Toda ação corporativa tem como objetivo atender o seu público-alvo – o cliente! Seja ele externo ou interno. Seja B2B (Negócios entre empresas) ou B2C (Negócios entre a empresa e o consumidor final). As ações envolvem praticamente todos os setores, as estratégias são atribuídas em geral ao Marketing e Comercial, direcionadas para captação de novos clientes, recuperação dos clientes inativos e fidelização dos clientes ativos. Para clientes internos, o RH tem papel fundamental com foco na retenção de seus colaboradores.
O apoio da tecnologia é importante nesse processo. Com o advento da internet, as informações do perfil e hábitos do público-alvo estão mais acessíveis, potencializando o sucesso nos resultados estratégicos em alcançá-los.
As empresas lançam novos produtos e serviços para aumentar as vendas no cliente ativo e analisam de perto cada passo do mercado e buscam inovar sempre para atender novos públicos.
Cito alguns públicos que podem estar em seu radar:
.B2B:
– MEI, Micro e Pequenas Empresas:
Um estudo divulgado em Outubro do ano passado pelo Sebrae prevê a criação de 1,5 milhão de novas empresas para 2019 (considerando os microempreendedores individuais, as micro e as pequenas empresas). Atualmente, a grande maioria das empresas brasileiras (98,5%) está nesse segmento. A pesquisa destacou que em 2017, dos 1,4 milhão de brasileiros que conquistaram o primeiro emprego, 755 mil (55%) usaram as micro e pequenas empresas como porta de entrada.
. B2C:
– Terceira Idade:
Só nos Estados Unidos, a chamada indústria da longevidade movimenta US$ 7,1 trilhões, com potencial de se chegar a US$ 15 trilhões em 2020. No Brasil um levantamento realizado em 2017 pelo Instituto Ipsos, com 18 mil pessoas de mais de 18 anos em nove regiões metropolitanas do país, identificou que o país possui mais de 30 milhões de idosos (pessoas acima de 60 anos) e esse público vem se adaptando bem à internet e se transformando em um alvo potencial como consumidores on-line. O estudo aponta que em cada dez idosos, três trabalham, seis têm conta bancária e oito estão conectados à internet. Eles movimentaram em média R$ 587,00 em compras digitais no ano passado, 28% acima da média.
– Single:
A palavra Single está associada à pessoa solteira. Mas, no mercado dos negócios, o consumidor single tem o perfil de uma pessoa que mora sozinha, seja ela solteira, viúva, divorciada e, acredite, até casada.
O mercado está superaquecido e não é para menos, pois mais de 8 milhões de brasileiros (equivalente à população da Suíça) moram sozinhos e movimentam quase R$ 104 bilhões por ano. Os dados são do Instituto de pesquisa Locomotiva.
– Geração Z: Nascidos entre 1995 e 2010,
Hoje com cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo, a geração Z, representa 27% da população mundial, as empresas estão atentas e já lançam campanhas de marketing para atender esse público-alvo. Os “Zs” nasceram no universo digital e com acesso muito rápido à informação. Eles são exigentes e preocupados com produtos e serviços sustentáveis e com causas sociais.