais-e-municipais-no-ambito-do-simples-nacional

Entrevista

Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.

Segue a entrevista de Milenna Farias.

PME NEWS – O que significa VENDER para você?

Milenna Farias – Para mim é um prazer falar sobre isso, pois eu sou apaixonada pela área de vendas.

Acredito que são as vendas que movimentam o mundo e elas são, ou deveriam ser, o objetivo principal de qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento e ouso dizer que empresas que não pensam assim correm sérios riscos de sucumbir.

Para mim, vender é transmitir confiança, é comunicar eficazmente e criar valor para o cliente. É contribuir e facilitar a vida dele e co-criar soluções.

Os bons vendedores, além da confiança, geram credibilidade, transmitem lealdade, ajudam na solução de problemas, cativam e encantam os clientes.

PME NEWS – Qual o primeiro passo para se fazer uma boa venda?

Milenna Farias – Conhecer o Cliente Ideal é o primeiro passo para iniciar um processo de vendas. Saber que nós não iremos conseguir vender para todos os prospects porque simplesmente alguns deles não têm o perfil para o nosso produto ou serviço. Ao fazer as perguntas de qualificações corretas, economiza-se tempo de ambos, além de permitir avaliar quais deles têm maior probabilidade de serem fidelizados por conseguirmos atender às suas necessidades.

Essa primeira abordagem é fundamental, pois permite conhecer em detalhes as demandas e até as suas dores reais e assim levantar os argumentos corretos para atendê-los de forma eficiente.

PME NEWS – O que você faz para conhecer melhor o seu cliente?

Milenna Farias – Após identificar o Cliente Ideal, o entendimento da sua persona, como seus hábitos de consumo e do mercado em que atua, será possível personalizar os serviços e argumentos mais adequados a ela, proporcionando, assim, maiores chances de se obter sucesso.

Cada vez mais os produtos estão virando commodities, tendo em vista que a concorrência que antes era apenas segmentada territorialmente, hoje é globalizada. Além disso, o foco hoje não está apenas no produto ou no serviço e sim no cliente. Ele, “o cliente”, é o centro das atenções.

O desafio de desenvolver um relacionamento de longo prazo com o cliente é a meta a ser perseguida pelas organizações de uma maneira geral, seja em negociações B2B (entre empresas) ou B2C (com o consumidor final).

PME NEWS – Em uma negociação, o resultado deve ser bom para os dois lados. Que fatores contribuem para esse equilíbrio?

Milenna Farias – Sempre tive em mente a política do ganha-ganha, ou seja, os dois lados estão em uma negociação para em conjunto encontrarem uma solução, e esta deve ser boa para ambas as partes. Chegar a uma alternativa que atenda às preocupações, necessidades e aos anseios de todos é o principal objetivo de uma negociação, além de construir uma base para uma colaboração e novos negócios no futuro, pois é menos estressante e gera empatia e confiança.

O conceito do BATNA (Melhor Alternativa a Negociação de um Acordo), que aprendi nos tempos de MBA em gestão empresarial, ajuda-me bastante nas minhas ações comerciais.

Determinar limites é importante, definir até quando podemos conceder nos pedidos dos clientes. O acordo entre esses interesses pode definir se a negociação será boa ou ruim, não apenas cada interesse de forma isolada. A negociação deve ser saudável do ponto de vista financeiro ou de negócios para a empresa. E se não for, determinará a hora certa de declinar da mesma.

PME NEWS – Em boa parte das empresas, inclusive nas de pequeno porte, o mês começa com a balança mais pesada para as despesas. Como reverter esse quadro?

Milenna Farias – Muitas organizações se desdobram em atingir metas, conquistar novos mercados e informatizar processos internos e isso só será possível se todos na organização também entenderem essa máxima.

A integração entre os setores é primordial. Os colaboradores da organização, os “Clientes Internos”, devem trabalhar em conjunto para alcançarem os objetivos da empresa. É como uma engrenagem de uma máquina.

A empresa deve lembrar sempre que os clientes internos são os responsáveis pela conquista e fidelização dos clientes externos e estes devem receber treinamentos constantes e serem motivados a buscar a excelência nos serviços prestados.

PME NEWS – A tecnologia já apoia e promove de um tempo para cá mudanças nos processos de vendas e com a pandemia acelerou. Como você enxerga esse cenário?

Milenna Farias – Estamos diante da era da informação, na 4ª revolução industrial, em que todos estão conectados. Os consumidores conseguem em poucos cliques ter acesso a detalhes de produtos e serviços. E dependendo da solução, em poucos minutos, definem a melhor opção de pagamento e tiram dúvidas técnicas online antes de tomarem as decisões de compra. Quanto a retirada do produto, pode ser na loja mais próxima ou ser entregue no conforto e segurança de casa, especialmente agora com essa crise sanitária que nos obriga ao modelo home office e que elevou as compras via e-commerce.

Por falar em comércio eletrônico, ele remete muitas empresas a melhorarem as atenções quanto ao alto grau de satisfação do cliente. Caso contrário perde-se credibilidade e a imagem da empresa fica comprometida.

Outro ponto importante é que a pandemia alterou a forma de se fazer negócios em muitas áreas. A transformação digital está no auge. Os profissionais lidam cada vez mais com números, novas tecnologias, automatização de processos, redes sociais e dados.

Importante salientar que essa nova realidade exige que os profissionais possuam habilidades como fluência digital, autonomia, foco na experiência do cliente, capacidade de identificar tendências e atenção à segurança, especialmente com a LGPD em vigor, concessões de dados e, obviamente, um bom relacionamento interpessoal.

PME NEWS – O que é mais difícil, conquistar novos clientes ou manter os já existentes?

Milenna Farias – Muitas empresas ainda se preocupam menos com a retenção dos clientes já existentes e/ou na recuperação dos antigos clientes do que na obtenção dos novos clientes. Talvez porque algumas dessas organizações ou não imaginam ou não levam em consideração o custo operacional envolvido na conquista de novos clientes em comparação com a manutenção dos clientes da base e com a ampliação do seu market-share.

É vital para a manutenção e lucratividade da empresa, investir em um bom atendimento aos seus clientes, buscando sempre a fidelização, pois os clientes satisfeitos compram mais e o custo operacional para a empresa é menor à medida que o volume de vendas e repetição de compras desses clientes aumenta.

Não custa lembrar aqui a famosa frase do pai do Marketing, Philip Kotler, “conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais caro do que manter os já existentes”.

PME NEWS – Qual é a principal etapa do processo de vendas?

Milenna Farias – Todas as etapas de vendas são essenciais.

Especialmente para vendas B2B, o pipeline de vendas é dividido em 7 passos:

Prospecção: a primeira etapa do processo de vendas é criar uma lista de clientes potenciais.

Qualificação: primeira sondagem para identificar os prospects ideais.

Primeira oferta: apresentar o problema que o seu produto ou serviço pode resolver.

Follow-up: contato constante e aqui pode ser utilizado o fluxo de cadência.

Negociação: condições, prazos, preços e outros detalhes.

Fechamento: formalização do acordo.

Pós-vendas e fidelização: etapa de vendas às vezes negligenciada, mas é aqui que acontece a recompra, a indicação da empresa para outros clientes e as provas sociais  consolidam-se. Aqui o objetivo é retroalimentar o fluxo comercial, aumentando a receita da empresa.

Obviamente, dependendo do contexto, algumas etapas podem ser encurtadas, o que facilita o fechamento.

PME NEWS – Que dica você dá para os profissionais que estão ingressando na área comercial?

Milenna Farias – Ninguém nasce vendedor. Assim como o médico, engenheiro e advogado, o vendedor precisa  dedicar-se e estudar bastante.

Ele precisa ter sempre o foco no cliente. Considerar o seu ponto de vista, o que ele pensa, o que ele busca, o que ele sente, o quanto ele pode pagar, de onde ele vem e para onde ele vai. Isso ajudará a corrigir erros, ter metas com um diagnóstico eficaz e resultados eficientes em todo o processo comercial.

E sempre é bom lembrar que: pessoas compram de pessoas. Pessoas se conectam a pessoas. Uma boa pergunta a se fazer é: por que meu cliente compraria de mim?

 

Pense Nisso

“Pessoas se conectam a pessoas. Uma boa pergunta a se fazer é: por que meu cliente compraria de mim?”.

Milenna Farias

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