Você está deixando para depois o que poderia ser feito agora? Se a resposta for sim, reavalie. Esse ato é conhecido como procrastinação, você não é o único e muitas pessoas também têm esse hábito. O momento requer uma reflexão, principalmente nos dias de hoje em que convivemos com essa pausa forçada e remete-nos a pensar em várias coisas, dentro e fora do cenário do coronavírus. Mas não basta pensar, precisamos agir. Cito algumas dicas para sairmos da inércia, nos seguintes pontos:
Saúde:
A academia fechou, e agora?
Muitos profissionais estão oferecendo treinamentos e orientações online, caso você já esteja habituado com a sua série na academia, converse com o seu professor para orientá-lo a praticar em casa uma série especial nesse período. Os fisioterapeutas também orientam as pessoas pela internet com exercícios para a respiração, importante para todas as idades, principalmente para os idosos.
Profissional:
Aproveite o momento para se reciclar. Algumas universidades estão oferecendo cursos online gratuitos. Busque também o apoio de consultores, mentores e coaches, eles são importantíssimos nessas horas.
As entrevistas, artigos e matérias que você deixou para ver e ler depois, aproveite e coloque em dia agora.
Negócios:
Vejo algumas matérias sugerindo esperar a tempestade acabar para se tomar uma ação depois. Lembre-se que a calmaria vem depois da tempestade, mas para isso, você precisa se preparar para agir na hora certa. Caso contrário, ao invés da calmaria, você terá que enfrentar um furacão. Programe-se agora, para seguir em frente quando essa fase acabar.
Há, porém, casos de empresas que já foram muito afetadas, já sinalizando o alto risco para a continuidade do negócio. Situação difícil e delicada, mas que poderá promover a mudança para outro tipo de atividade. E nesse caso é fundamental contar com o apoio de profissionais e empresas especializadas.
Espiritualidade:
Caso você tenha alguma fé ou religião e não tinha o hábito de rezar ou meditar, aproveite o momento e faça disso uma rotina. É importante para ter a paz interior que você precisa, inclusive nas tomadas de decisões.
Pense nisso: “Não deixe para amanhã o que já deveria ter sido feito ontem”.