Entrevista concedida pelo Diretor da DinsmoreCompass Consulting Company, Paul Dinsmore, ao PME NEWS, edição de Dezembro de 2015 – Tema: “O Gerenciamento de Projetos nas PMEs”.
PME NEWS – Qual a importância do gerenciamento de projetos nas pequenas e médias empresas?
Paul Dinsmore – A importância é enorme. Fazer projetos que atendam a qualidade, prazo e orçamento exigidos é a proposta de gerenciamento de projetos (GP). Logo, para a PME, o uso dos princípios e as ferramentas de GP trazem enormes vantagens, já que garante a entrega eficaz do projeto e evita re-trabalho ao longo da sua implantação.
PME NEWS – Como desenvolver projetos de sucesso com baixo investimento nas pequenas empresas?
Paul Dinsmore – No momento econômico atual de recursos escassos, o mais importante é resolver a real importância de se fazer ou não o projeto. É preciso avaliar qual a melhor decisão a tomar para cada projeto, isto é: continuar sem ajustes, reduzir, adiar ou abortar.
PME NEWS – Quais são as áreas que geram mais demandas em gestão de projetos?
Paul Dinsmore – Engenharia e TI são áreas clássicas de GP. No entanto, marketing, recursos humanos e melhoria de processos são áreas em que a GP pode ajudar substancialmente. Qualquer iniciativa, cujo escopo contenha componentes de prazo, custo e qualidade, poderá obter resultados mais eficazes com a aplicação de GP.
PME NEWS – A terceirização contribui ou compromete para a execução de um projeto?
Paul Dinsmore – Depende. A contratação do serviço de gerenciamento de projetos pode ser uma solução eficaz, especialmente quando a necessidade de gerir é passageira. Por outro lado, se há demanda permanente de implementar novos projetos, a indicação de um profissional interno pode ser uma solução. Tal pessoa pode agir como PMO (Project Management Office) ou Escritório de Projetos e dar apoio aos diversos projetos em andamento.
PME NEWS – O Gerente de Projetos é uma profissão regulamentada?
Paul Dinsmore – A profissão de Gerente de Projetos não é regulamentada pelo governo brasileiro. Existem sim algumas normas da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, que propõem critérios e boas práticas de gerenciamento de projetos. Existem por outro lado entidades internacionais que oferecem certificações profissionais. O PMI, Project Management Institute, com sede nos EUA, tem diversos níveis de certificação, inclusive o mais procurado no Brasil, o PMP, Project Management Profissional. O IPMA, International Project Management Association, com sede na Suíça, também certifica profissionais de projetos. Ambas as entidades atuam no Brasil.
PME NEWS – Cases de Benchmarking servem de inspiração na gerência de projetos, a exemplo do Rock in Rio, Escolas de Samba, dentre outros. Como é possível fazer um “downsizing”, sem utopia e adaptá-los ao cenário das pequenas empresas?
Paul Dinsmore – Alguns projetos não adiáveis como os exemplos citados, têm características peculiares que facilitam seu gerenciamento. São projetos de alta prioridade, grande visibilidade e uma vontade compartilhada para o sucesso envolvendo investimentos e recursos vultosos.
Projetos em empresas menores exigem abordagens mais humildes e coerentes com os recursos disponíveis para sua implantação. Foco em planejamento e controle do escopo, prazo e qualidade é que garantirão o sucesso desses projetos, desde que sejam liderados com o devido senso de objetividade e urgência.
Porém, os megaprojetos citados podem agregar valor para Pequenas e Médias Empresas, como: criar visibilidade, e vontade compartilhada dos diversos stakeholders (partes interessadas) do projeto. Esta energia característica de mega empreendimentos, quando aplicada aos projetos menores, aumenta a motivação das equipes envolvidas e impulsiona o projeto para uma implantação eficaz.
PME NEWS – Como os conceitos de gestão de projetos podem ser aplicados no dia a dia das pessoas?
Paul Dinsmore – Os princípios de gestão de projetos podem ser aplicados no dia a dia das pessoas.
Afinal, tudo que tem um início, um objetivo e o prazo para ser implementado é candidato para ser gerenciado via GP. O uso de ferramentas como Estrutura Analítica e Cronograma aumenta a probabilidade de projetos serem gerenciados com sucesso.