Não precisa ser um especialista para diagnosticar que as causas externas contribuem em grande parte para o desequilíbrio dos negócios corporativos. Empresas com boas práticas e políticas bem definidas direcionadas ao bom clima organizacional, conseguem amortecer os impactos negativos e até reverter com melhorias o desempenho. E um forte aliado nesse processo é a Comunicação Corporativa, especificamente a Comunicação Interna.
Seguem algumas dicas do bom uso da Comunicação Interna que ajudam a transformar o ambiente de trabalho em um ambiente de resultados:
Escuta Eficaz
Para que não ocorra o problema do “telefone sem fio” é preciso que a informação seja compreendida 100% e repassada, para isso deve-se checar o entendimento sempre! É preciso entender a solicitação com clareza para atender com eficiência.
Padronização
As empresas devem padronizar o processo de comunicação interna. Evitando assim, que cada colaborador crie sua própria rotina de comunicação, ou você prefere trabalhar em uma “Torre de Babel Corporativa”?
Panelinhas
As formações de grupos, em alguns casos com opiniões contrárias a ideologia da empresa, alimentam uma comunicação paralela, conhecida como “Corredor Press”, com fofocas e boatos que comprometem o bom clima organizacional. A transparência da comunicação corporativa minimizam as “panelinhas”.
Feedback
A crítica, elogio, orientação, são exemplos de feedbacks que devem ser passados ao colaborador de forma direta, sendo um forte aliado na comunicação interna, contribuindo não apenas para o seu crescimento profissional, como para a produtividade corporativa.
Um bom exemplo é o “Feedback 360 graus”, um método de avaliação de desempenho, onde o colaborador avalia e também recebe feedback de seus pares, superior e subordinados.
Brainstorming
É uma técnica usada para estimular a criatividade e geração de ideias. Nas reuniões de brainstorming, cada colaborador fala abertamente o que pensa, sem censura é literalmente a liberdade de expressão corporativa colocada em prática. Apesar do formato democrático da exposição das ideias, a sua aplicação deve ser muito bem planejada, para não desviar o foco do seu propósito.
Tecnologia
Uso da tecnologia, se aplicada de forma correta, é estratégica para uma comunicação eficiente e de baixo custo. O WhatsApp, que para alguns é considerado desvio de atenção no trabalho, para outros são homologados como ferramenta padrão de comunicação, a exemplo da Justiça Brasileira que utiliza o aplicativo para agilizar a consulta processual.
Desde a crise de 2008, boa parte das mídias impressas migrou para o formato digital, inspirando a comunicação corporativa a incrementar a Intranet de forma mais interativa. Deixando de ser um simples painel informativo, proporcionando os colaboradores a criarem o conteúdo próprio, estimulando a inovação, transformando o canal de comunicação corporativo em via de mão dupla, colaborador-empresa.
As empresas de tecnologia também estão atentas e lançam soluções voltadas à colaboração, desde as já tradicionais que integram módulos ao software de gestão corporativo (ERP), as mais recentes, plataformas que conectam soluções próprias, a exemplo do Google e da Microsoft, facilitando a comunicação corporativa.