A projeção da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para este ano é de um crescimento do faturamento do sistema de franchising entre 10% e 11%. E o setor de alimentação deverá se destacar. Um segmento que contribui para esse crescimento é o de serviços, chamado de Food Services, que abrange uma rede de negócios ampla, como bares, restaurantes, fornecedores de alimentos e bebidas, operadores logísticos, dentre outros.
Segundo a 11ª Pesquisa Setorial ABF Food Service, divulgada pela ABF no ano passado, o segmento registrou um crescimento de 5,5% em seu faturamento. De acordo com o estudo, os aplicativos delivery contribuiram de forma direta para esse resultado, sendo utilizados por 55,4% das marcas participantes do levantamento.
Especialistas apontam alguns fatores importantes para o crescimento do setor alimentício e de Food Service nos últimos anos:
- Aumento da renda familiar, com a inclusão da mulher na população economicamente ativa, limitando seu tempo no preparo da comida, estimulando a realizarem mais vezes as refeições fora de casa.
- Aumento do número de solteiros, morando sozinhos, ocasionando maior demanda de consumo de produtos prontos e entregues via delivery.
- Tempo de deslocamento nos centros urbanos, impedindo as pessoas de se alimentarem em casa.
- Novas opções de negócios, impulsionadas pelas demissões dos últimos meses, resultando em abertura de novas frentes. O Food truck é um bom exemplo.
- Expansão dos Shopping Centers no interior do Brasil.
- Alimentação Saudável – O mercado vem diversificando o cardápio para atender uma grande demanda nesse setor, com destaque para alimentos vegetarianos, integral e orgânicos.
Pense Nisso: Para quem pensa empreender no setor de alimentação, apesar da alta concorrência, a oportunidade é “ilimitada”. Lembre-se que a população mundial já ultrapassa 7 bilhões de pessoas.