Esta coluna é destinada a entrevistas com especialistas, gestores, executivos e empresários de destaque.
Segue a entrevista do professor Jeferson Dantas.
PME NEWS – Quais são as atenções dadas na sala de aula à língua portuguesa aos alunos de hoje visando torna-los bons profissionais do futuro?
Jeferson Dantas – A Língua Portuguesa é a língua materna do Brasil, logo, evidentemente, o trabalho a ser feito com ela deve ser bem elaborado. Trazer aos alunos as possíveis variedades linguísticas e tentar fazê-los entender o quão precioso é saber usá-las nos mais diversos contextos é imprescindível ao ensino. Deve-se atentar sempre para o ato comunicativo com clareza, com bom e diversificado vocabulário e obedecendo aos preceitos gramaticais estipulados para o uso da língua.
PME NEWS – Qual a importância do idioma português para o mercado de trabalho?
Jeferson Dantas – Como dito anteriormente, é fundamental que o jovem ao inserir-se no mercado de trabalho tenha um domínio eficaz e eficiente da língua. Ser claro e evitar redundância pouparão tempo, trabalho e contribuirão para a fluidez do trabalho. Além disso, qualquer ambiente de trabalho verá sempre com bons olhos aquele que utiliza a sua própria língua de uma maneira lúcida e obedecendo aos aspectos gramaticais estabelecidos para o seu uso.
PME NEWS – Qual o impacto das redes sociais na língua portuguesa?
Jeferson Dantas – Muitos consideram as redes sociais como terra sem lei, ou seja, escreve-se o que quiser e como quiser. Isso é lamentável, pois empobrece o seu pensamento e o próprio uso da língua. Não acredito que as pessoas escrevam mal devido ao acesso constante às redes sociais, ainda que ali seja um universo mais informal, na maioria das vezes. Aliás, acho até que as pessoas escrevem mais devido ao acesso a essas redes. No entanto, escrever mais não quer dizer escrever bem.
PME NEWS – Por que o emprego do idioma estrangeiro nas empresas para o aperfeiçoamento do nosso idioma entre os profissionais?
Jeferson Dantas – Na verdade, em empresas multinacionais o segundo idioma é condição “sine qua non” para conquistar uma vaga e garantir o emprego. Entretanto, muitos setores já perceberam o quanto as pessoas preparam-se para a língua estrangeira, mas ficam a desejar na sua língua nativa. Dessa forma, acaba havendo uma “pressão” (de grandes empresas) para que os candidatos a emprego e os já empregados valorizem o seu idioma pátrio a fim de melhorar a comunicação dentro do trabalho e causar uma boa impressão no mundo corporativo e empresarial acerca daquela empresa. E isso é muito bom e altamente justificável.
PME NEWS – Muitas palavras em inglês e expressões de origem tecnológica ingressaram no Vocabulário Ortográfico da língua portuguesa em 1998. Com a pandemia, novas palavras e termos vêm se tornando correntes em nosso vocabulário. Esse fato contribui ou compromete à comunicação corporativa?
Jeferson Dantas – O anglicismo sempre esteve presente em nosso uso cotidiano e nunca trouxe grandes transtornos para a comunicação de um modo geral. Palavras como “mouse”, “on-line”, “off-line” foram surgindo e sendo inseridas em nossas falas e escritas e, aos poucos, foram sendo incorporadas naturalmente. E hoje, com a pandemia, termos como “lockdown” foram sendo usados e inseridos ao nosso cotidiano. Mesmo que nem sempre haja um entendimento literal dos termos, as situações de uso que o envolvem normalmente sugerem o sentido. Além disso, a propagação na e pela mídia contribui para essa incorporação. O importante é saber dosar e não exagerar nos termos estrangeiros, pois eles podem conviver harmoniosamente com a língua portuguesa.
PME NEWS – Que áreas do mercado de trabalho exigem o bom emprego do idioma português?
Jeferson Dantas – Sinceramente, acredito que todas as áreas deveriam atentar-se para o bom emprego do seu idioma, pois isso eleva a pessoa profissionalmente, além de enaltecer a imagem da empresa. No entanto, sem dúvida, existem algumas áreas que trabalham diretamente com o uso da língua portuguesa, como profissionais do direito, profissionais do magistério, jornalistas e comunicadores de um modo geral. O mais importante é o profissional entender o quão necessário será o uso da língua em seu cotidiano a fim de transformar a si e aos que estão a sua volta. Valorizar a língua ajuda a valorizar a sua própria área de atuação e o seu país.
PME NEWS – O português é um das línguas mais faladas no mundo e a quinta mais usada pelos internautas. Que fatores podem contribuir para o nosso idioma estar no topo do ranking?
Jeferson Dantas – Inicialmente, há de se verificar que as línguas mais faladas no mundo passam por fatores populacionais e econômicos (ou de interesse profissional, diríamos assim). Por isso, o inglês e o chinês são as mais faladas. A língua dos americanos indica o quão dela as pessoas necessitam, seja para o trabalho, para o estudo ou para o lazer. Já o mandarim da China apoia-se no quantitativo populacional e, também, no poder econômico deste país. Logo, para a Língua Portuguesa alçar voos além de suas fronteiras deveria emergir-se da importância econômica dos países falantes pelo mundo e de uma própria valorização em seus países de origem. E, obviamente, do crescimento populacional em suas próprias fronteiras. E o Brasil, nos quesitos econômico e crescimento populacional, tem tudo para contribuir com a expansão de nossa língua nacional. E nas redes os próprios rankings apontam o crescimento vertiginoso de brasileiros utilizando a internet, logo a língua portuguesa passa a ser mais usada. Sem dúvida, mais importante do que estar no topo do ranking das mais faladas ou usadas é valorizá-la.