O sonho da totalidade dos empresários é prosperar, crescer o negócio e ser bem-sucedido em sua proposta. Só que este sonho se materializa com alguns pesos extras na organização.
Quem ainda não ouviu a reclamação de um proprietário ou sócio que tudo depende dele, que precisa sair da operação e ir para a estratégia. Então deixa eu te falar um outro lado desta fala. A empresa está perdendo tração e dinheiro. Existe um gatilho de crescimento que pede a profissionalização.
Estruturar os processos, ter uma visão clara da gestão financeira da empresa e introduzir KPI´s é um passo para que um líder possa dirigir a empresa. É o esqueleto que mantém a organização em pé. Na sequência há que se pensar nos cargos e escopo de cada colaborador. Fazendo estes dois movimentos o empresário tem o que, quem, quando e onde a empresa chegou, numa visão do macro para o micro, sem se perder nos detalhes da operação do dia a dia. É o nascedouro da governança, que sou fã inconteste.
Mas e quando falta gestão, falta governança, e ainda se depara com várias dificuldades no negócio?
Costumamos dizer que o Brasil não é para amadores…. Além da nossa já (mal) falada carga tributária, desde 2020 passamos por 2 ciclos de restrição pela pandemia que impactou negativamente a maioria dos negócios, principalmente aos que não reagiram, ou demoraram para reagir, se adaptar e até mesmo se reinventar.
Em seguida altas constantes na taxa de juros que inviabilizou investimentos nos negócios e tornou proibitivo as linhas de crédito, mesmo as já tomadas, e por falar em credito quem são sentiu uma grande redução no consumo de produtos e serviços, e em todos os mercados (tanto B2C como no B2B).
Em 2023 tivemos mudança de Governo, e como geralmente acontece nesses casos, tivemos mais 6 meses de letargia, todos aguardando algo acontecer. E na verdade só vimos todos com o pé no freio dos negócios. Paralisia geral!
Não preciso listar aqui a quantidade de empresas, principalmente do varejo, e de todos os tamanhos, que altamente prejudicadas, com seus resultados negativos, caixa sangrando e altamente endividada se valeram dos recursos da Recuperação Extrajudicial (REJ) e mesmo da Recuperação Judicial (RJ), mecanismo “mais” conhecido.
E agora? Minha empresa está em RECUPERAÇÃO, Judicial ou Extrajudicial, e o mercado olha para mim como se estivéssemos com algo contagioso, nocivo, uma empresa com radiação nuclear.
As pessoas têm medo de interagirem. Menos acesso a crédito, insegurança da clientela, fuga de talentos entre outros percalços acontecem na vida de uma organização em RJ.
LEDO ENGANO de entendimento e posicionamento
A RJ ou a REJ, é um processo que permite a empresa a se recuperar de um estado de pré-falência, de forma “protegida”, voltando às suas bases de competitividade. Um conjunto de benefícios e de ajuda diretiva é oferecido para que dentro de um prazo determinado a empresa ultrapasse a crise. Ninguém tem interesse que uma empresa feche as portas, não é mesmo?
Eu já passei por algumas REJs E RJs e posso dar o testemunho que existe vida após uma Recuperação Judicial. E por isso quero dividir com você o que penso serem algumas dicas poderosas para iniciar e finalizar bem este processo:
1- Tenha um coordenador geral para esse processo, com uma equipe multidisciplinar, sênior e focada;
2- Mantenha demais equipes, fora do grupo de trabalho, focada no negócio;
3- Promova o engajamento e motivação das equipes;
4- Escolha uma excelente equipe de assessoramento financeiro e estratégico, com pessoas experientes no tipo de crise que você vive;
5- Como o próprio nome diz, assessoria jurídica experiente, comprometida e presente;
6- Um bom plano de negócio dará segurança aos credores;
7- Transparência, responsabilidade e respeito com demissões, cortes necessários, renegociações e comunicados internos e externos;
8 – As negociações prévias com os agentes envolvidos, e o uso da mediação, são importantíssimas.
Nós da GC Experts somos especialistas no “Red Flag” e no “RJ Suport” que mobiliza o processo de Recuperação Judicial ou Extrajudicial. Não hesite em visitar nosso site e em conversar conosco!
Aproveite e além de conhecer nossos produtos, saiba mais de nossa metodologia APCC e forma de atuação 4Cs.
GC Experts www.gcexperts.com.br